Programa vai ao ar neste domingo (29), a partir das 16h com apresentação de Júlio Madaglia e Roberta Martinelli
Neste domingo (29/9), o soteropolitano Rafael Xavier se apresenta na estreia da temporada 2024 do Prelúdio, tocando o “1º Movimento do Concerto nº 3 para trompa“, de Mozart. Com apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli, o programa vai ao ar na TV Cultura e, simultaneamente, na Rádio Cultura FM (103.3).
Com 22 anos, Xavier vive atualmente em São Paulo,toca na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e é estudante de Licenciatura em Música na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Em 2024, participou do 12º Festival Sesc de Música de Pelotas, com os professores Bernardo Silva e Alma Liebrecht.
Também participou de importantes turnês internacionais pela Europa. Em 2018, com a pianista Martha Argerich, e em 2022, com a Orquestra NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Apresentou-se ao lado da renomada pianista Maria João Pires, tocando em grandes salas europeias.
O jovem iniciou seus estudos na trompa em 2012, com apenas dez anos de idade, através de aulas de musicalização ministradas pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).
Ele concorre na edição com a violinista hispano-brasileira Mihaela Cinstitu (23 anos); Bernardo Jannuzzi (22 anos), violonista de Niterói (RJ); e Felipe Okaeda (26 anos), cantor lírico de Sorocaba, interior de São Paulo.
Os participantes serão avaliados por um júri especializado, composto pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo, o maestro Emiliano Patarra, a cantora lírica Celine Imbert e a soprano Edna de Oliveira.
Apenas quatro jovens estarão na grande final, em dezembro, O vencedor da competição musical será premiado com uma bolsa de estudos na prestigiada Academia de Música Franz Listz, na Hungria.