O cuidado especial, exclusivo e atendimento personalizado fazem com que o público invista no artesanal
A conquista pelo formato do artesanato chega ao mundo das joias, que além de receber atenção especial, traz modelos exclusivos e obtém histórias memoráveis em cada peça. E o investimento tem crescido cada vez mais.
O aumento deste mercado tem sido visível, já que nos últimos cinco anos, pondera-se uma porcentagem de mais de 18% de crescimento. O tamanho do mercado brasileiro de joias chegou em US$ 3,59 bilhões em 2024, e poderá atingir US$ 5,34 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 8,31% durante o período de previsão (2024-2029).
A demanda por novas variedades e designs de joias, especificamente de marca, está acelerando o crescimento do mercado. Que, além de trazer a influência da moda atual, aplica-se a cultura sustentável valorização dos processos manuais realizados por Bárbara Maciel.
A fundadora do Maciel Ateliê aplica o nascimento e crescimento do Ateliê aos sentimentos únicos de realizar o trabalho artesanal nas peças, trazendo significados particulares a cada uma delas e acessibilizando a compra.
A busca pelo artesanal reflete também na mudança no comportamental, que além de trazer autenticidade e qualidade, contribui para a valorização do meio ambiente em reutilizar joias antigas.
Com isso, a sustentabilidade nas joias artesanais está cada vez mais evidente, já que esse segmento tem buscado a redução de impactos ambientais e conscientização do consumidor.
Diferente das grandes produções, a confecção artesanal destaca o uso consciente de materiais, como metais reciclados e pedras reaproveitadas, minimizando a extração de novos recursos naturais.
No e-commerce ou na loja física, os clientes podem escolher o modelo de diversos formatos, pedras, materiais, texturas e tamanhos. Com esse diferencial, o produto torna-se ainda mais atrativo e competitivo no mercado, concorrendo diretamente com lojas de varejos.
Sobre o Maciel Ateliê
O Maciel Ateliê nasceu em meio ao caos de 2020, com o propósito de criar peças únicas, com significado particular. As diversas formas de inspiração vieram desde a idade média até o design contemporâneo. Um dos principais pontos de partida do ateliê é preservar o trabalho artesanal, desde a fundição do metal até o acabamento final. Todas as alianças são feitas juntas, em pares, acompanhando todo o processo uma ao lado da outra, assim como devem permanecer até o final. O carinho depositado na elaboração de cada peça pode ser sentido a todo momento. Tudo isso faz com que cada peça seja única em seus detalhes, suas formas e, principalmente, no significado que carregam.