Projeto realizará 44 apresentações musicais por todo o país
O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes anunciaram o retorno do Circuito Pixinguinha. Em novo formato, o projeto, que teve sua última edição realizada em 2008, irá criar circuitos de difusão da música brasileira por todo o país. O lançamento do Circuito foi realizado no dia 31 de outubro, às 20h, em Brasília, no Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos), com a apresentação da cantora Alaíde Costa e a performance da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob a regência do maestro convidado Joaquim França. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da presidenta da Funarte, Maria Marighella; da diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves; do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes; e do idealizador do show, Gustavo Vasconcellos. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no Sympla.
“Desde que nasceu, em 1977, o Circuito Pixinguinha é um marco do reconhecimento e da valorização da nossa cultura. Além de carregar um dos artistas mais simbólicos da nossa história em seu nome, a iniciativa é marca importante da atuação da Funarte na difusão da música brasileira e é simbólico que, nesta edição de retomada, Alaíde Costa, uma mestra da nossa arte, seja a artista homenageada”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O Circuito Pixinguinha está de volta, e reconhecer a importância dessa iniciativa, que nasceu em 1977 e marcou o imaginário de todo um país, é de um valor imenso para nós e para uma instituição como a Funarte, prestes a completar 50 anos de memória das artes brasileiras.” afirma Maria Marighella, presidenta da Funarte. “O Pixinguinha atravessou a história de muitos e muitas artistas do Brasil. Uma dessas artistas é Alaíde Costa, mestra das artes brasileiras, que participou da primeira edição do projeto, ao lado de Copinha e Turíbio Santos. Hoje, ao lançar o Circuito Pixinguinha, atualizado e em novo formato, afirmamos seu contorno de política pública e sua potência de promover encontros nessa imensa rede das artes. E com muita honra, reabrimos esse caminho com ela, Alaíde Costa, que nos retoma uma história e aponta para o futuro junto a outras tantas artistas por todo o país. Um momento histórico”, destaca.
O Circuito Pixinguinha, dedicado à música brasileira, faz parte do Funarte Rede das Artes – programa de difusão nacional composto por cinco editais: Carequinha, para o circo, Klauss Vianna, para a dança, Marcantonio Vilaça, para as artes visuais, Myriam Muniz, para o teatro, além do Pixinguinha.
Em novo formato, o Circuito Pixinguinha é formado por 44 projetos que percorrerão todas as regiões do país, realizando circuitos, criando conexões e ressaltando a força da música brasileira. Entre os projetos, estão variados gêneros, estilos e linguagens musicais. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, cada iniciativa contribuirá para a valorização das cenas e talentos locais. O Circuito Pixinguinha festeja a diversidade musical do Brasil e reconhece cada projeto como importante elo da rede das artes.