Iniciativa liderada por Cora Design e Positiv.a conta com apoio e patrocínio de outras 32 marcas e instituições
Em prol de um consumo mais consciente e , valorização dos profissionais que trabalham na moda e dos cuidados com o planeta, a Cora Design, consultoria estratégica para sustentabilidade e inovação social na moda, e a positiv.a, maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil, lançam o “Guia do Guarda-Roupa Sustentável”.
O Guia é um e-book completo sobre cuidados para as roupas, sapatos e acessórios durarem mais e o jeito certo de descartá-los, e tem como objetivo promover a economia circular e fortalecer uma rede que está atuando para que se vestir seja um ato de impacto positivo, considerando que a indústria da moda é responsável por 10% das emissões de Carbono no planeta, com a fase de uso sendo responsável por 24% das emissões de gases de efeito estufa, segundo dados da Unep (United Nations Environment Programme). Por este motivo, o setor está entre uma das principais áreas de foco da busca por sustentabilidade.
“Sabemos que a indústria têxtil é uma das principais responsáveis pela poluição no mundo. Como empresas ecológicas, nossa missão é propagar iniciativas que contribuem com a expansão do conhecimento, para que cada vez mais pessoas sejam impactadas com soluções simples. Acredito que esse guia vai gerar mudança positiva na vida de milhares de pessoas”, explica Marcella Zambardino, sócia e Diretora de Impacto da positiv.a.
“A colaboração é uma diretriz essencial para nós, e foi o que viabilizou a realização deste Guia – partindo do impulso de Cora e positiv.a, e depois recebendo o apoio de tantos negócios engajados com a causa. A gente acredita no compartilhamento de informações e na disseminação de boas práticas para acelerar a transição para a economia circular, que se mostra uma resposta efetiva de reparo aos impactos socioambientais gerados pela lógica de produção-consumo-descarte que vivemos.”, ressalta Laura Madalosso, cofundadora da Cora Design.
O material traz dicas valiosas e explica de uma forma simples e clara, quais cuidados devem ser adotados para prolongar a vida útil das roupas, sapatos e acessórios. O jeito certo de descartá-los, a importância da etiqueta, a melhor forma de lavar e higienizar. Além de contar a origem de cada material e diferenças de produtos com nomes semelhantes.
Além de Cora Design e Positiv.a, duas empresas brasileiras certificadas pelo Sistema B, que indica uma rede de negócios de real impacto positivo, o projeto envolve outras 32 marcas. A lista de apoiadores evidencia o poder do coletivo para criar soluções que apoiem um presente e um futuro com mais sustentabilidade, menos desperdício e mais cuidado com as pessoas e o planeta.
Conheça as marcas apoiadoras e patrocinadoras: Grupo Malwee, Linus, Ambiente Verde, Cotton Move, Yby Bank, Banco de Tecido, COMAS, Ideia Crua, DATERRA, Flavia Aranha, Demode, Korui, Caon Lingerie, Uhnika, Re, CÓS, Moda Limpa, Armário Coletivo, Guru de Brechó, Armários Revoltos, Costura Perfeita, Change for Good, Voice, Is܂Nau e Le Impact.
E apoio institucional das empresas: Fashion Revolution, Colabora Moda Sustentável, Sistema B, Instituto Akatu, Rio Ethical Fashion, Instituto Ecotece e Brasil Eco Fashion Week.
Sobre a Cora Design:
A Cora Design é uma consultoria estratégica de sustentabilidade e inovação social para negócios de moda. Tendo o design estratégico como metodologia, cria modelos de negócio circulares e desenvolve projetos para empresas e profissionais que desejam rever sua forma de produzir, vender e comunicar moda. Além da consultoria, também trabalha com projetos educacionais e jornadas de aprendizagem in company, gestão da comunicação para impacto positivo e engajamento de públicos em causas. É uma empresa certificada pelo Sistema B e signatária do Pacto Global.
Sobre a positiv.a:
A positiv.a é a maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil. Criada em 2016, a empresa possui linha completa de lavanderia, cozinha, higiene pessoal e autocuidado, com embalagens biodegradáveis de plásticos e papéis 100% reciclados. Certificada pelo Sistema B desde 2017, a empresa jáevitou a poluição de 1,5 bilhão de litros de água, tem 51% das embalagens zero plástico e para produtos líquidos adotou plástico 100% reciclado, reinserindo mais de 54 toneladas de plástico virgem, além de reutilizar mais de 1,4 toneladas de rede de pesca. Comprando de produtores locais, a produção da Positiv.a também gerou mais de R$2,3MM de renda para pequenos produtores. A empresa é comprometida em tornar os produtos sustentáveis mais acessíveis, motivo pelo qual, em 2021, verticalizou a produção e tornou 67% do portfólio com preços equivalentes aos convencionais, preservando a circularidade nas embalagens e promovendo fórmulas verdadeiramente ecológicas. Todo esse impacto rendeu à positiv.a o reconhecimento como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil.