A Festa de Iemanjá no Rio Vermelho recebe a força, a alegria e a pesquisa musical de Juliana Ribeiro, que apresenta o projeto “As Saideiras: os melhores clássicos de todos os carnavais”, no dia 2 de fevereiro, a partir das 16h, no Barracão Cultural Odoyá, na Fonte do Boi. Um espetáculo pensado para fazer o público cantar, dançar e reviver, do começo ao fim, aquele gostinho irresistível de “quero mais” que só as grandes saideiras sabem provocar.
Idealizado por Juliana Ribeiro – cantora, compositora, historiadora, doutoranda em Artes e mãe de Sonora –, o projeto nasce de um insight afetivo e musical. Ao assistir a um show de Armandinho e ouvir “Chame Gente”, a artista imaginou como seria delicioso um repertório inteiro costurado por essas músicas que ficam guardadas como chaves de ouro nos shows e nos carnavais. Assim surgiu “As Saideiras”, um espetáculo único, criado especialmente para celebrar as memórias do Carnaval de rua na festa momesca de 2026.
O repertório é um verdadeiro passeio pela história da música brasileira e dos carnavais: de Chiquinha Gonzaga a Moraes Moreira, de Gal Costa a Gilberto Gil, passando pelo samba afro do Olodum, o samba-enredo da Portela, além de nomes como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Armandinho, Dodô e Osmar, Ilê Aiyê, Maria Alcina, Amelinha e a nossa ministra Margareth Menezes. A diversidade é marca central do espetáculo, que ainda abre espaço para surpresas afetivas como Sergio Sampaio e Raul Seixas, porque todo bom show que se preze sempre escuta o clássico grito vindo da plateia: “Toca Raul!”.
Frevos, marchas carnavalescas, ijexás, samba-reggae, samba-enredo e galopes se entrelaçam ao molho inconfundível da guitarra baiana, costurando o groove vibrante do show. As canções autorais de Juliana Ribeiro também marcam presença, como “Lição de Vida”, “ELLA” e “CANTO”, além de sua potente releitura de “Zé do Caroço”, de Leci Brandão.
Um dos momentos mais emocionantes da apresentação será a homenagem aos 110 anos de samba, dedicada às matriarcas do samba de roda, como Dona Dalva Damiana, Dona Edith do Prato, Claudete Macêdo e Rita da Barquinha, com uma grande Roda de Umbigada formada no centro da plateia, reafirmando a ancestralidade, o corpo e a coletividade como fundamentos do samba e do Carnaval.
Cantar o Brasil no Carnaval da Bahia, suas regiões, claves sonoras e gêneros musicais, agregando pluralidade e novas cores à festa da cidade, é um dos grandes objetivos de “As Saideiras”. O espetáculo é brincante, pulsante e profundamente afetivo, pensado para todas as idades e sustentado por uma pesquisa musical rigorosa, marca dos 24 anos de carreira nacional de Juliana Ribeiro, artista baiana reconhecida pela excelência sonora e pela potência de tudo o que realiza.
Para abrilhantar ainda mais o encontro, Juliana recebe duas convidadas especiais: Carla Visi e a rainha do Ilê Aiyê Suely Conceição, celebrando juntas a ancestralidade, a força feminina e a presença das mulheres no cenário das artes.
SERVIÇO
Projeto: As Saideiras – com JulianaRibeiro e convidadas
Data: 2 de fevereiro
Horário: 16h
Local: Barracão Cultural Odoyá – Ria Fonte do Boi, Rio Vermelho
Ingressos: à venda no Sympla















