O espetáculo “‘Os Guardiões de Histórias’” será apresentado pelo Grupo Teatro Sustentável entre os dias 03 e 12 de junho em escolas públicas
Em um mundo onde a igualdade é mais do que um ideal, mas uma necessidade vital, o Grupo Teatro Sustentável convida a embarcar em uma jornada emocionante com o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’.
“A igualdade é um direito, não um privilégio”, segundo a ativista Malala Yousafzai. E é com essa mensagem que o espetáculo será apresentado com o patrocínio da Bayer, em escolas públicas de Simões Filho, Camaçari e Dias d’Ávila (BA), entre os dias 03 e 12 de junho.
A partir do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC) e do Ministério da Cultura, a peça ‘Os Guardiões de Histórias’ promete uma jornada inesquecível em 65 sessões a serem realizadas em 10 cidades brasileiras.
Por meio de uma encenação lúdica e encantadora, a peça resgata a ancestralidade africana e celebra os heróis negros que moldaram a história do Brasil. Em vez de efeitos visuais high-tech, o Teatro Sustentável utiliza a beleza simples da criatividade, transformando materiais do dia a dia em elementos cênicos únicos.
“O teatro é uma ferramenta poderosa para abrir os olhos das crianças para questões sociais importantes, como a luta contra o racismo”, diz Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’ prende o público. Inspirado no texto da dramaturga Ryane Leão, sob a direção de Abigail Wimer e assistência de Maria Bia Martins, as apresentações prometem cativar principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar a magia do teatro ao vivo.
As composições de Eneida Soller e a trilha sonora de Alexandre Mihanovich completam a experiência, adicionando uma dimensão mágica ao espetáculo, inspirando sonhos e a imaginação. Tudo para fortalecer a mensagem antirracista.
“Acreditamos que o teatro tem o poder de despertar a consciência crítica e promover a empatia. Com ‘Os Guardiões de Histórias’, fortalecemos a autoestima das crianças e promovemos a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa”, finaliza Christiane Deucher.
Sinopse:
Dois guardiões de histórias embarcam em uma missão para nos ajudar a resgatar nossa verdadeira história. Mensageiros ancestrais responsáveis por proteger nomes de descendentes de reis e rainhas africanos que transformaram o Brasil, eles nos convidam a um mergulho em nossas raízes.
Por meio da identificação com os personagens históricos, as crianças descobrem a grandiosidade da cultura africana e a importância da luta antirracista. Figuras como Dandara dos Palmares ganham vida e inspiram as novas gerações a seguirem seus passos na construção de um futuro mais justo e igualitário.
“Os Guardiões de Histórias” é um convite à ação, um chamado para que todos se unam na luta contra o racismo. Com o lúdico e a inspiração, o espetáculo fortalece a autoestima das crianças negras e promove a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa.
Ficha técnica:
- Título: Os Guardiões de Histórias
- Inspiração: Texto de Ryane Leão
- Direção: Abigail Wimer
- Assistente de Direção: Maria Bia Martins
- Composições: Eneida Soller
- Trilha Sonora: Alexandre Mihanovich
- Direção Musical: Abigail Wimer
- Produção Artística e Coordenação: Alcione Alves
- Assistente de Produção: Françoise Plas
Serviço:
Apresentações da peça “Os Guardiões de Histórias”
Simões Filho (BA)
Data: 03/06/2024
Horários: 09h, 10h20 e 14h20
Escolas: Centro Educacional Santo Antônio, Escola Municipal Clarice Ferreira e Escola Municipal Joselita Pereira Leal
Endereço: Av. Rui Barbosa – S/N – Centro
Data: 04/06/2024
Horários: 09h, 10h20 e 14h20
Local: Escola Municipal Maria Quitéria
Endereço: Rua Almirante Barroso, S/N – Cristo Rei
Camaçari (BA)
Data: 05/06/2024
Horários: A confirmar
Local: Escola Municipal Professora Ilda Leal Um da Silva
Endereço: Av. Oeste, S/N
Data: 06/06/2024
Horários: 09h, 10h40, 14h e 15h40
Local: Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza
Endereço: Rua Parati, S/N – Volta do Rubalo
Data: 07/06/2024
Horários: A confirmar
Local: Escola Municipal Sônia Regina
Endereço: Rua da Flecha, S/N
Dias d’Ávila (BA)
Data: 10/06/2024
Horários: 08h30 e 10h
Escolas: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade + Escola Municipal Anita Rodrigues
Endereço: Rua da Holanda, S/N – Urbis
Data: 10/06/2024
Horários: 14h
Local: Colégio Municipal Laura Folly
Endereço: Avenida Raul Seixas, S/N
Data: 11/06/2024
Horários: 09h e 10h30
Escolas: Escola Municipal Madre Diamantina + Centro Educacional Normélio Moura da Costa
Endereço: Rua Walter Seixas, 288 – Genaro
Data: 11/06/2024
Horários: 13h30
Local: Escola Municipal Altair da Costa Lima
Endereço: Rua Getúlio Vargas, S/N – Centro
Data: 12/06/2024
Horários: 09h
Local: Centro Educacional Padre Camilo Torrend
Endereço: Rua Tocantins, S/N – Cristo Rei
Sobre o Teatro Sustentável
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.
O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.
As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos. Mais informações no site