“Carta de legado” é a primeira obra do escritor, que convive há três anos com Esclerose Lateral Amiotrófica, tendo perdido os movimentos e a voz. Lançamento será no dia 15, sábado
Conectado com um dispositivo óptico, Flavio Pedreira venceu desafios e escreveu a sua primeira obra, “Carta de legado”. O escritor, que convive há três anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma rara doença que provoca perda de movimentos e da voz, lança seu primeiro livro no dia 15 de março, sábado, às 18h, no Condomínio Vila do Joanes, em Buraquinho. Uma programação cultural que associa a literatura à música e a outras artes marca o evento.
“A ELA me pegou mas eu não peguei a ELA”, registrou Flavio na publicação com prefácio e dez capítulos. E foi assim, com humor refinado, resiliência e serenidade, que ele se debruçou sobre seu projeto literário. “Carta de legado” é uma combinação de realidade com pitadas de ficção. O autor puxa do fio de memórias os tempos infantis, viajando pelo país com a família que se mudava a trabalho; passa pela trajetória como engenheiro mecânico; até chegar aos dias atuais, nos quais atravessa os espaços e tempos com o poder da mente, sempre conectado ao computador.
Casado, com duas filhas e uma neta, aos 64 anos o escritor fecha cada capítulo com um bônus: a menção a algo que deixou marcas em sua vida, como músicas preferidas, filmes que lhe influenciaram, receitas culinárias com as quais brindava a família, frases memorizadas durante seu fiel hábito de leitura. Entre suas principais referências literárias estão Machado de Assis e Vladimir Nobacov.
Flávio explica que o título do livro em lançamento remete à ideia de legado como “algo valioso que se passa para gerações futuras, então o objetivo do livro é transmitir minhas memórias, boas e más, para que provoquem reflexões nos leitores. Tem um objetivo além do livro, pretendo demonstrar que restrições que a vida nos impõe podem ser suplantadas e devemos sempre lutar para fazer mais”.
SERVIÇO:
Lançamento de “Carta de legado”, com 154 páginas
Autor: Flávio Pedreira
Quando: 15 de março, sábado, às 18h
Onde: Condomínio Vila do Joanes, Rua João Marques de Oliveira, 745, lote 68, Buraquinho
Ingresso: Gratuito
Edição: Lino Greenhalgh, Editora Vernasce