Lives acontecem de 25 a 27 de março no instagram oficial da Funceb
O Dia Mundial do Teatro é celebrado em 27 de março. Neste ano, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à SecultBA, realizará o projeto Janelas Cênicas – Papo Live, que trará uma série de encontros, em formato bate-papo, com convidados que realizam trabalhos em diversas frentes no campo teatral baiano.
As lives acontecem de 25 a 27 de março, sempre às 19h30, com uma hora de duração, e terão mediação do coordenador de Teatro da Funceb, Leonardo Teles. Nos bate-papos serão discutidas diferentes perspectivas e atualizações do fazer teatral, desde processos de aprendizagem, formação, poéticas de criação e outros temas que possam inspirar expectadores a estabelecer pontes de conexão entre o teatro e outras áreas do conhecimento.
“O projeto recebe esse nome ao partir do entendimento poético de que as ‘janelas’ são aberturas para descobertas, visibilidade, contato com o que está além do nosso lugar e que, de algum modo, faz parte do nosso lugar. Um bate-papo entre ‘janelas’ denota também uma diálogo mais íntimo, popular, que está sujeito também a interações com outras pessoas em passagem (público, espectadores)”, explica Leonardo Teles.
Convidados
O primeiro convidado das lives do Janelas Cênicas será Paulo Atto, de Irecê, que vai falar sobre Cenas do Interior – Poéticas versus modos de produção. Paulo é diretor teatral, produtor cultural e dramaturgo. Desde 1984, atua como curador, gestor e consultor em projetos de arte e cultura. Participou de programas, festivais, seminários sobre artes cênicas em diversos países como Alemanha, Cuba, Dinamarca, Suíça, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Rússia. Dirigiu mais de 30 espetáculos. A live está marcada para o dia 25 de março, às 19h30, no instagram da Funceb.
No dia 26 Luciana Comin, de Salvador, será convidada para falar sobre Vozes de um Mundo Novo – Construindo pontes em teatro para as infâncias e juventudes. Luciana é dramaturga, roteirista, educadora e atriz. Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral (UFBA), onde também obteve os graus de Mestre e Doutora em Artes Cênicas, participou de mais de 20 espetáculos em Salvador. Dirige e é artista do grupo TECA TEATRO, onde desenvolve pesquisa e criações com crianças e para crianças. É a presidenta do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude CBTIJ-ASSITEJ-Brasil.
Por fim, no dia 27 de março, Jamile Cruz, de Euclides da Cunha, falará sobre Teatro na educação: experiências no ensino de teatro com pessoas com deficiência e a implantação da primeira escola de teatro em Euclides da Cunha. Atriz, Licenciada em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade Federal da Bahia, Jamile Cruz atua também como especialista na formação de professores em Letras/Libras na Universidade Estadual da Bahia. Atuou como professora de Teatro no Grupo de Teatro Griô (Salvador), possui mais de 3 mil horas de aprimoramento artístico curricular em oficinas, workshops, cursos, seminário e colóquios voltados ao Teatro, preparadora de elenco e diretora teatral.
SERVIÇO:
Janelas Cênicas – Papo Live
Quando: 25 a 27 de março de 2024, às 19h30
Onde: Instagram da Funceb @funceboficial
Convidados: Paulo Atto (25/03), Luciana Comin (26/03) e Jamile Cruz (27/03)