O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) sedia uma ocupação do FESTIVAL ZONA MUNDI, o popular circuito eletrônico de som e imagem quando os assuntos são narrativas artísticas audiovisuais. O evento no MAC se repete todos os sábados do mês de janeiro (6, 13, 20 e 27). A ocupação conta com o núcleo de música do festival, RadioMundi, e convidados, unindo a música eletrônica e orgânica, utilizando elementos genuínos da cultura brasileira e sua convergência com outros elementos sonoros do mundo contemporâneo. Na programação deste sábado (6), o DJ Mangaio (DJ Set/Live PA), Paulo Pitta (Sax/FX Live PA) e Pedro Itan (Guitarra/FX Live PA). Já as exposições do MAC ficam abertas de terça a sábado, das 10h às 22h, e no domingo das 10h às 20h.
A ocupação de janeiro no MAC funciona como prévia da 9ª edição do festival que será realizada ainda neste ano (2024) sem data confirmada. A ocupação do ZONA MUNDI ainda conta com a intervenção de participantes das oficinas de LIVE CODING VISUAL, realizada no próprio MAC. As intervenções acontecem através de experimentações com códigos criativos enquanto a RadioMundi e convidados fazem sua performance musical. O MAC fica no bairro da Graça, em Salvador, e é um dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa). O MAM (Avenida Contorno), MAB (Corredor da Vitória) e Solar do Ferrão (Pelourinho) também são do IPAC.
LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS – De acordo com a diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli, inaugurado no final de setembro do ano passado (2023) o MAC foi criado para atender a grande demanda das artes e atividades culturais contemporâneas, como Zona Mundi, e outras linguagens existentes na Bahia. “A abertura do MAC garante mais um local para voltarmos a produzir e formular opinião crítica, organizar debates, explorar as contradições que a sociedade contemporânea nos coloca, sempre pensando na construção coletiva, na pluralidade, na diversidade e na liberdade que formam o exercício da cultura”, afirma Luciana.
O equipamento que fica localizado na Rua da Graça, n°284, no bairro de mesmo nome, detém jardins, grandes árvores, um casarão centenário com quatro pavimentos – todos com exposições – e uma edificação contemporânea para mostras artísticas maiores. O casarão do MAC foi a antiga residência de Bernardo Martins Catharino, construída em 1912 e tombada como ‘Patrimônio da Bahia’ em 1986. O palacete teve um projeto arquitetônico arrojado e inovador para a época, idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli no início do século XX. Em meados dos anos 2000, o complexo arquitetônico passou por restauro, com construção de jardins e edificações contemporâneas à cargo dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, cujo projeto recebeu o 1° lugar da Bienal de Arquitetura da Venezuela e o segundo lugar na Bienal de Arquitetura da Argentina.
Mais informações sobre o MAC_BAHIA via telefones (71) 3117-6987 e 3117-6986, e no instagram @mac_bahia. Dados sobre o IPAC no perfil @ipac.ba do instagram, o perfil Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia no facebook e no site www.ipac.ba.gov.br.
SERVIÇO:
Ocupação Zon Mundi
Datas: 6, 13, 20 e 27/01 às 17h
Local: MAC – Museu de Arte Contemporânea da Bahia