Seleção reúne autores consagrados, novos talentos e temáticas que dialogam com o Brasil contemporâneo
Presentear com livros é mais do que um gesto de afeto, é oferecer mundos, abrir conversas e compartilhar experiências que seguem vivas muito depois das festas de fim de ano. Em 2025, os títulos vencedores do Prêmio Jabuti, anunciados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 27 de outubro, chegam às livrarias como sugestões para quem quer apostar em presentes de Natal, amigo secreto ou na ceia em família.
Reconhecido como o mais importante prêmio literário do país, o Jabuti evidencia, a cada edição, a potência criativa da produção editorial brasileira. A lista de 2025 reúne obras que transitam entre romance, poesia, literatura infantil, biografia, educação, negócios e saúde.
A CBL convida leitores a explorarem as obras premiadas, que dialogam com diferentes idades, perfis e interesses. Confira aqui a lista de todos os premiados no Jabuti 2025, e abaixo, algumas sugestões em várias categorias:
Livro do Ano – Jabuti 2025
O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim – Ruy Castro | Companhia das Letras
O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim, Ruy Castro reúne 99 crônicas que compõem um retrato fragmentado, íntimo e surpreendente de Tom Jobim. O livro revela um Jobim humano, crítico e cheio de nuances, recuperando bastidores inéditos da música brasileira dos anos 1950 e 1960, sua relação profunda com o país, sua genialidade e seu compromisso com a natureza.
Categoria Infantil
Estações – Daniel Munduruku, ilustrações de Marilda Castanha | Moderna
Estações convida o leitor a refletir sobre o ciclo da vida e nossa ligação com a natureza. Em versos delicados e imagéticos, Daniel Munduruku, um dos mais importantes autores indígenas do país, com mais de 60 livros publicados, conduz crianças e adultos por uma metáfora poética que relaciona as fases da vida às mudanças do clima.
As ilustrações de Marilda Castanha, premiada dentro e fora do Brasil, ampliam a experiência sensorial e fazem da obra um presente que encanta pela beleza e profundidade.
Categoria Poesia
Respiro – Armando Freitas Filho | Companhia das Letras
Em Respiro, Armando Freitas Filho revisita temas fundamentais de sua obra, o ofício da poesia, o Rio de Janeiro, o tempo, o amor, o desejo e a finitude. O livro reúne poemas escritos à mão, em computador, de pé, à noite, com pressa ou silêncio, compondo uma tessitura íntima entre pensamento e linguagem.
Os poemas funcionam como lentes para observar o cotidiano: a mobília da casa, o mar batendo nas pedras, o envelhecimento, o esquecimento e a fragilidade dos dias. Com este livro, Armando Freitas Filho reafirma seu lugar entre os grandes poetas brasileiros contemporâneos.
Romance
As fronteiras de Oline – Rafael Zoehler | Editora: Patuá
Ambientado em uma geografia imaginária, uma fronteira entre Sérvia e Cazaquistão, o romance apresenta o enigmático Senhor Oline, responsável por garantir que cada país permaneça exatamente onde deve estar. Dedicado ao trabalho, ele vive como um “homem-função”, até que um ato impensado desencadeia uma jornada que atravessa limites físicos e humanos.
A aventura se transforma em uma reflexão sobre ordem, obsessão, deslocamento e as fronteiras móveis do próprio eu, conduzindo o leitor a um percurso tão insólito quanto simbólico.
Vento em setembro – Tony Bellotto | Editora: Companhia das Letras
Tony Bellotto expande a lógica das narrativas policiais para explorar temas como amor, desejo, trauma e memória.
No interior de São Paulo dos anos 1970, uma festa extravagante termina em desespero com o desaparecimento do jovem Alexandre, filho de um magnata rural. Paralelamente, nos dias atuais, pichações em Ouro Preto despertam memórias ligadas ao livro de um escritor e jornalista, Davi.
A trama conecta seminários, bordéis, trens, hospitais e diferentes países, amarrando cinco décadas de acontecimentos em um final inesperado e arrebatador.
Biografia e Reportagem
Longe do ninho – Daniela Arbex | Intrínseca
Cinco anos após o incêndio no Ninho do Urubu, tragédia que vitimou dez jovens jogadores e permanece sem responsabilização, Daniela Arbex apresenta um livro-reportagem de impacto emocional e rigor investigativo.
A autora reconstrói os acontecimentos daquela madrugada com base em laudos, mensagens, e-mails, entrevistas com todas as famílias, sobreviventes e equipes técnicas, revelando detalhes inéditos sobre a estrutura precária dos alojamentos e o caminho das chamas, que atingiram mais de 600°C.
Mais que registro jornalístico, Longe do ninho é uma obra de memória, denúncia e humanização das vidas perdidas.
Educação
Letramento racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira – Adilson José Moreira | Contracorrente
Escrito durante a passagem do autor como professor visitante na Faculdade de Educação de Stanford, o livro defende o letramento racial como ferramenta necessária para fortalecer a democracia brasileira.
Adilson Moreira descreve o conceito como uma “gramática social” capaz de expor mecanismos que produzem desigualdades raciais e orientar ações éticas e políticas para enfrentá-las.
A obra articula dimensões política, sociológica e moral, oferecendo caminhos para uma sociedade mais justa, plural e comprometida com a equidade.
Saúde e Bem-Estar
Felicidade ordinária – Vera Iaconelli | Editora: Zahar
A partir de artigos publicados na Folha de S.Paulo, Vera Iaconelli analisa temas do cotidiano, relações afetivas, parentalidade, política, sexualidade, educação, masculinidade e feminismo, sob o olhar da psicanálise.
A obra atravessa períodos turbulentos da vida brasileira, incluindo a ascensão de discursos autoritários e a pandemia de Covid-19. Com uma escrita precisa e sensível, a autora mostra como o sofrimento ordinário convive com lampejos de felicidade possível, oferecendo reflexões potentes para compreender nossa época.
Negócios
A essência de empreender – Miguel Krigsner | Portfolio-Penguin
Neste relato inspirador, Miguel Krigsner revisita a trajetória que transformou uma pequena farmácia de manipulação no Grupo Boticário, hoje um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo.
Entre erros, acertos, buscas por fragrâncias, desafios de gestão e processos de sucessão, Krigsner revela bastidores pouco conhecidos e compartilha princípios que moldaram sua visão empreendedora.
O livro reúne depoimentos de nomes como Marcelo Cherto, Washington Olivetto e João Carlos Basilio, reforçando o impacto do grupo no mercado e na cultura brasileira.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.















