Show na Escadaria do Passo, em Salvador, começa às 19h e tem entrada gratuita
O Novembro Negro segue pulsante na capital baiana com as artes negras em todos os cantos da cidade. Nesta terça-feira (26), o músico, intérprete e compositor, Gil Félix, apresentará músicas do seu novo álbum “Ubalafon” e outros sucessos da carreira na Escadaria do Passo, na Ladeira do Carmo, em Salvador, ao lado do cantor Gerônimo. O show começa às 19h e tem entrada gratuita.
O artista apresentará canções do seu novo disco “Ubalafon”, que será oficialmente lançado em janeiro de 2025. Gil Félix traz em seu repertório referências de Gilberto Gil, Bob Marley, Jimmy Cliff, Olodum, Salif Keita e Bonga, unindo a cultura do Recôncavo Baiano à musicalidade caribenha e africana. “Ubalafon” foi lançado pela Mills Records no Rio de Janeiro com apoio do Conselho Sueco de Artes e da Academia SELAM, com canções já disponíveis nas plataformas digitais.
Com suas referências que vêm do afropop, bossa nova, samba reggae e outras fusões rítmicas entre a África Ocidental e a América do Sul, o artista baiano sobe ao palco como convidado do cantor Gerônimo na Terça da Bênção, fechando o Novembro Negro na capital baiana.
Bio
Gil Félix é músico, intérprete e compositor, iniciou sua carreira na década de 90, em Salvador, a partir da influência de clássicos do reggae, da cultura negra baiana, tradicional e atual. O primeiro álbum “Travesso”, produzido na Dinamarca, foi seguido por uma série de discos produzidos na Europa e no Brasil e de shows em festivais como o de Montreux, onde tocou diversas vezes.
Na Inglaterra, ficou por mais de dois anos no 1º lugar do ranking com “Capoeira” (Drum and Bass) e ”Qué alegría” (house music). Em 2008, lançou o álbum “Galan”, com uma versão de sucesso da música “ti, ti, ti, blah, blah”, de Jacob Miller, realizou diversos shows em São Paulo e por todo o Brasil. Na década de 90, Gil Félix formou a banda Passo 48, uma das pioneiras do reggae no Brasil, além de ter grande influência no cenário do reggae em Salvador, tendo inspirado e formado muitos músicos à época.
Desde 2020, Gil mora na Suécia, onde lançou, em 2021, o seu último álbum “Enfim”, uma produção internacional. Na Suécia, Gil Felix já se apresentou no Stockholm Culture Festival, Festival Latino, Latin Village, Brazilian Day, Katalin Jazz Club, Engelen Music Pub, Lasse i Parken, Kulturoasen, African Jazz Club e em encontros de música brasileira, latina e africana no Teatro Pygme em Estocolmo.
SERVIÇO:
Gil Félix canta “Ubalafon” e outros sucessos com Gerônimo na Terça da Bênção
Quando: 26 de novembro de 2024, às 19h (terça-feira)
Onde: Escadaria do Passo – Ladeira do Carmo, Salvador
Gratuito