O Sonora – Festival Internacional de Compositoras chega a Itacaré trazendo uma programação vibrante e repleta de tradição e da força das mulheres que fazem música no Brasil. Com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, o festival acontece de 18 a 20 de dezembro, com uma série de atividades formativas e shows imperdíveis.
O Barracão do Seu Lito em Serra Grande e o Centro Cultural Porto de Trás sediarão as atividades formativas do festival, com roda de conversa e oficina, focadas na composição musical, no empoderamento feminino na arte e no desenvolvimento profissional das mulheres na música. Confira a programação:
18/12 – Barracão do Seu Lito (Serra Grande) – Roda de Conversa sobre “Mulheres na Música”, com a presença de Gaby Ela e convidadas e Oficina de Composição Musical com Ana Tomich – exclusivo para estudantes.
19/12, às 15h – Centro Cultural Porto de Trás- Roda de Conversa sobre “Mulheres na Música”, com a presença de Gaby Ela e convidadas e Oficina de Composição Musical com Ana Tomich, aberta para mulheres cis, trans e travestis a partir de 14 anos.
Essas atividades não só promovem o aprendizado e o fortalecimento da rede de compositoras, como também oferecem um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos na música.
A programação de shows no Centro Cultural Porto de Trás, que acontece a partir das 19h, traz apresentações poderosas e representativas da música autoral feita por mulheres:
19/12 – Naiara Gramacho e Laiô, compositoras selecionadas, com as lendárias Mestras Guiomar da Paixão e Dona Bite de Taboquinhas, em uma celebração das raízes e da resistência cultural das mulheres na música.
20/12 – Ju Maracá e Emp. Beatriz, compositoras selecionadas pelo edital do festival, juntamente com a artista convidada Ronara Criola.
Esses shows são uma verdadeira celebração do talento e da diversidade musical feminina, destacando desde novas vozes da música baiana até as figuras de referência na cultura popular.
Sobre as compositoras convidadas:
Mestra Guiomar da Paixão – com 78 anos, é uma das maiores figuras da cultura de Itacaré, com mais de cem obras autorais. Conhecida por sua dedicação à preservação das tradições musicais da região, ela é reverenciada por sua comunidade e é um símbolo da resistência cultural.
Dona Bite – é uma das grandes mestras da cultura popular local. Cantora, compositora e guardiã da oralitura, Dona Bite carrega as histórias de sua comunidade em sua música e é uma das vozes que mantêm vivas as tradições da música popular em Itacaré.
Ronara Criola, Ju Maracá, Emp. Beatriz, Naiara Gramacho e Laiô – representam as novas gerações de compositoras, cada uma trazendo sua voz única e perspectiva pessoal sobre a música brasileira.
O Sonora não é apenas um festival de música, mas uma verdadeira plataforma de transformação. Criado com a missão de dar visibilidade e protagonismo às mulheres compositoras, o festival tem sido essencial na reconfiguração do cenário musical brasileiro, criando espaços para que vozes femininas sejam ouvidas e respeitadas.
Em 2024, o festival se expandiu, atingindo três macroterritórios da Bahia – Região Metropolitana de Salvador, Litoral Sul e Chapada Diamantina – e levando a força da música feminina para o interior do estado. O festival é também um ponto de encontro para discutir temas como igualdade de gênero na música, autonomia feminina e empoderamento artístico, e, por isso, está comprometido com a acessibilidade e inclusão. Todas as apresentações contarão com tradução para Libras e atividades adaptadas para garantir o acesso a pessoas com deficiência auditiva e outras necessidades.
Serviço – Sonora em Itacaré
Atividades Formativas:
18/12, às – Barracão do Seu Lito (Serra Grande) – Roda de Conversa sobre “Mulheres na Música”, com a presença de Gaby Ela e convidadas e Oficina de Composição Musical com Ana Tomich – exclusivo para estudantes.
19/12, às 15h – Centro Cultural Porto de Trás – Roda de Conversa sobre “Mulheres na Música”, com a presença de Gaby Ela e convidadas e Oficina de Composição Musical com Ana Tomich, aberta para mulheres cis, trans e travestis a partir de 14 anos.
Shows:
19/12 – 19h – Naiara Gramacho e Laiô, compositoras selecionadas, com as lendárias Mestras Guiomar da Paixão e Dona Bite de Taboquinhas, em uma celebração das raízes e da resistência cultural das mulheres na música.
20/12 – 19h – Ju Maracá e Emp. Beatriz, compositoras selecionadas pelo edital do festival, juntamente com a artista convidada Ronara Criola.