Na obra Branding de Perto, o autor convida a refletir sobre a criação de estratégias de marcas humanizadas e desafia o público com exercícios práticos e estudos de casos reais.
Galileu Nogueira é autoridade em construção de marcas. Com uma carreira consolidada como professor de branding, fundou a empresa Galileo Branding e prestou consultoria para grandes marcas como Ambev, Petz e Itaú. Além disso, se destaca como podcaster no programa Branding em Tudo, um dos mais renomados na categoria de negócios do Spotify. Agora, ele reúne 14 anos de experiência na obra Branding de perto, lançado pelo selo Planeta Estratégia da Editora Planeta. Este guia oferece uma abordagem humanizada para a criação de estratégias de marca e incentiva o aprendizado por meio de exercícios práticos. O prefácio é assinado por Pedro Alvim, executivo de redes sociais e reputação na Supercell.
Dividido em quinze capítulos, além da introdução e do prefácio, o livro explora detalhadamente o processo de construção de branding, tanto para marcas novas quanto para as já estabelecidas. A cada capítulo, Galileu convida a refletir sobre o significado de empresa, produto, proposito, essência e valores. Com uma abordagem didática e bem-humorada, desafia o público a colocar em prática os ensinamentos, enquanto realizam a leitura, e enriquece o conteúdo ao trazer exemplos reais de marcas nacionais e internacionais.
Os estudos de caso se conectam com o que o público vive e consome no dia a dia. Para expor como uma marca escolhe o posicionamento, ele cita o Enjoei, um site de compra e venda de produtos usados, que adotou esse nicho de mercado como estratégia. Para marcas que conseguiram deixar uma impressão duradoura no imaginário coletivo, Galileu destaca a Natura e a Avon, marcas nacionais que focam em empoderamento feminino e responsabilidade social. Por meio desses exemplos, ele mostra como construir marcas impactantes e rentáveis que, ainda sim, promovam transformações sociais.
Branding de Perto não é apenas um guia técnico. É uma oportunidade para uma imersão na metodologia de Galileu, servindo tanto para quem está começando a explorar o tema quanto para aqueles que já conhecem seus cursos, Branding de Perto Introdução e Branding de Perto Imersão. O objetivo de Nogueira é tornar o mundo do branding mais acessível e ele faz isso com maestria ao evidenciar a importância que há em contar histórias genuínas e culturalmente relevantes para construir legados sólidos e humanizados.
FICHA TÉCNICA
Título: Branding de perto
Autor: Galileu Nogueira
ISBN: 978-85-422-2791-8
288 páginas
R$ 69.90
Selo Estratégia | Editora Planeta
SOBRE O AUTOR
Galileu Nogueira tem mais de 14 anos na área de marketing. É fundador da Galileo Branding, que já prestou consultoria e treinamento para marcas como Ambev, Whirlpool, Petz, Itaú e Saint-Gobain, além de ser professor no seu próprio curso, Branding de Perto, voltado para profissionais e empreendedores que querem criar ou gerenciar uma marca. É podcaster e comanda o Branding em Tudo, que figura no ranking dos top podcasts de negócio no Spotify, além de criar conteúdo diariamente sobre branding para os seus mais de 80 mil cidadãos da Galileia.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.