Por Rosana Andrade
Uma instituição italiana criou, em 2002, o Dia Mundial dos Gatos, celebrado todo dia 17 de fevereiro. A data tinha como objetivo promover uma companha contra os maus tratos que esses animais sofriam e sofrem até hoje. Diversos tutores, apaixonados pelo animal, instituições e ONGs aderiram o dia e muitos comemoram a data dedicada ao felino.
Ah os gatos! Entrar no mundo deles é um caminho sem volta. Roubam seu coração de uma forma tão profunda que não há a menor chance de escapar. Daí é ladeira abaixo, eles passam a dominar o ambiente em que vivem. Eu descobri o mundo maravilhoso dos gatos há muito tempo e não vivo sem eles.
A sua casa? Você não manda mais nela, são eles, bolinhas de pelos fofinhas que ditam as regras. Suas roupas mudam de composição e passam e ser 20% algodão ou qualquer outro material e 80% de pelos. O aspirador de pó e o rolinho de tirar pelos vão ser seus amigos inseparáveis.
Sabem aquelas cortinas, cadeiras de tecido, sofás ou tapete de yoga? Uma hora vai virar alvo deles. Sua cama e suas noites de sono, nunca mais serão as mesmas. Já se imaginou ficar por horas na mesma posição com pena de incomodar o inocente felino que dorme e ronrona de maneira tão fofa? E eles vão achar de brincar de pega-pega, caso sejam mais de um em plena madrugada e o percurso da brincadeira inclui passar por cima de você que está tentando relaxar na sua cama. Do nada, ele vai ser encontrado dormindo tranquilamente dentro do armário da cozinha, do guarda-roupa, da pia do banheiro, depois de você já estar em desespero achando que ele fugiu.
E o que dizer da obsessão deles por sacolas, em especial as de papel e caixas de papelão? Você se empolga, compra caminha, brinquedinhos, etc. e eles muitas vezes ignoram tudo isso e vão brincar com uma bolinha de papel, de preferência que ele pegou no lixo para reciclagem.
Privacidade é algo bem relativo quando se tem gatos, eles não conseguem ver uma porta fechada, que já começam a miar para você abrir e no menor vacilo você vai tomar banho ou usar o vaso sendo observado pelo seu bichinho. E provavelmente algum dia, sua casa vai receber uma chuva branca de migalhas do rolo de papel higiênico que ele destruiu. Ainda bem que eles preferem o papel limpo!
Ele vai requisitar sua atenção nos momentos em que ele acha que deve, seja deitando no computador que você estiver usando ou livro que estiver lendo, puxando sua mão com a pata e te dando mordiscadas para que você não pare.
Mas, tenha certeza que você vai abstrair todas as travessuras do seu bichano e ficar feito bobo a cada pose que ele fizer, principalmente dormindo e a galeria de fotos do seu celular vai ser praticamente tomada por registros de momentos fofos e engraçados deles. No meu caso todas as fotos que ilustram essa matéria, são dos meus momentos de boba.
Segundo uma pesquisa feita pelo Euromonitor contabilizou que em 2022 existiam 168 milhões de “pets” brasileiros, destes, 34 milhões são gatos.
O gato é um animal que simboliza a independência, a sabedoria, a sensualidade, a sagacidade, o equilíbrio. Além disso, esse animal místico representa a fusão do espiritual e do físico e seu simbolismo é muito diverso, oscilando entre as tendências benéficas e maléficas.
Na antiguidade egípcia, eram animais adorados como deuses, e também são reverenciados nas culturas birmanesa, celta, persa e nórdica, sendo que em todas há referência desse animal associado aos deuses mitológicos.
Para a médica veterinária especializada em medicina de felinos do Veros Hospital Veterinário, Camila Ferreira, a data pode ser uma ótima oportunidade para os amantes de gatos refletirem sobre o papel especial que esses animais desempenham em suas vidas e para promover a conscientização sobre o bem-estar dos gatos, incluindo a adoção responsável, cuidados veterinários e esterilização para controle populacional.
Assim como todos os animais, os gatos também necessitam de cuidados especiais. A médica, além de listar quais são os cinco pilares do bem-estar da espécie, também listou algumas curiosidades dos felinos.
Cuidados:
Alimentação balanceada: Certifique-se de fornecer uma dieta equilibrada e nutritiva para o seu gato, seja através de ração comercial de alta qualidade ou alimentos preparados em casa, seguindo as orientações de um veterinário;
Hidratação: Mantenha sempre água limpa e fresca disponível para o seu gato. Alguns gatos preferem beber água corrente, então uma fonte de água pode ser uma boa opção;
Higiene: Escove regularmente o pelo do seu gato para ajudar a evitar bolas de pelo e emaranhados. Além disso, mantenha a caixa de areia limpa, pois os gatos são animais muito higiênicos;
Visitas ao veterinário: Leve seu gato ao veterinário regularmente para exames de rotina, vacinações e tratamento preventivo contra pulgas, carrapatos e vermes;
Enriquecimento ambiental: Proporcione brinquedos, arranhadores e locais para o seu gato escalar e se esconder. Isso ajuda a manter seu gato mentalmente estimulado e fisicamente ativo.
Curiosidades:
Ronronar: Os gatos ronronam não apenas quando estão felizes, mas também quando estão estressados, doentes ou precisam de conforto.
Flexibilidade: Os gatos são incrivelmente flexíveis e podem girar seus corpos em pleno ar para aterrissar em pé, graças ao seu sistema vestibular altamente desenvolvido.
Comunicação: Os gatos se comunicam de várias maneiras, incluindo miados, ronronar, urinar, marcar território com as glândulas faciais e corporais, além de linguagem corporal sutil,
Limpeza: Os gatos passam cerca de um terço de seu tempo se limpando. Eles têm línguas ásperas que ajudam a remover sujeira e pelos soltos;
Dormir: Os gatos são conhecidos por dormir bastante, podendo chegar a até 16 horas por dia. Isso é uma adaptação de seus ancestrais selvagens, que precisavam economizar energia para caçar.
E, provando que esses bichinhos são mais que encantadores, cantados em versos, prozas, musicais e filmes dedicados a eles, fiquem com em trecho “Ode ao gato” de ninguém menos que Pablo Neruda.
“Os animais foram imperfeitos, compridos de rabo, tristes de cabeça.
Pouco a pouco se foram compondo, fazendo-se paisagem, adquirindo pintas,
graça, voo. O gato, só o gato apareceu completo e orgulhoso
nasceu completamente terminado, anda sozinho e sabe o que quer.
O homem quer ser peixe e pássaro, a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado, o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha, o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato quer ser só gato e todo gato é gato do bigode ao rabo,
do pressentimento ao rato vivo, da noite até seus olhos de ouro.”
Tá olhando o quê humano, quem manda sou eu e acabou! Minha gata Mi, de 15 anos, em toda sua plenitude como rainha da zorra toda.
E para derreter seu coração…
O Ron-Ron do Gatinho (Adriana Calcanhotto)
O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.
É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.
No passado se dizia
que esse ron-ron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.
Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito
não é doença – é carinho