Sediado no Parque Shopping Bahia, o concurso, que está em sua segunda edição, é vencedor de prêmio nacional
No sábado (27), o público 60+ vai se reunir no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, para mostrar que envelhecer também é sinônimo de beleza. Cerca de 30 candidatos, com idades entre 60 e 86 anos, vão disputar os títulos de Miss e Mister Melhor Idade na segunda edição do concurso, que acontece às 18h, na Praça de Alimentação do shopping, e é aberto ao público. Esse é o primeiro ano em que os homens participam da disputa.
O objetivo do evento, que venceu um prêmio nacional, é valorizar e promover a autoestima das pessoas com idade acima de 60 anos da cidade de Lauro de Freitas. “Todo esse reconhecimento, inclusive a nível nacional, mostra que estamos no caminho certo. Desde a última edição acompanhamos histórias de candidatas, que sequer saíam de casa, voltando a socializar e se sentido prestigiadas ao participar do concurso. Sem dúvidas é um projeto lindo, transformador e que nos enche de orgulho”, diz Lulie Najar, superintendente do Parque Shopping Bahia.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas de Lauro de Freitas (MLPCDI), a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (ALALF), e o Núcleo de Apoio às Comunidades (NAC). A ação visa celebrar também o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho.
Projeto premiado – Em junho deste ano, o Parque Shopping Bahia saiu vitorioso no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) de 2024, maior premiação do segmento, que visa reconhecer os melhores projetos dos shoppings centers de todo o país. O case do concurso “Miss Melhor Idade – Empoderando Mulheres com 60+”, realizado em 2023, venceu na categoria “Eventos e Promoções”, trazendo para Lauro de Freitas o único troféu de ouro do Norte e Nordeste, ganhando o primeiro lugar dentre mais de 50 projetos finalistas de shoppings de todo Brasil.
Brasil envelhece – O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2022) mostrou que o país está envelhecendo. No levantamento de 2010, as pessoas com mais de 60 anos representavam 10,8% da população brasileira. Em 2022 esse percentual foi de 15,6%, ou seja, um aumento de mais de 50% em 12 anos.
Segundo o Conselho Nacional de Saúde, a agenda das pessoas idosas será cada vez mais presente no Brasil. A combinação do envelhecimento com a queda nas taxas de natalidade encaminha o país para um cenário que exigirá políticas públicas e compromisso social cada vez mais abrangentes e eficazes.