Fisiculturista Leonardo Stocco defende que o segredo da longevidade está nos músculos, não apenas no calendário
O brasileiro está vivendo mais. No caso dos homens, o prolongamento é de até oito anos nas próximas décadas. Segundo o documento Projeções de População, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, a expectativa média de vida masculina, que era de 73,1 anos em 2023, deve chegar a 81,7 em 2070. Mas viver mais não significa viver melhor.
De acordo com estudo da Clínica Mayo, publicado no JAMA Network Open com dados de mais de 180 países, há um descompasso médio global de nove anos entre expectativa de vida e expectativa de vida saudável, ou seja: anos vividos com alguma doença ou incapacidade. E nos Estados Unidos, onde essa diferença é ainda maior (12,4 anos), a saúde mental, os transtornos relacionados ao uso de substâncias e as condições musculoesqueléticas aparecem entre os principais fatores para o adoecimento.
O impacto da testosterona na longevidade masculina
Um ponto pouco discutido, mas crucial, é a queda natural da testosterona a partir dos 40 anos — processo que, nos homens, costuma ser gradual e constante, mas com impactos significativos sobre energia, massa muscular, disposição e saúde sexual. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), parte da diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres também está ligada à forma como cada corpo lida com alterações hormonais ao longo da vida.
Enquanto elas passam por uma queda abrupta de estrogênio na menopausa, eles enfrentam um declínio silencioso e progressivo de testosterona, que muitas vezes não é diagnosticado nem tratado. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), a falta de atividade física, a má alimentação e o estresse aceleram essa perda hormonal e, por consequência, o envelhecimento precoce.
Essa realidade reforça a necessidade de uma rotina ativa. Para Leonardo Stocco, empresário, fisiculturista e coach nutricional, o cenário é um alerta para adotar hábitos que preservem a saúde a longo prazo. “Não adianta ganhar anos de vida se eles forem marcados por dores, limitações e dependência. O objetivo precisa ser chegar à aposentadoria com autonomia, energia e disposição para aproveitar”, afirma o empresário, que é destaque no segmento de saúde por ter desenvolvido inovadores conceitos e produtos para se alcançar uma vida longeva com melhor qualidade de vida.
O conceito de “aposentadoria com dor”, como ele define, é cada vez mais comum em uma população que vive mais, mas mantém altos índices de sedentarismo. Stocco defende que a prática regular de exercícios de força e não apenas atividades aeróbicas é fundamental para preservar massa muscular, retardar perdas hormonais e proteger a saúde mental. Dados do British Journal of Sports Medicine (2023) reforçam: treinos regulares de musculação podem reduzir em até 25% os sintomas de ansiedade e depressão, além de melhorar sono e autoestima.
Leonardo — que, após um grave acidente de moto em 2011, transformou o fisiculturismo em ferramenta de recuperação física, mental e espiritual — destaca que não é preciso almejar o palco de competições para colher os benefícios da disciplina esportiva. “A consistência, a alimentação equilibrada e o cuidado com o corpo devem ser rotina para qualquer um que queira viver mais e melhor. É investir no único patrimônio que você leva para todas as fases da vida: a sua saúde”, conclui.
Sobre Leonardo Stocco
Leonardo Stocco é empresário, fisiculturista, personal trainer certificado pela ISSA e fundador da BetterU, marca focada em saúde integral. Antes de mergulhar no universo esportivo, foi sócio do Colégio Stocco, da academia de jiu-jitsu Yassuda BJJ e do restaurante saudável Les Potes de Paris. Em 2023, passou a se dedicar integralmente ao fisiculturismo, participando de competições nacionais da IFBB. No ano seguinte, iniciou uma sequência de cursos nos Estados Unidos para se especializar. Atualmente, Stocco finaliza ainda um curso de Coach Nutricional. Sua trajetória é marcada pela superação de um grave acidente de moto em 2011, que fortaleceu sua disciplina e reforçou o esporte como ferramenta de equilíbrio físico e mental – história de vida que acentuou ainda mais seu comprometimento com sua trajetória de empreendedorismo, permeada de sucesso em todos os projetos que participa.















