Há algumas edições, a Feira da Sé – que é uma realização do Instituto ACM com apoio do jornal Correio e da Rede Bahia – integra a programação do Afro Fashion Day. Em 2024, ano em que o principal projeto de moda negra do país celebra 10 edições, a iniciativa não poderia ficar de fora: serão 50 afroempreendedores apresentando suas criações autorais, incluindo peças de estilistas que estarão no desfile, como roupas e acessórios das marcas Tá Bom Pra Você e de Rey Vilas Boas. O evento será no dia 1º de novembro, na Praça 2 de Julho, no Largo do Campo Grande, em Salvador.
A Feira da Sé começará a partir das 11h, seguindo até o desfile – previsto para 18h -, e contará também com uma área de alimentação, onde o visitante encontrará opções para almoço e lanches rápidos, além de cervejas artesanais e doceria. A diretora do Instituto ACM, Claudia Vaz, destaca que “este movimento de ocupação de espaços públicos pela Feira da Sé, em prol do uso consciente e social, favorece o empreendedorismo local e ressalta a relevância do Afro Fashion Day no calendário de eventos da cidade, uma vez que a iniciativa celebra o protagonismo e a identidade cultural do povo negro”.
Atividades culturais e criativas farão parte da feira. A programação inclui oficinas de turbante infantil e pintura afro – nos horários das 11h às 12h, 13h às 14h e 15h às 16h – ; de turbante adulto – das 12h às 13h, 14h às 15h e 16h às 17h. Para os interessados em técnicas manuais, haverá oficina de origami, que acontecerá das 12h às 13h, 14h às 15h e 16h às 17h. Além disso, a oficina de tranças afro também será realizada nos mesmos horários da oficina de pintura afro.
Das 13h às 16h, a escritora Celina Bezerra fará contação de história para crianças. “Charles, a estrela autista”, um dos livros da autora, está entre os que serão lidos para o público. A obra trata sobre a diversidade, tema alinhado aos conceitos do AFD, que se manifesta contra o capacitismo. Haverá ainda sessão de autógrafo e oficina de croqui e turbante dentro da programação infantil.
Ao completar 10 edições neste ano, o Afro Fashion Day aposta em novidades e mostra o motivo de se consolidar como a passarela de moda mais negra no Brasil. O evento abrirá oficialmente o mês em que se celebra a Consciência Negra, com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. O acesso gratuito do público será realizado exclusivamente pela entrada principal da praça (em frente ao Teatro Castro Alves).
Ao longo do dia, cerca de oito mil pessoas devem acompanhar as mais diversas exibições de moda, de acordo com a expectativa apresentada pelo jornal CORREIO, realizador do evento, honrando o intuito de dar visibilidade a modelos, estilistas baianos e designers negros ligados ao universo fashion.
Serviço
Feira da Sé – 10ª Edição Afro Fashion Day
1/11/2024 (sexta-feira), das 11h às 21h
Local: Praça 2 de Julho, Largo do Campo Grande
Oficinas:
- Turbante infantil/Pintura afro (11h às 12h; 13h às 14h e 15h às 16h);
- Turbante adulto (12h às13h; 14h às 15h e 16h às 17h);
- Origami (12h às 13h; 14h às 15h e 16h às 17h);
- Tranças afro (11h às 12h; 13h às 14h e 15h às 16h);
- Colagem de croquis (13h às 16h);
- Contação de histórias infantis (13h às 16h).