A 8ª Semana da Diversidade Cultural de Salvador, que acontece até o dia 8 de setembro, oferecerá uma intensa programação que celebra a diversidade e promove a inclusão. Entre as atividades, estão: exposição de artes plásticas, que reunirá obras de artistas com temas voltados para a representatividade e a igualdade, e a mostra fotográfica que retrata a pluralidade de identidades e experiências dentro da comunidade LGBT+.
A programação também inclui o lançamento coletivo de obras de autores que abordam temas ligados à diversidade e aos direitos humanos, proporcionando um espaço para a literatura engajada. Haverá também intervenções artísticas em espaços públicos da cidade e o Free City Tour LGBT+, uma oportunidade para conhecer Salvador sob uma perspectiva inclusiva e culturalmente rica. A semana se encerra com o 21º Orgulho LGBT+ da Bahia, um momento de celebração, visibilidade e resistência.
As atividades começaram no dia 2 de setembro com a exposição “O Retrato Falado de Xica Manicongo”, que estará em cartaz na Escola de Belas Artes da UFBA, na Av. Araújo Pinho, 212, no bairro Canela. A exibição oferece uma imersão na história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, que viveu em 1591. Xica, que foi escravizada por um sapateiro na Rua da Misericórdia, desafiava as normas de gênero de sua época ao vestir-se com roupas femininas, o que levou à sua acusação de sodomia. A exposição busca resgatar e homenagear essa figura histórica, proporcionando reflexões sobre gênero, identidade e resistência. A exibição estará aberta ao público das 7h às 19h.
Uma arte instalação tomará a fachada superior da Reitoria da UFBA, na Rua Augusto Viana, s/n, no bairro Canela, também na segunda-feira, a partir das 8h. Utilizando as cores do arco-íris, a obra criará um símbolo de visibilidade e orgulho LGBT. A instalação tem o objetivo de provocar reflexões sobre a importância da diversidade e da inclusão.
Na abertura, foi realizada a intervenção “Tire o Preconceito do Caminho que Vamos Passar” na à Estação da Lapa, no Centro. A escadaria pedonal do subsolo foi transformada com as seis cores do arco-íris, símbolo universal do movimento LGBT, em uma ação que buscou promover a reflexão sobre o preconceito e a importância da inclusão. A ação foi realizada em parceria com a Estação Nova Lapa e o MP-BA e visa sensibilizar a sociedade para a causa LGBT, tornando a estação um espaço de visibilidade e respeito à diversidade.
Já nesta terça-feira (3), a mostra fotográfica “Revele seu Amor” estará em exibição no Shopping da Bahia, na Alameda Calazans Neto, no 2º piso. A exposição celebra o amor e a diversidade por meio de imagens que capturam a beleza e autenticidade dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. A mostra busca promover a aceitação, levando o público à reflexão sobre a importância de respeitar e valorizar todas as formas de amor. O projeto terá visitação gratuita até dia 30 de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h.
Ainda no mesmo dia, a Livraria LDM, no Shopping Bela Vista, será palco do lançamento coletivo de livros LGBT+, com início às 18h. O evento contará com a presença dos autores Luiz Mott, Sérgio Muricy, Silvano Sulzart, Adriana Valadares, Angela Moisés, Evani Teixeira, Dirce M. Novais e Alexandre Araujo. Na ocasião, serão discutidos temas como diversidade, identidade de gênero e inclusão social, seguidos de uma sessão de autógrafos.
A 12ª edição do Prêmio Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+ também será realizada na quinta, às 15h30, no Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Central, na Rua General Labatut, no Barris. A premiação reunirá 30 personalidades de diversas áreas, com ênfase em empresas que se destacam pelo compromisso em criar espaços seguros para a comunidade LGBTQIA+.
O Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, na Av. Oceânica, 3731, no Rio Vermelho, abre as portas para a exposição “Com Orgulho”, na sexta-feira (6), às 14h. A exibição, que ficará em cartaz até o dia 30 de setembro, apresenta uma retrospectiva das últimas duas décadas da Parada LGBT na Bahia, capturadas pelas lentes dos fotógrafos do jornal Correio da Bahia. O acervo fotográfico documenta a evolução do evento, promovendo uma reflexão sobre a relevância das Paradas LGBTQIA+.
Em comemoração aos 473 anos de Salvador, o “Free City Tour LGBT+” ganha uma edição especial no sábado (7), das 14h às 17h. Com ponto de encontro na Praça Municipal, no Centro de Salvador, a visita guiada será conduzida pelo professor Luiz Mott. O tour destacará a contribuição histórica da comunidade LGBT+ na cidade, levando o público a locais significativos como residências, palácios, igrejas, praças, bares e boates.
A Semana da Diversidade Cultural de Salvador é realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com patrocínio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Dow Química, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e Embasa, e apoio do Shopping da Bahia e Instituto Íris.