Estrategicamente situado no Centro Histórico de Salvador, novo espaço abrirá em 31 de janeiro com exposição de artistas representados pela galeria, como Aislan Pankararu, José Adário e Miguel dos Santos

Os sócios fundadores Antônia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo abrem uma nova sede da Galatea na cidade de Salvador, em uma busca por ampliar o seu público e suas conexões para além do eixo Rio-São Paulo. O anúncio é feito menos de dois anos depois da inauguração da galeria na Rua Oscar Freire, na capital paulista, em junho de 2022.
Para abrigar a segunda unidade da galeria paulistana, o espaço escolhido, com 400 metros quadrados, se situa no Centro Histórico de Salvador. Mais precisamente no Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, primeiro logradouro do Brasil, situado entre a Praça Castro Alves e o Elevador Lacerda. O edifício modernista é famoso por ter em sua lateral o mural intitulado A colonização do Brasil, feito pelo artista Carybé em 1964, hoje tombado pelo IPHAN.
A abertura na capital soteropolitana está marcada para 31 de janeiro de 2024 com uma grande exposição coletiva, que ficará em cartaz até 16 de março, reunindo artistas representados pela galeria, como o pernambucano Aislan Pankararu, o baiano José Adário, o pernambucano radicado na Paraíba Miguel dos Santos, entre outros nomes de diversas áreas do Nordeste. A mostra contará com curadoria do sócio Tomás Toledo e a diretora da unidade de Salvador Alana Silveira.
A chegada da galeria se alinha a um momento em que o centro histórico de Salvador recebe diversas iniciativas de restauração dos seus edifícios emblemáticos e de recuperação da sua vida turística e cultural. A própria Rua Chile e seus entornos acolhem importantes projetos de restauração e renovação, como: o antigo Hotel Palace, hoje Fera Palace; o antigo prédio do jornal A Tarde, hoje Hotel Fasano; o Palacete Tira-Chapéu, em processo de restauração para se tornar um centro gastronômico; a transformação, em curso, do Palácio Rio Branco no Hotel Rosewood; o projeto do Casarão 28, reforma de um edifício do século XVIII na região.
Pode se dizer, ainda, que a cidade na totalidade está acolhendo novas iniciativas e projetos culturais, tais como: a criação do MAC — Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em setembro; a reabertura do MUNCAB — Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira; a chegada da associação cultural paulista Pivô no Boulevard Suiço; a galeria carioca Nonada, que chegará em 2024. Além disso, a capital baiana passa a entrar na rota de importantes exposições em itinerância pelo Brasil, a exemplo de Um defeito de cor (MUNCAB) e Brasil Futuro: as formas da democracia (Solar do Ferrão).
Sobre a Galatea
A Galatea é uma galeria que surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin esteve à frente por quase uma década como sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita é marchand e colecionador, especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo é curador e contribuiu ativamente para a histórica renovação institucional do MASP, de onde saiu recentemente como curador-chefe.
Tendo a arte brasileira moderna e contemporânea como foco principal, a Galatea trabalha e comercializa tanto nomes já consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Tal amplitude temporal reflete e articula os pilares conceituais do programa da galeria: ser um ponto de fomento e convergência entre culturas, temporalidades, estilos e gêneros distintos, gerando uma rica fricção entre o antigo e o novo, o canônico e o não-canônico, o erudito e o informal.
Além dessas conexões propostas, a galeria também aposta na relação entre artistas, colecionadores, instituições e galeristas. De um lado, o cuidado no processo de pesquisa, o respeito ao tempo criativo e o incentivo do desenvolvimento profissional do artista com acompanhamento curatorial. Do outro, a escuta e a transparência constante nas relações comerciais. Ao estreitar laços, com um olhar sensível ao que é importante para cada um, Galatea enaltece as relações que se criam em torno da arte — porque acredita que fazer isso também é enaltecer a arte em si.
Nesse sentido, partindo da ideia de relação é que surge o nome da galeria, tomado emprestado do mito grego de Pigmaleão e Galatea. Este mito narra a história do artista Pigmaleão, que ao esculpir em marfim Galatea, uma figura feminina, apaixona-se por sua própria obra e passa a adorá-la. A deusa Afrodite, comovida por tal devoção, transforma a estátua em uma mulher de carne e osso para que criador e criatura possam, enfim, viver uma relação verdadeira.
Serviço:
Exposição Coletiva
Local: Galatea Salvador
Endereço: Rua Chile, 22 – Edifício Bráulio Xavier
Abertura: 31 de janeiro de 2024
Período expositivo: 31 de janeiro a 16 de março
Entrada Gratuita