Em cartaz há dez semanas no Brasil, o longa recebeu seu 28º prêmio no Écran Mixtes, em Lyon, e teve sessões de pré-estreia lotadas em Paris e Berlim
Em cartaz no Brasil há dez semanas, “Baby” , de Marcelo Caetano, recebeu o prêmio de Melhor Interpretação para Ricardo Teodoro no Écran Mixtes, Festival de Cinema Queer de Lyon, na França. Christine Vachon, produtora de filmes como “Carol” e “May December”, foi presidente do júri desta edição. Além do anúncio de seu 28º prêmio, “Baby” estreou na França, dia 19 de março, em 27 salas, com excelente recepção da crítica local. O lançamento na Alemanha é amanhã, 20, e na Suíça, dia 26. O filme também segue em exibição pela segunda semana na Eslováquia.
O Le Monde , um dos principais jornais da França, descreveu a produção como “um melodrama que sublima o real” (“un mélo qui sublime le réel”). Já o jornal Libération escreveu “Com inteligência e sensualidade, o cineasta brasileiro coloca em cena uma relação doce e intensa”. O diário L’ Humanité destacou como núcleos do filme, que “fazem uma orgia. Um relato de aprendizagem sensual e carnal” “(Le film où les couleurs font une orgie. Un récit d’aprentissage sensuel et charne”). Para a revista mensal Les Inrocks, a narrativa passa por um lugar entre “romance de aprendizagem, crônica social e história de amor sensual e sensível”.
“Baby” é uma produção da Cup Filmes, Desbun Filmes e Plateau Produções em coprodução com a Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição. Uma coprodução oficial Brasil-França-Holanda que conta com recursos públicos gerenciados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do Hubert Bals Fund (HBF), do Festival de Roterdã e do Dutch Film Fund (NFF). Também recebi apoio do Governo Federal, da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria e do FOMENTO CULTSP.
SINOPSE
Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para Jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
ELENCO
João Pedro Mariano
Ricardo Teodoro
Ana Flávia Cavalcanti
Bruna Linzmeyer
Luiz Bertazzo
Marcelo Várzea
Mauricio de Barros
Kyra Reis
Patrick Coelho
Baco Pereira
Sylvia Prado
Ariane Aparecida
Victor Hugo Martins
Kelly Campello
Cleo Coelho
FICHA TÉCNICA
Diretor: MARCELO CAETANO
Produtores Brasil: BETO TIBIRIÇÁ, IVAN MELO, MARCELO CAETANO
Roteiro: MARCELO CAETANO, GABRIEL DOMINGUES
Fotografia: JOANA LUZ, PEDRO SOTERO
Montagem: FABIAN REMY
Direção de Arte: THALES JUNQUEIRA
Som: GRACIELA BARRAULT, LUCAS COELHO, MAX VAN DEN OEVER
Figurino: GABRIELA CAMPOS
Maquiagem: TATIANA MANFRIM
Trilha Sonora Original: BRUNO PRADO, CAÊ ROLFSEN
Produção Executiva: ANA RABELO
Coprodutores França: JULIETTE LEPOUTRE, PIERRE MENAHEM,
Coprodutores Holanda: STIENETTE BOSKLOPPER, MAARTEN SWART
Produtoras: CUP FILMES, DESBUN FILMES, PLATEAU PRODUÇÕES
Coprodutoras Internacionais: STILL MOVING (França) CIRCE FILMS, KAAP HOLLAND (Holanda).
Coprodutores Brasileiros: SPCINE, TELECINE, CANAL BRASIL
Uma distribuição: VITRINE FILMES
MARCELO CAETANO | Diretor
Mineiro radicado em São Paulo, Marcelo Caetano estrelou o longa-metragem “Corpo Elétrico”, melhor filme brasileiro pela APCA em 2017, e as séries “Hit Parade” e “Notícias Populares”, ambas veiculadas pelo Canal Brasil. Trabalhou em diversas produções como assistente de direção e produtor de elenco, das quais se destacam “Tatuagem”, “Bacurau”, “Aquarius” e “Boi Neon”. Em 2009, Marcelo fundou a produtora Desbun Filmes.
CUP FILMES | Produtora
Empresa sediada em São Paulo criada pelos irmãos Ivan e Ilaine Melo. Produziu entre outros, os longas “Alvorada”, de Anna Muylaert e Lô Politi (2021), “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de Cesar Cabral (2022), “A Mãe, de Cristiano Burlan (2023).
PLATEAU PRODUÇÕES | Produtora
Dirigida por Roberto Tibiriçá, desenvolve desde 1994 projetos culturais e audiovisuais – curtas, longas, documentários e obras de ficção, além de programas e séries para televisão. Suas produções e coproduções, dirigidas por realizadores como Manoel de Oliveira, Kiko Goifman, Claudia Priscilla e Marcelo Caetano, dentre outros, têm participado dos mais diversos e reconhecidos festivais nacionais e internacionais. Pela Plateau Produções, no âmbito das produções de obras cinematográficas de longa-metragem da produtora, destacam-se: “Baby”, de Marcelo Batista Caetano que terá estreia mundial no Festival de Cannes 2024; “Tunga, o Esquecimento das Paixões” (2018), documentário de Miguel De Almeida; “Corpo Elétrico” (2017), ficção dirigida por Marcelo Batista Caetano; “Não estávamos ali para fazer amigos” (2015), documentário com direção de Miguel de Almeida e Luiz R. Cabral.
SPCINE | Coprodutora
Spcine é uma empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo. É responsável pelo desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, jogos e novas mídias. O principal objetivo da Spcine é refletir e estimular o potencial econômico e criativo do setor audiovisual da cidade e seu impacto no âmbito cultural e social. A Spcine é uma iniciativa da Cidade de São Paulo através da Secretaria Municipal de Cultura.
TELECINE | Coprodutor
Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consumisse em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhasse, em simulcasting , os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que uma marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o “Seu Momento Cinema” como, quando e onde quiser.
CANAL BRASIL | Coprodutor
O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidas. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevistas e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.
FILMES VITRINE | Coprodutora e distribuidora
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e conquistou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição científica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focada na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.
A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre os filmes estreias do ano, estão como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515 mil espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, “ Noites Alienígenas” , de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80 mil espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.