Os documentários “Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano”, que trata da relação do grupo Novos Baianos com o cantor e compositor João Gilberto e “Zabé da Loca – Sob o Céu de Zabé”, que aborda a história da artista nordestina, encerram o projeto Cine Noise em 2024 nesta sexta-feira (20), a partir das 19h30, na Casa Noise em Feira de Santana. A entrada é gratuita.
“Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano”, destaca aspectos da carreira dos Novos Baianos e a influência de João Gilberto em seu estilo musical.
O filme traça uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pelo grupo, além de abordar temas como o Tropicalismo e a ditadura militar no Brasil. A direção é de Henrique Dantas.
Zabé da Loca é uma das personagens símbolo da resistência da cultura popular nordestina. Aos 79 anos a artista foi revelada nacionalmente, tornando-se uma referência para os tocadores de pífano do Brasil.
Seu apelido faz menção à gruta de pedra onde morou mais de 25 anos, junto com seus filhos, antes de ser conhecida em todo o país. “Zabé da Loca – Sob o Céu de Zabé” é dirigido por Marcia Paraiso.
PROJETO CINE NOISE
O projeto Cine Noise exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro.
Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo condições de acessibilidade. A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.