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Kaspersky descobre mais de 250 mil ciberataques disfarçados como animes

  • Audiovisual, Destaque 1, Sub-Editoria Tela, Tela
  • 2025-06-04
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Novo relatório revela os perigos por trás dos programas e plataformas favoritos da Geração Z 

De Naruto a Attack on Titan, os cibercriminosos estão, cada vez mais, usando animes e outros temas de interesse da Geração Z como iscas para golpes. Em um novo relatório, a Kaspersky encontrou mais de 250 mil ataques online disfarçados como animes populares, plataformas de streamings e séries relacionadas a essa audiência entre o segundo trimestre de 2024 e o primeiro de 2025. Para ajudar a Geração Z a reconhecer riscos digitais, a Kaspersky está lançando o “Case 404” — um jogo interativo sobre cibersegurança que ensina como proteger sua vida digital. 

A Kaspersky descobriu 251.931 tentativas de entregar malware ou arquivos indesejados disfarçados com os nomes de títulos populares de animes entre a Geração Z como Naruto, One Piece, Demon Slayer, Attack on Titan e Jujutsu Kaisen. Os cibercriminosos se aproveitam da afeição que a Geração Z tem por essas animações – mais de 65% das pessoas dessa faixa etária assistem animes regularmente – utilizando frequentemente os termos “episódios exclusivos”, “cenas que vazaram” ou “acesso premium” como iscas.

Dentre os títulos de anime mais utilizados como gancho para enganar pessoas, Naruto ocupou a primeira posição, apesar de ter estreado há duas décadas, sendo utilizado em 114.216 tentativas de ataque. Demon Slayer vem logo em seguida, com 44.200 e, em terceiro lugar, ficou outro anime consagrado, Attack on Titans, com 39.433 tentativas de fraudes detectadas.

Além de animes, a Kaspersky analisou cinco filmes e séries icônicas que continuam tendo repercussão junto à Geração Z: Shrek, Stranger Things, Crepúsculo, Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine. Esses programas sozinhos corresponderam por 43.302 tentativas de ataque, com um pico considerável de atenção dos cibercriminosos a esses títulos no início de 2025. Isso está conectado, principalmente, ao aumento de ataques relacionados a Shrek que teve um pico acentuado em março de 2025, com o dobro da média mensal de 2024.

Além disso, plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Apple TV Plus e HBO Max também são utilizadas como iscas para distribuição de ataques. A Kaspersky detectou 96.288 tentativas de distribuir arquivos maliciosos ou indesejados disfarçados com nomes dessas grandes plataformas de streaming.

Apenas a Netflix foi utilizada em 85.679 tentativas de ataques e associada a mais de 2,8 milhões de páginas de phishing que imitavam sua identidade visual. Os cibercriminosos tiram proveito do tráfego constante, do amplo alcance global e da atividade frequente baseada em assinaturas. Os fraudadores imitam páginas de login, compartilham links de “avaliações gratuitas” ou e-mails falsos para redefinição de senhas com total consciência da posição central que a Netflix ocupa na rotina digital da Geração Z.

Para evitar cair nessas fraudes, a Kaspersky recomenda que as pessoas usem assinaturas pagas ou legítimas para acessar serviço de streaming, certificando-se de utilizar os aplicativos das lojas ou sites oficiais. Além disso, verifique a autenticidade dos sites antes de inserir qualquer informação pessoal, tomando cuidado com as URLs desses sites e a ortografia do nome da empresa para evitar sites de phishing. Também é preciso ter cautela com as extensões de arquivos baixados, arquivos de vídeo não podem ter extensões .exe ou .msi — normalmente associadas a programas nocivos.

Conforme a vida diária da Geração Z torna-se inseparável das plataformas de streaming, dos grupos de fãs e das comunidades em redes sociais, as ameaças cibernéticas evoluem para espelhar esses interesses. Para enfrentar esse desafio, a Kaspersky lançou um jogo on-line interativo, “Case 404”, localizado em Português do Brasil, que convida os jogadores a se tornarem detetives e resolver casos imersivos de crimes cibernéticos. Por meio dessa aventura digital, além de ressaltar os riscos digitais, a Kaspersky capacita a Geração Z a desenvolver sua mentalidade e suas habilidades para manter-se segura em um mundo on-line cada vez mais vulnerável. Como recompensa por concluir o jogo, os participantes recebem um desconto na compra do Kaspersky Premium, que oferece as ferramentas confiáveis necessárias para navegar pelo mundo digital com segurança.

“O mundo do entretenimento continua evoluindo, assim como as táticas usadas pelos cibercriminosos para explorar conteúdo popular, seja por meio de ofertas de downloads falsos ou produtos fraudulentos. Dos animes mais amados, aos últimos blockbusters, os golpistas descobriram novas maneiras de tirar proveito da afinidade da Geração Z com a cultura digital e as plataformas de streaming. Com o aumento dessas ameaças cibernéticas, é mais importante do que nunca que os usuários jovens estejam em alerta e entendam como se proteger no universo on-line”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) para a América Latina na Kaspersky. 

Para assistir aos seus programas favoritos com segurança, a Kaspersky recomenda:

  • Confira o jogo interativo on-line da Kaspersky, “Case 404”, desenvolvido para a Geração Z aprender como se manter a salvo em um mundo on-line cada vez mais vulnerável.
  • Use uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Premium, para detectar anexos maliciosos que poderiam comprometer seus dados.
  • Garanta uma navegação segura e a troca de mensagens protegida com o Kaspersky VPN, que resguarda seu endereço IP e evita vazamentos de dados.


Sobre a Kaspersky 
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

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