Veja dicas de como adaptar as roupas do dia a dia para criar looks criativos, coloridos e sustentáveis
O carnaval já está aí, levando milhões de foliões para as ruas de todo Brasil e, com essa febre dos bloquinhos, surge a dúvida: como se destacar entre a multidão sem precisar investir em fantasias descartáveis que logo vão para o lixo? A resposta é simples: criar uma fantasia hype com roupas e itens que já tem em casa ou que também farão parte do guarda-roupa diário.
A tendência do faça você mesmo (DIY) com itens e looks sustentáveis é uma ótima alternativa para quem busca criatividade e economia gerando o mínimo de impacto possível ao meio-ambiente.
“Alguns materiais são incríveis para personalizar looks de forma criativa. Com fitas dupla face, por exemplo, é possível fixar plumas, lantejoulas (podem ser de papel) e tecidos sem alterar as peças. Outros tecidos como tule, rendas ou franjas de cetim podem ser usados para sobreposições ou detalhes na barra e mangas. Elásticos coloridos e fitas de cetim também podem ser usados para ajustar as peças em diferentes modelagens como um cropped ou um modelo assimétrico”, afirma Audrei Russo, Diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee.
Confira ideias práticas para criar uma fantasia sustentável de carnaval que depois continuará a fazer parte do guarda-roupa:
Camadas e sobreposições: Explore o armário. Lá existe uma infinidade de combinações que ainda precisam ser descobertas. Um short jeans com top ou biquíni e um kimono largo bem colorido em sobreposição já funcionam. Ou você pode complementar a sua produção carnavalesca com uma blusa transparente com brilho por cima da camiseta. A dica serve para os homens também. Uma camisa florida sobre uma camiseta básica e uma bermuda de sarja já transformam o visual.


Tie-dye colorido: Use tinta para tecido e elásticos para criar um efeito tie-dye nas camisetas básicas. Escolha cores vibrantes como azul, rosa e amarelo para dar um toque carnavalesco. O resultado é uma peça cheia de vida que pode ser usada em qualquer ocasião, inclusive depois do Carnaval.
Amarrações e nós: Já ouviu falar em cropped falso? Amarre a camiseta na lateral ou na frente para um efeito mais ajustado, sem precisar cortá-la. Você pode ainda fazer amarrações com uma terceira peça, como blusões ou lenços.

Use e abuse dos acessórios: Um dos melhores truques de styling para a data são os acessórios. Meias arrastão ou super coloridas, tiaras, lenços, leques, cintos de correntes, acessórios para a cabeça, pochetes brilhantes, brincos e colares grandes e coloridos ajudam a transformar qualquer visual.
Crochê e macramê: Peças e acessórios em crochê continuam sendo uma forte tendência. Para adicionar um toque de elegância artesanal e ainda manter seu celular seguro, a dica é usar o porta-celular de crochê da Malwee. Ele é leve e prático, sem falar que é feito de forma sustentável com malha produzida com o “Fio do Futuro”, composto por 85% de fibras diversas (roupas usadas desfibradas) e 15% poliéster.


“Com um pouco de imaginação e habilidade é possível transformar roupas e materiais que já temos em casa em fantasias incríveis. E o melhor de tudo: sem cortar ou alterar permanentemente a peça. Depois do Carnaval podemos devolver essas roupas ao seu estado original e usá-las no dia a dia. É uma forma de criar, se divertir e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo”, finaliza Audrei Russo.















