Todas as quartas-feiras têm gratuidade na entrada, além do último domingo do mês; programação conta com a participação de artistas e educadores
Em janeiro, mais dias de visitação no Inhotim. O maior museu a céu aberto da América Latina estende o seu funcionamento também às terças-feiras, com uma programação especial desenvolvida pela equipe de Educação para o mês das férias escolares. Com atividades diárias, como a Visita Panorâmica e as oficinas artísticas, o Inhotim é um espaço de encontros e de conhecimento, combinação ideal para começar o ano em contato com arte, natureza e educação.
As quartas seguem gratuitas, além do último domingo do mês (em janeiro de 2025, dia 26). Confira o Guia Inhotim Gratuito para garantir sua entrada grátis no Instituto. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente pela Sympla.
No dia 18 de janeiro, sábado, o Próxima Parada: Inhotim, programa quedisponibiliza o transporte coletivo gratuito saindo de regiões de Brumadinho para o Inhotim, convida as comunidades de Aroucas, Eixo Quebrado e Águas Claras para embarcarem em um dia de visitação no Inhotim.
Já o Ateliê Circulante traz seis edições para o mês de janeiro, com educadores e artistas: “Palavras de Verão” propõe uma atividade dentro da obra Piscina (2009), de Jorge Macchi, para construir palavras e frases que nos lembram sobre a importância do descanso; “Recriando Imagens e Narrativas: a arte da colagem manual”, com a artista Domitila de Paulo,convida à experimentação ao recortar e deslocar imagens de seus contextos originais, criando cenários e narrativas; “Aquarela das Plantas” incentiva a observação detalhada e a percepção da paisagem em um exercício que usa a aquarela; “O que você leva na bolsa?”, com a artista Juliana de Oliveira, reflete sobre como os objetos que carregamos mostram nossas histórias, personalidades e desejos por meio da técnica da escultura; “Desconstruindo limites” cria intervenções únicas em grades e telas, ressignificando as possibilidades de liberdade e superação; e “Transfigurando Jardins” se inspira nos elementos pictóricos apresentados por Carroll Dunham em sua obra Garden 1-5 (2008) e convida o público a criar elementos e seres que compõem um jardim, com sementes, folhas, galhos, linhas, lã, miçangas, sisal, materiais de modelagem e madeira.
De terça a domingo, às 10h30, a Visita Panorâmica convida as pessoas visitantes a participarem de um trajeto que apresenta destaques botânicos e artísticos, narrativas que remetem às origens do Inhotim e um panorama do que há para ser visto, hoje. Para participar, basta se inscrever na Recepção a partir das 10h.
Confira a programação completa de janeiro no Inhotim:
Ateliê Circulante
Imagine encontrar um ateliê a céu aberto durante sua visita ao Inhotim. O Ateliê Circulante entende todos os espaços do museu e jardim botânico como lugares de vivência que envolvem diversas linguagens artísticas. A cada semana, nosso ateliê migra para um local diferente, investigando como cada espaço nos ajuda a descobrir formas de criar e experimentar a arte e natureza.
Palavras de Verão
2, 3, 4, 5, 7, 8, 9 e 10 de janeiro, às 14h
Por Filipe Camato
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Jorge Macchi, Piscina (2009) [A15]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas, a atividade poderá ser cancelada.
Na estação mais solar do ano, o público do Inhotim é convidado a pensar o lazer a partir do acervo do museu. O que fazemos quando não há nada para fazer? Dentro da obra Piscina (2009), de Jorge Macchi, serão construídas palavras e frases que nos lembram sobre a importância do descanso. Traga sua roupa de banho.
Recriando Imagens e Narrativas: a arte da colagem manual
11 e 12 de janeiro, às 14h
Com Domitila de Paulo (MG)
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Galeria Praça [G3]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas intensas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
A colagem manual é um convite à experimentação: recortando e deslocando imagens de seus contextos originais, criamos cenários e narrativas, ressignificando o que vemos. Nesta oficina, conduzida pela artista Domitila de Paulo, vamos mergulhar nesse processo, experimentando o gesto de cortar para além dos formatos normativos e da obviedade, construindo significados inéditos.
