No Mês da Consciência Negra, lançamento da Moderna homenageia quem dedicou a vida a ajudar pessoas pretas a amarem a si próprias e a lutar por respeito e justiça
O que faz alguém inesquecível? Se você pudesse listar rapidamente pessoas inesquecíveis, quem estaria na sua lista? Por quê? No Mês da Consciência Negra, jovens leitores podem encontrar em Inesquecíveis, obra da escritora e ativista Kiusam de Oliveira e recém-lançada pela Moderna, a oportunidade de conhecer ou relembrar personalidades que jamais deveriam ser excluídas da memória por um motivo muito relevante: a luta contra o racismo que tanto machuca nossa sociedade.
Inesquecíveis é um forte e potente poema que exalta as pessoas que marcaram profundamente a vida da autora “com seus feitos, seus sonhos, com suas lutas, com suas ousadias”. Kiusam homenageia quem dedicou a vida a estimular, de diferentes formas e exemplos, as pessoas pretas a amarem a si próprias e a exigirem sempre mais justiça social, igualdade e respeito.
O título faz referência à permanente batalha contra o esquecimento de negros e negras que protagonizam movimentos históricos, artísticos e culturais importantes, mas que acabam apagados ou subalternizados no imaginário coletivo. Sem esquecer das pessoas próximas, do convívio familiar, que influenciam e interferem na trajetória de vida de cada indivíduo.
As personalidades homenageadas são retratadas nas marcantes ilustrações de Rodrigo Andrade, parceiro de Kiusam em diversas outras obras, que usa neste livro a estética afrofuturista propondo uma nova perspectiva do olhar e enriquecendo a narrativa com diversas referências culturais e históricas.
Sobre a autora
Formada em pedagogia, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Educação e ativista do Movimento Negro Unificado (MNU), Kiusam de Oliveira é uma das mais importantes escritoras de Literatura Infantil do Brasil. Suas obras reconstroem as histórias de pessoas negras que, por muito tempo, foram invisibilizadas ou estereotipadas nas literaturas e que não tinham o direito de encontrar suas narrativas nos livros que liam.
Kiusam já venceu inúmeros prêmios literários, entre eles o ProAC Cultura Negra 2012 pela obra O mundo no black power de Tayó(Editora Peirópolis, 2013), considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos. Além de autora, Kiusam atua como pesquisadora, consultora e formadora de profissionais da educação na perspectiva antirracista. Também é bailarina, coreógrafa e artista multimídia. Inesquecíveis é o seu primeiro livro publicado pela Moderna.
Ficha Técnica
Inesquecíveis
Coleção Veredas
Autora: Kiusam de Oliveira
Ilustrações: Rodrigo Andrade
Faixa etária A partir de 10 anos
Número de páginas: 48