“Pela telajanela” mostra o que os pequenos perdem quando colocam toda sua atenção nas telas dos eletrônicos
Quem nunca se deparou com uma criança de cabeça baixa dentro de um carro no banco de trás? A realidade dos pequenos, em um mundo tão tecnológico, faz com que eles esqueçam de olhar para o que os cerca e, com isso, deixam de testemunhar uma série de fatos que acontecem bem ao seu lado. Foi essa percepção que levou a escritora de obras infantis Giovanna Mazetto a criar “Pela telajanela” (Sowilo Editora), um livro que convida as crianças a explorar as infinitas possibilidades de imaginação e descoberta por meio de um simples olhar para o mundo exterior.
Em “Pela telajanela” acompanhamos a rotina de José Guilherme Rodolfo Lima Bravo, mais conhecido como ZéGui, um menino tecnológico, como quase todos da nossa época. Ele só saía de casa com seu tablet na mão. Enquanto as pessoas descobriam coisas incríveis pela janela do carro, ônibus, avião, e compartilhavam suas descobertas, ele só enxergava sua telinha individual. Até que percebeu que a vida – real ou imaginária – é mais interessante quando olhamos ao redor, ou para dentro de nós mesmos.
“A experiência pessoal é um fator determinante de todos os meus livros e, em ‘Pela telajanela’, foi ainda mais. A história surgiu justamente no trajeto entre a escola de inglês e a nossa casa, quando tentava fazer meu filho mais novo me contar um pouco do seu dia, observar as árvores floridas, as pessoas na rua e até os buracos do asfalto. Como ele não respondia porque estava concentrado no seu tablet, eu parei o carro e disse — Olha o dinossauro. Foi uma risada só!” – Giovanna Mazetto, escritora
Dados mostram que crianças e adolescentes brasileiros têm acessado a internet cada vez mais cedo e com mais frequência ano após ano. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, em 2015, 11% das crianças relatavam ter tido acesso à internet até os 6 anos. Em 2023, esse número saltou para 24%. No ano passado, 91,2% das crianças de 10 a 13 anos afirmaram que acessavam a internet diariamente, tanto para navegar em sites como para entrar nas redes sociais ou jogar.
Pais, tios, padrinhos e educadores podem encontrar em “Pela telajanela” uma maneira lúdica, divertida e especial para educar os pequenos a darem chance ao “analógico” e viverem a leitura, as brincadeiras tradicionais e o mundo fora da dependência da tecnologia. “Somos exemplo para nossos filhos até quando achamos que eles não nos observam. Por isso, ter tempo para conversar, ler e ter contato com as crianças sem a interferência do celular fará com que eles entendam que temos como nos divertir muito fora das telas”, completa Giovanna.
Giovanna Mazetto é escritora e advogada. Autora de Rio de Janeiro com as Crianças (Matrix, 2013), A Colecionadora (Sowilo, 2021) Todo Mundo Sabe (Sowilo, 2022) e Pela TelaJanela (Sowilo, 2024). Pós-graduanda do curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, núcleo Ficção.
Serviço:
Livro: Pela TelaJanela
Autora: Giovanna Mazetto (@giovannamazetto_)
Editora: Sowilo
Páginas: 32
Disponível para venda em: https://amz.cx/3Cbc