Aquarela das Plantas
14, 15, 16 e 17 de janeiro, às 14h
Por Daniela Brandão e Victória Brandão
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Jardim Sombra e Água Fresca [J8]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
Partindo do encontro entre arte e natureza, a equipe de Educação do Inhotim convida o público a investigar composições, formas, contrastes e diversos padrões de cores presentes nas espécies do Jardim Botânico. A atividade incentiva a observação detalhada e a percepção da paisagem em um exercício que usa a aquarela para inspirar quem participa a expressar e perceber o ambiente ao redor.
O que você leva na bolsa?
18 e 19 de janeiro, às 14h
Com Juliana de Oliveira (MG)
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Rirkrit Tiravanija, Palm Pavilion (2006 – 2008) [A18]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
O que você carrega na bolsa, na carteira ou no bolso da calça todos os dias? Uma maquiagem, uma caneta ou um documento de identidade? Na oficina O que você leva na bolsa?, a artista Juliana de Oliveira nos convida a refletir sobre como os objetos que carregamos mostram nossas histórias, personalidades e desejos por meio da técnica da escultura.
Desconstruindo limites
21, 22, 23, 24, 25 e 26 de janeiro, às 14h
Por Fernanda Morais
25 vagas I Duração: 2 horas | Local: Rommulo Vieira Conceição, O espaço físico pode ser um lugar complexo, abstrato e em construção (2021) [A25]* | Inscrições no local a partir das 10h30 | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
Na busca por novos significados, transformamos as grades em formas de expressão que nos levam a imaginar a vida para além dos limites. Ora como barreira física, ora como metáfora da vida, estão presentes em trabalhos de alguns artistas do acervo do Inhotim, como Dóris Salcedo, Cildo Meireles e Rommulo Vieira Conceição. Nesta oficina, cada participante vai criar intervenções únicas em grades e telas, ressignificando as possibilidades de liberdade e superação.
Transfigurando Jardins
28, 29, 30 e 31 de janeiro, das 14h às 16h
Por Paula Libertad
25 vagas | Duração: 2 horas | Local: Carroll Dunham [G22]* | Inscrições no local a partir das 14h | Classificação Indicativa: Livre
*Na ocorrência de chuvas, a atividade será transferida para o Centro de Educação e Cultura Burle Marx.
Com inspiração nos elementos pictóricos apresentados por Carroll Dunham em sua obra Garden 1-5 (2008) e em estímulos do entorno da galeria, composta por paisagens planejadas e de vegetação espontânea, convidamos o público a criar elementos e seres que compõem um jardim. Para isso, serão utilizados sementes, folhas, galhos, linhas, lã, miçangas, sisal, materiais de modelagem e madeira.
Visita Panorâmica
De terça a domingo, às 10h30
25 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Recepção | Inscrições no local a partir das 10h | Classificação Indicativa: Livre
Venha conhecer a história e as coleções do Inhotim. Na companhia de nossos educadores e educadoras, a pessoa visitante participa de um trajeto que apresenta destaques botânicos e artísticos, narrativas que remetem às origens do museu e um panorama do que há para ser visto, hoje.
Próxima Parada Inhotim
Edição Edição Aroucas + Eixo Quebrado + Águas Claras
18 de janeiro, às 9h30
40 vagas | Local: saída da Igreja de Sant’ana (Aroucas), com parada no Campo de Futebol do Eixo Quebrado (Rodovia José Silva Martins, 121) e na Igreja de Nossa Senhora do Belo Ramo (Águas Claras) | Retorno às 15h30 | Inscrições via formulário | Classificação Indicativa: Livre
Nas férias, o Próxima Parada convida as comunidades de Aroucas, Eixo Quebrado e Águas Claras para embarcarem em um dia de visitação no Inhotim. Não se esqueça de vir com roupas e calçados confortáveis, traga a sua garrafinha de água e participe de um dia repleto de programações e novidades no museu.
