Com mais de 30 anos de trajetória na música sendo cantor, compositor e músico autodidata, o versátil instrumentista baiano J Ribeiro apresenta o projeto “Samba Bossa Nova”, uma homenagem à sofisticação e à ancestralidade desses gêneros nascidos na Bahia que revolucionaram o cenário musical brasileiro. Nos dias 28 e 29 de agosto, às 19 horas, no Teatro Gamboa, o artista apresenta um show de formato intimista, com voz, violão e contrabaixo acústico, onde resgata a essência da Bossa Nova e do Samba, evidenciando a forte influência da Bahia na construção dessas estéticas musicais. Ingressos à venda na plataforma Sympla a R$ 40,00 a inteira.
A partir de um repertório que transita entre clássicos consagrados e composições autorais, o artista propõe uma escuta sensível e refinada, conectando passado e presente com o saudosismo da música baiana. O projeto visa circular por diferentes espaços culturais de Salvador, difundindo para diferentes gerações a musicalidade de nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi, reafirmando a Bahia como berço e inspiração para essas linguagens que atravessam o jazz, o samba de raiz e a poesia cotidiana.
O projeto teve uma pré-estreia intimista no Pub Casa N1, no Barbalho, no dia 31 de julho, e estreia oficialmente no Teatro Gamboa, nos dias 28 e 29 de agosto, às 19h, abrindo caminho para uma circulação por espaços culturais da cidade, ampliando o contato com diferentes públicos.
Mais que um show, Samba Bossa Nova é um convite à escuta atenta e ao reencontro com a memória musical do Brasil e da Bahia. Unindo tradição e criação, J Ribeiro reafirma o poder da música como ponte entre gerações, territórios e afetos, celebrando a arte como instrumento vivo de identidade e pertencimento.
Prepare-se para uma noite de emoção e alegria, onde cada canção te convida a cantar, dançar e se conectar com a música baiana. Venha celebrar com J Ribeiro essa festa de sons que aquece a alma e transforma o encontro em pura celebração da música popular baiana e brasileira!
SERVIÇO
Show: Samba Bossa Nova com J Ribeiro
Data: 28 e 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Teatro Gamboa – Rua Gamboa de Cima, 3, Dois de Julho, Salvador – BA
Ingressos: Sympla
Classificação indicativa: Livre
Link do sympla: https://www.sympla.com.br/evento/samba-bossa-nova/3054767
Mais informações: @oficialjribeiro | @teatrogamboa
FICHA TÉCNICA
Voz e Violão – J Ribeiro
Contrabaixo – Daniel Argolo
Direção de Produção e Iluminação – Letícia Aranha
Assistência de Produção – Caique Dantas
Técnico de Som – Alan Carvalho
Roadie – Duca Vasconcelos
Assessoria de Imprensa – Ana Paula Prado
Social Mídia – Matheus Vieira
Mais sobre J Ribeiro
Nascido em Salvador, teve a sua iniciação musical ainda menino, com o bloco percussivo Poluição, no bairro do Barbalho. Dedicou-se à música, tendo como referência João Bosco, em sua formação como violonista na adolescência. É também admirador de renomados artistas contemporâneos como Lenine, Zeca Baleiro e Paulinho Moska.
Em seu 1º álbum, “Macumba”, J Ribeiro utilizou uma abordagem quase alquímica, mesclando elementos da MPB, rock, reggae e pitadas nordestinas, em constante conversação. O álbum, produzido por ele e lançado de forma inteiramente independente, contém composições suas e parcerias com compositores ilustres do cenário independente da música pop baiana. Destaca-se na carreira de J Ribeiro sua participação no show “Dia de Encontro”, junto à banda Diamba e ao grupo Chimaruts; uma mistura de sons, em que J Ribeiro fez sua música falar alto.
Em “SAUDADE”, um EP e que também é o nome da música de trabalho do disco, sem perder a sua influência urbana, J Ribeiro expressa a linguagem das ruas e das paisagens da capital baiana que povoam em suas letras. Esse trabalho traz canções inéditas, com harmonias mais suaves que a do trabalho anterior e um tom mais intimista, e com uma influência urbana se misturando com a cultura popular que pulsa em suas canções, expressando-se na referência a personagens da cultura afro-brasileira e do sertão baiano.
Neste álbum, J Ribeiro compartilha composições com parceiros de renome, a exemplo das músicas “Samba de malandro” e “Temor da paixão”, com Uriel Marques, e “Pra sempre te amar”, com Marcelo Flores. As canções exalam as influências musicais do cantor e compositor: a inspiração em João Bosco e Lenine estão fortemente presentes na batida de seu violão e nos arranjos vocais e melódicos. O disco é composto por músicas que passeiam por estilos como afoxé, samba, bossa, blues e muita MPB, terreno de destaque do artista.















