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Filme mostra relação entre Europa e Brasil na produção de pesticidas

  • Audiovisual, Destaque 2-tela, Sub-Editoria Tela, Tela
  • 2024-01-01
  • Sem comentários
  • 6 minutos de leitura

Cena do documentário “Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro” (Divulgação/Curta!)

Em “Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro”, documentário a ser exibido no Curta!, o foco está nos grandes fabricantes europeus que faturam bilhões com a exportação de agrotóxicos proibidos na Europa e no uso indiscriminado desses mesmos produtos pelos gigantes do agronegócio brasileiro.

Realizado por Stenka Quillet e escrito por Anne-Vigna com Nicolas Glimois, o filme mostra ainda uma consequência inesperada para os próprios europeus: como num círculo vicioso, eles importam o que é produzido nas plantações brasileiras e, consequentemente, acabam consumindo agrotóxicos proscritos em seus próprios países.

“Pesticidas: O Pesadelo Brasileiro” ressalta que, a cada ano, cerca de 80 mil toneladas dessas substâncias são vendidas ao país por empresas como a suíça Syngenta e as alemãs Basf e Bayer. Enquanto tais empresas lucram, cidades inteiras sofrem com as consequências da contaminação dos alimentos, do solo e da água, gerando “zonas sacrificiais”.

O documentário é baseado na pesquisa da professora da USP e geógrafa Larissa Bombardi. Ao ser convidada a Bruxelas por eurodeputados, a professora pediu à União Europeia que revisse seus padrões de comércio e impedisse suas transnacionais de venderem ao Brasil os defensivos agrícolas proibidos pelo bloco.

“É desumano vender substâncias que são proibidas no próprio território. A população no Brasil vale menos? Cerca de 20% da população intoxicada no Brasil é composta por crianças e jovens de 0 a 19 anos. Então, estamos diante de uma forma de infanticídio. Eu fico tranquila para usar essa palavra porque os dados mostram isso. O que são 500 bebês intoxicados com agrotóxicos? Como isso é possível?”, disse Bombardi em depoimento para o documentário. Os dados alarmantes apresentados por ela indicam que o total de bebês intoxicados pode chegar a 25 mil.

“Pesticidas – O Pesadelo Brasileiro” pode ser assistido também no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. O documentário tem produção da ARTE France. A exibição é no dia temático “Quintas do Pensamento”, 4 de janeiro, às 23h.

A arte e a intimidade de Miró se confundem em documentário

O espanhol Joan Miró — mais conhecido por seu último sobrenome — é considerado um dos principais nomes do surrealismo. Foi uma figura icônica no mundo artístico e, quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal. Sua arte e sobretudo sua intimidade, até então pouco conhecida, são tema do documentário “Joan Miró De Perto”, a ser exibido no Curta!.

A arte de Miró ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. É um caso raro de artista que obteve reconhecimento ainda em vida, tendo recebido a Medalha de Ouro de Belas Artes das mãos do então rei da Espanha, Juan Carlos I, em 1980, três anos antes de sua morte.

No longa, dirigido por Albert Solé, o neto do pintor e escultor acessa seu ateliê, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. A exibição é no dia temático “Terça das Artes”, 2 de janeiro, às 23h.

Segundas da Música – 01/01

22h – “Daquele instante em diante” (Documentário)

O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário, que percorre sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até sua morte, aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre amigos e familiares. Direção: Rogério Velloso. Duração: 110 min. Classificação: A12 anos. Horários alternativos: 02 de janeiro, terça-feira, às 02h e às 16h; 03 de janeiro, quarta-feira, às 10h; 06 de janeiro, sábado, às 12h30; 07 de janeiro, domingo, às 19h.

Terças das Artes – 02/01

23h – “Joan Miró de Perto” (Documentário)

Joan Miró foi uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu neto e administrador do seu espólio. Ele leva o espectador para dentro do ateliê do seu avô, revelando arquivos nunca vistos e a intimidade daquele grande artista. Diretor: Albert Solé Duração: 52 min. Classificação: ALivre. Horários Alternativos: 3 de janeiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 4 de janeiro, quinta-feira, às 11h.

Quartas de Cena e Cinema – 03/01

23h– “Hitchcock – O Homem Por Trás do Ídolo” (Documentário)
Conhecido como o “mestre do suspense”, o cineasta britânico Alfred Hitchcock tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. Alma esteve ao lado do diretor por mais de 50 anos, não só na intimidade de casa, como também na profissão, sendo peça fundamental para a consolidação de sua obra. Entre luzes e sombras, Alma e Hitchcock se misturam em muitos momentos, gerando uma produção cinematográfica inovadora e que marcaria para sempre a história da sétima arte. Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: A 12 anos. Horários alternativos: 04 de janeiro, quinta-feira, às 03h e 17h; 05 de janeiro, sexta-feira, às 11h; 06 de janeiro, sábado, às 22h; 07 de janeiro, domingo, às 13h30.

Quintas do Pensamento – 04/01

23h – “Pesticidas – O Pesadelo Brasileiro” (Documentário)

Todos os anos, vários pesticidas são retirados do mercado europeu por serem considerados muito perigosos, de acordo com dados científicos. No entanto, os fabricantes de herbicidas e fungicidas encontraram um refúgio seguro para seus produtos recém-banidos: o Brasil. Direção: Stenka Quillet. Duração: 52 min. Classificação: A 10 anos. Horários alternativos: 05 de janeiro, sábado, às 03h e às 17h; 06 de janeiro, domingo, às 10h; 07 de janeiro, domingo, às 15h45; 08 de janeiro, segunda-feira, às 11h.

Sextas de História e Sociedade – 05/01

22h – “Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina” (Documentário)

Enquanto lideranças progressistas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e na Colômbia mostram como a conquista foi possível. Direção: Maria Lutterbach. Duração: 42 min. Classificação: A 12 anos. Horários alternativos: 06 de janeiro, sábado 02h e às 14h30; 07 de janeiro, domingo, às 14h30; 08 de janeiro, segunda-feira, às 16h; 09 de janeiro, terça-feira, às 10h.

Sábado, 06/01

23h – “A Casa Azul de Frida Kahlo” (Documentário)

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (em 1907) e morreu (em 1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trótski, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Wassily Kandinsky, entre outros. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 07 de janeiro, domingo, às 16h45.

Domingo, 07/01

22h30 – “O Bom Cinema” (Documentário)

O documentário resgata a história da Escola Superior de Cinema, primeira faculdade brasileira de cinema que serviu de berço para cineastas da Boca do Lixo e do Cinema Marginal. Fundada por um padre jesuíta, a escola funcionou entre 1965 e 1972, em São Paulo, e ficou marcada por desavenças entre alunos ligados à contracultura e uma diretoria defensora “da moral e dos bons costumes”. Direção: Eugênio Puppo. Duração: 81 min. Classificação: 12 anos.

Sobre o Grupo Curta! 

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e de humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal Curta!), de plataformas de streaming, de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries, que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO;

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. Os seis primeiros meses de assinatura tem o valor de R$ 9,90/mês e depois desse período passa para R$ 14,90/mês.

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas ou via ClaroTV+, no valor de R$ 6,90/mês.

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os pacotes Curta!On estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

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