Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Geração Z busca vida mais saudável com menos baladas

  • Atitude, Beleza, Destaque 2-atitude, Sub-Editoria Atitude
  • 2025-12-04
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Foto: Freepik

Busca por um estilo de vida leve coincide com aumento do interesse por relacionamentos como a hipergamia

A Geração Z não quer mais virar a noite em baladas regadas a álcool, mas quer conexão menos rasa e atividades diurnas. Pelo menos é o que diz Daniela Klaiman, CEO da consultoria FutureFuture, em estudo sobre o tema, “A Morte Lenta das Madrugadas Urbanas”. Segundo o documento, o que era sinônimo de liberdade, rebeldia e descobertas vem perdendo força diante de transformações culturais.

De acordo com a consultora, essa geração não precisa mais da vida noturna para afirmar sua identidade. O álcool perdeu espaço, e a queda das baladas noturnas não é uma moda passageira. Novos comportamentos, tendências e caminhos possíveis são responsáveis por esse novo comportamento e um deles é a ascensão da hipergamia, tipo de relacionamento que mais gera interesse na Geração Z, de acordo com uma pesquisa do MeuPatrocínio em parceria com o Instituto Qualibest.

“Essa geração tem mais consciência e preocupação com a saúde mental e também com a responsabilidade emocional, optando por um modelo de relacionamento mais prático e descomplicado, como a hipergamia, ou estilo de vida Sugar, por ser uma escolha que valoriza a leveza”, comenta Caio Bittencourt, especialista em comportamento afetivo e relacionamentos do MeuPatrocínio.

De acordo com a pesquisa, 30% dos jovens entre 18 e 29 anos afirmam ter interesse em vivenciar o tipo de relação chamado hipergamia e 23% afirmam buscá-la também no ambiente online. Entre os que preferem se relacionar pela internet, 40% destacam como principal vantagem a possibilidade de filtrar pessoas por interesses e características. Outros 24% valorizam a praticidade e 20% afirmam que o ambiente online amplia o leque de possibilidades, permitindo conhecer mais pessoas.

“Não existe mais relacionamento 100% presencial. O processo mais importante em um relacionamento é a comunicação, e a forma como as pessoas se comunicam é hoje majoritariamente virtual. Sobretudo a Geração Z, que é nativa digital e já nasceu conectada”, analisa Caio.

Além disso, um levantamento do Datafolha mostrou que brasileiros nessa faixa etária frequentam no máximo uma vez por ano boates e afins. Grandes cidades como Nova York, Berlim, Sydney e Londres testemunham movimento semelhante, com essas casas fechando as portas mais cedo ou mesmo deixando de funcionar. No Reino Unido, 75% dos chamados “locais de festa” sumiram da paisagem nas últimas duas décadas, e a balada before midnight, que termina antes da meia-noite, anda em alta.

“O que muitos buscam hoje é um equilíbrio, e, para isso, começam a se afastar dos modelos convencionais. Relações do tipo Sugar surgem como a alternativa mais inteligente, onde as intenções de ambas as partes são claras, há menos espaço para desentendimentos devido a uma comunicação aberta e honesta”, Caio pontua.

Em meio a essas mudanças, a Geração Z está mudando o conceito de prazer, conexão e relacionamento. As madrugadas intermináveis com muito álcool mudaram para escolhas mais conscientes, seja na forma de cuidar da saúde mental, de buscar vínculos transparentes ou de viver experiências afetivas alinhadas a seus valores. A ascensão da hipergamia reflete esse novo paradigma: relações em que propósito, clareza e equilíbrio substituem excessos, incertezas e costumes ultrapassados.

Minibio Caio Bittencourt:
Caio Bittencourt, 38 anos, natural do Rio de Janeiro, é especialista em relacionamentos e porta-voz da plataforma MeuPatrocínio desde 2020. Graduado em Marketing pela ESPM/RJ e pós-graduado pela CXL em Neuromarketing & Comportamentos.

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorXirê Omim Orixás realiza a primeira Lavagem da Gruta do Mercado de Santa Bárbara
PróximoHappn revela as 5 tendências que irão redefinir os relacionamentos em 2026Next
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Tabaco e Charutos do Recôncavo vão ganhar selo de Denominação de Origem

5 de dezembro de 2025

Loungerie inaugura nova loja no Shopping Paralela

5 de dezembro de 2025

Gente do Choro se apresenta no projeto Segundas do Chorinho no SESI Rio Vermelho

5 de dezembro de 2025

Férias, sol e saúde reumática: cuidados essenciais para aproveitar a estação sem riscos

5 de dezembro de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Tabaco e Charutos do Recôncavo vão ganhar selo de Denominação de Origem

Bastidores do Dia D pelos olhos de Churchill são revelados em novo livro do selo Crítica

Gente do Choro se apresenta no projeto Segundas do Chorinho no SESI Rio Vermelho

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui