Com o tema Onça Rainha e shows de Lia de Itamaracá, Xênia França e Almério, ingressos já estão à venda
Mais do que um evento de música, o festival Ópera da Serra da Capivara é uma verdadeira experiência de celebração do talento artístico brasileiro. Misturando música, teatro, circo e dança, o evento acontece entre os dias 22 e 27 de julho, no interior do Piauí, e reúne alguns dos principais nomes da música contemporânea nacional num cenário surpreendente: o Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio da humanidade e área com a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas.
No deslumbrante anfiteatro natural da Pedra Furada, Lia de Itamaracá é a artista convidada da noite de abertura da Ópera da Serra da Capivara. Figura icônica na cultura pernambucana e considerada uma guardiã viva das tradições do maracatu, Lia leva para o palco principal do festival o show A Ciranda do Mundo, na noite de 25 de julho, às 21h.
Com direção musical de Guga Fonseca, também responsável pelos teclados, Lia de Itamaracá surge acompanhada por Max Matias (bateria), Deco do Trombone, Ganga (percussões) e Lígia Fernandes (guitarra). O show traz as canções do disco mais recente, “Ciranda sem Fim”, de 2019. Entre elas: como Falta de Silêncio, Meu São Jorge, Desde Menina, Peixe Mulher, Bom dia Meu Amor e Relógio, essas duas últimas numa pegada mais bolero, gênero que Lia sempre curtiu e cantou “de brincadeira” em algumas apresentações. Intercalada às canções mais abertas em relação à géneros, e que na voz de Lia ganham a pisada da ciranda, o show traz também canções mais tradicionais do ritmo, como Minha ciranda, Preta Cirandeira, Quem me deu foi Lia, além de outros ritmos como coco (Moreninha do dente de ouro, Areia), carimbós e maracatus.
Na segunda noite do evento principal, dia 26 de julho, quem sobe ao palco da Ópera da Serra da Capivara, na Pedra Furada do Parque Nacional, às 21h, é Xênia França. Vencedora do Grammy Latino 2023 pelo álbum “Em Nome da Estrela”, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Português, a cantora e compositora baiana radicada em São Paulo desponta como um dos nomes mais proeminentes da música brasileira, na atualidade.
Xênia leva ao Festival Piauiense a sua sonoridade única com grooves desconstruídos, sintetizadores, arranjos psicodélicos numa viagem que vai do Jazz, MPB ao R&B criando uma atmosfera deslumbrante para a narrativa poética que exalta o sutil, o feminino e as tecnologias ancestrais como ferramentas de cura na sua voz. No repertório do show, a cantora celebra seu aclamado primeiro disco com canções conhecidas do seu público, como “Miragem” e “Pra que me chamas”, mescladas ao repertório do seu álbum mais recente, que inclui “Renascer” e “Ancestral Infinito”, além de composições do imaginário de Xênia, acompanhada de sua inconfundível banda, que carinhosamente chama de “Nave”.
Para fechar a 6ª edição, o convidado da noite é Almério com o novo show chamado “Neste Exato Momento”. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2018, Almérioé natural de Altinho (PE) e é um dos principais expoentes da atualidade na MPB. Em 2020 foi indicado ao Grammy Latino com o CD Acaso Casa, em parceria com Mariene de Castro. Lançou, em 2021, seu álbum “Tudo é Amor – Almério canta Cazuza”. Lançou em 2022 o álbum ao vivo Almério & Martins, show com o qual circulou grande parte do Brasil em 2022 e 2023. Recentemente lançou a música Quero Você, feat com Maria Bethania e que integra a trilha sonora da novela RENASCER, da TV Globo. Almério fecha a edição 2024 da Ópera da Serra Capivara com seu show no dia 26 de julho, às 21h.
O primoroso lineup do festival é composto também pelo “Ópera na Cidade”, etapa que antecede o evento principal e acontece na praça principal da cidade sede do Parque, São Raimundo Nonato. Por lá, nos dias 22 e 23 de julho, sobem ao palco Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura e Jacurutrio, Isadora D’Lavor, e Filipe Catto.
Confira a programação completa do festival:
“ÓPERA NA CIDADE” – (Praça do Abrigo, cidade de São Raimundo Nonato- PI)
Dia 22/07
20h: Flaira Ferro e Lucas Dan
21h30: Duduca Moura e Jacurutrio
Dia 23/07
20h: Isadora D’Lavor
21h30: Filipe Catto
“ÓPERA DA SERRA DA CAPIVARA” -(Parque Nacional da Serra da Capivara – Anfiteatro da Pedra Furada)
Dia 25/07
19h: Ato Onça Rainha
21h: Lia de Itamaracá
Dia 26/07
19h: Ato Onça Rainha
21h: Xênia França
Dia 27/07
19h: Ato Onça Rainha
21h: Almério
Os ingressos para o “Ópera da Serra da Capivara” têm valor de R$ 199,00 (meia- entrada solidária, mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento), no site www.operadaserradacapivara.com.br. A “Ópera na Cidade” tem entrada franca.
Para programação completa, ou mais informações acesse o operadaserradacapivara no Instagram ou o site oficial do evento.