Exposições Temporárias
Esconjuro, de Paulo Nazareth
Curadoria de Beatriz Lemos e Lucas Menezes
Tendo como pontos de partida as relações entre história, território e deslocamentos, o artista Paulo Nazareth ocupa a Galeria Praça e outros espaços. A segunda estação de Esconjuro, a primavera, foi inaugurada em 23 de novembro de 2024 e chega com foco na transmutação e na transformação, nos trânsitos e nas migrações.
Galeria Praça [G3]
Até fevereiro de 2026
Tangolomango, de Rivane Neuenschwander
Curadoria de Beatriz Lemos, Douglas de Freitas e Júlia Rebouças
Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, MG) exibe uma de suas maiores exposições individuais. Tangolomango (2024)apresenta temas que aparecem no conjunto de suas obras, como infância, medo, memória, política e linguagem. Deste modo, investiga a elaboração do medo e da infância como chave para discutir a política e instituições autoritárias.
Galeria Mata [G1]
Até março de 2026
Apenas depois da chuva (2024), Rebeca Carapiá
Curadoria de Beatriz Lemos e Deri Andrade
Lago True Rouge
Até agosto de 2026
Rebeca Carapiá apresenta Apenas depois da chuva (2024), instalação escultórica comissionada composta por 20 peças, que reflete sobre a relação entre a água e o território, explorando a abstrata escrita encontrada nos seus desenhos e esculturas. A instalação é uma continuação da pesquisa de Carapiá sobre a interação de elementos naturais e escultóricos, formas e paisagens.
Homo sapiens sapiens, Pipilotti Rist
Curadoria de Douglas de Freitas e Lucas Menezes
Galeria Fonte [G4]
Até agosto de 2026
A suíça Pipilotti Rist, referência da videoarte mundial, traz a obra imersiva Homo sapiens sapiens (2005), filmada há quase vinte anos nos jardins do Inhotim, originalmente apresentada na Bienal de Veneza. A instalação questiona e celebra a conexão entre o indivíduo e o universo, refletindo sobre temas como fantasia, sonho, humor, desejo e erotismo.
Ensaios sobre paisagem
Curadoria de Douglas de Freitas e Deri Andrade
Galeria Lago [G6]
Até julho de 2025
Por meio de pintura, desenho, fotografia e escultura, Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia ressignificam a paisagem. Os trabalhos atravessam a pauta global dedicada às discussões, à pesquisa e aos efeitos das mudanças climáticas, bem como ancestralidade, artificialidade, tempo, metamorfose e arqueologia.
Giro (2023), Luana Vitra
Curadoria de Deri Andrade
Galeria Marcenaria [G9]
Até fevereiro de 2026
A multiartista de Contagem (MG) carrega em seu trabalho a experiência das paisagens minerais e industriais do seu entorno e as referências familiares ligadas aos ofícios do seu pai, torneiro mecânico, e da sua mãe, professora, para elaborar um ambiente imersivo no qual gesto e forma encontram materiais como o cobre e o barro. Comissionado pelo Inhotim, o trabalho traz como elementos materiais vasos de cerâmica, pedras que integram os caminhos do Inhotim e peças em cobre, propostos para estabelecer questionamentos sobre as relações desenvolvidas com a paisagem, sobretudo a de Minas Gerais.
O Barco (2021), Grada Kilomba
Curadoria de Júlia Rebouças e Marilia Loureiro
Galeria Galpão [G11]
Até fevereiro de 2026
Com mais de cem blocos de madeira, Kilomba retrata o fundo das embarcações que levavam pelo oceano milhões de corpos africanos escravizados. Ao longo do deslocamento pelos blocos, o público depara-se com um poema escrito por ela e traduzido para seis línguas: yoruba, kimbundu, crioulo de Cabo Verde, português, inglês e árabe da Síria.
INFORMAÇÕES GERAIS
INSTITUTO INHOTIM
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças.
ENTRADA
Inteira: R$ 50,00* | Meia-entrada**: R$ 25,00.
*A partir de janeiro de 2025, valores atualizados: Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada: R$ 30,00.
**Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/
ENTRADA GRATUITA
Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.
Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;
Domingo Gratuito: último domingo do mês é gratuito;
LOCALIZAÇÃO
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.