Premiação celebra a diversidade literária e reforça o valor da leitura como presente significativo
A leitura é uma das formas mais enriquecedoras de ampliar horizontes, explorar novas perspectivas e adquirir conhecimento. Nesse contexto, os livros surgem como presentes carregados de significado, especialmente no fim do ano, marcado por celebrações natalinas e pelo tradicional amigo secreto.
Os vencedores do Prêmio Jabuti 2024, anunciados em 19 de novembro pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), são sugestões ideais para quem deseja surpreender com um presente literário. Reconhecido como o mais prestigiado prêmio do livro brasileiro.
Os livros premiados atendem a diferentes gostos e perfis de leitores, abrangendo desde obras infantis e romances até títulos de poesia e não ficção como saúde, bem-estar e negócios.
A CBL convida todos a conhecerem os vencedores deste ano, que não apenas celebram a riqueza da literatura brasileira, mas também provocam reflexões sobre temas contemporâneos. Presentear com livros é um gesto que valoriza a cultura, incentiva o hábito da leitura e proporciona experiências transformadoras.
Explore os premiados do Prêmio Jabuti 2024 e torne o fim do ano ainda mais especial com histórias que inspiram e encantam!
Confira aqui a lista de todos os livros premiados no Jabuti 2024, e abaixo, algumas sugestões em várias categorias:
Livro do Ano – Jabuti 2024
“Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas” | Autor(a): Rosa Freire d’Aguiar
Ao combinar memórias e entrevistas, a autora oferece um registro extraordinário de um lugar e de uma época pulsantes. Sempre Paris não é apenas um livro sobre a cidade; é uma jornada pelo tempo e pela cultura que ela representa. A autora oferece ao leitor conhecimento e uma experiência estética e sensorial. É uma leitura indispensável para aqueles que amam literatura, arte e, claro, tudo o que neles há de universal. A obra também foi a vencedora na categoria “Crônica”, nesta edição do Jabuti.
Editora: Companhia das Letras
Infantil
Cabo de Guerra. | Autor(a): Ilan Brenman e Guilherme Karsten
O livro aborda narrativas visuais inovadoras capazes de cativar leitores de todas as idades. Como uma divertida metáfora sobre a competição, a história apresenta personagens como uma linguiça, dois cachorros, um homem, uma mulher, um lobo e até ícones do futebol como Pelé e Maradona – todos envolvidos em uma disputa sem fim, repleta de confusões e provocações.
A obra também foi a vencedora na categoria “Ilustração”, nesta edição do Jabuti.
Editora Moderna
Poesia
Cabeça de galinha no chão de cimento | Autor(a): Ricardo Domeneck
O escritor, nascido no interior paulista e radicado em Berlim, é uma das vozes mais autênticas da poesia brasileira contemporânea e uma referência na lírica amorosa homoerótica. A obra aprofunda outra senda de sua produção: a do retorno às origens, aos ancestrais, às memórias da infância e adolescência no interior, fortemente contrastadas pelo tempo e pela experiência de vida no exterior, numa tentativa de compreensão de seu lugar e de seu estar no mundo.
Editora 34
Romance
Salvar o fogo | Autor(a): Itamar Vieira Junior
Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais.
Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.
Editora Todavia
Os náufragos | Autor(a): Patrícia Larini
O livro conta a história da família de Lucas, um menino que, durante a década de 1980, sofre um acidente e perde sua memória. Ele vê a sua vida recontada por seus pais e amigos. Mas será que essa vida é de fato a que ele levava? Será que podemos reescrever nossas histórias mudando alguns fatos dolorosos? Isso nos tornaria mais felizes? Os integrantes dessa família atravessam essa jornada em busca de reconhecer verdadeiramente quem eles são.
Editora Patuá
Biografia e Reportagem
Baviera Tropical | Autor(a): Betina Anton
A obra conta a história de Josef Mengele de maneira brilhante. A partir de sua experiência pessoal, a jornalista faz um minucioso trabalho de recuperação de memórias e de testemunhos, com entrevistas inéditas e propondo versões dos fatos até então desconhecidas. Ao reunir pontos de vista que vão desde um comandante do Mossad a pessoas que conviveram com Mengele no Brasil, a jornalista cria um quadro sobre a vida e a morte do nazista em nosso país.
Editora Todavia
Educação
Como ser um educador antirracista | Autor(a): Bárbara Carine |
O livro discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas. A autora esmiuça conceitos ligados à luta antirracista, como pacto da branquitude, racismo estrutural, cotas raciais e educação emancipatória, para (re
Editora Planeta do Brasil
Saúde e Bem-Estar
O sentido da vida | Autor(a): Contardo Calligaris
É um livro para aqueles que se atentam, se arriscam e se aventuram verdadeiramente pela vida. Entregue pelo autor poucos dias antes de sua morte, reúne três textos breves, e muito potentes, sobre a obrigação da felicidade, o “morrer bem” e o sentido da vida. Com uma linguagem única, Calligaris transita entre memórias de infância, experiências clínicas e observações sobre arte, história e a Bíblia para abordar temas tão particulares quanto universais. A obra póstuma e inédita de um dos maiores pensadores do país conta ainda com o prefácio do único filho do autor, o cineasta Max Calligaris.
Editora Paidós
Negócios
Consumo verde: a construção de um mercado de massa sustentável | Autor(a): Ricardo Esturaro
A obra trata da questão ambiental, social e de negócios de forma objetiva e direta, longe do modismo, do obscurantismo e do alarmismo excessivo que tem tomado conta desse assunto. Ela se inicia com uma abordagem criteriosa sobre diversos assuntos como a evolução do mercado de consumo, do movimento verde e das empresas e os seus efeitos colaterais no planeta e na sociedade. Depois analisa os desafios da descarbonização da economia, de uma transição social justa, da comunicação ambiental e das oportunidades e estratégias para a implantação de um mercado de consumo de massa sustentável.
Editora Tira de Letra
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.