A mostra faz referência a penteados de origem africana e será lançada em exposição no Parque São Bartolomeu do dia 6 a 8 de junho, com oficinas de tranças
Com a proposta de resgatar as origens africanas dos penteados que fazem parte do cotidiano das comunidades negras, o Coletivo Banto de Artes Integradas lança nos dias 6, 7 e 8 de junho a *Mostra Fotográfica Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário*, no Parque São Bartolomeu, Subúrbio Ferroviário de Salvador, na Bahia.
A exposição, que é aberta ao público, será o resultado de um editorial fotográfico de 12 fotos, onde serão reproduzidos os penteados de origem Fulani, Banto e Mbalantu, etnias africanas, em contraponto com seu uso contemporâneo, presente no cotidiano das populações negras e periféricas.
O cenário escolhido será na própria comunidade do Subúrbio, com modelos do território e em espaços que guardam essas memórias, como o próprio Parque São Bartolomeu e o Mercado de Paripe. Ao resgatar esses saberes e tradições ancestrais, a Mostra Fios da Memória também busca fortalecer a autoestima e a identidade da população negra, sobretudo no território suburbano.
“Estamos trazendo o cotidiano do Subúrbio para essas narrativas, especialmente com os penteados atuais. A ideia é que as pessoas que usam tranças hoje, muitas vezes sem conhecimento, percebam a herança e a história que esses penteados carregam. Apesar do crescimento da aceitação dos penteados com tranças, muitos ainda não sabem qual a história por trás deles”, enfatiza Myriam Santana, empreendedora, artista de Orí e cofundadora do Banto Artes Integradas. Ela falou também sobre o desejo de que as pessoas se identifiquem com as fotografias: “Queremos que, ao acessar as imagens, essa comunidade se reconheça nelas”, disse.
A realização é do Banto Artes Integradas, com correalização do estúdio de beleza Ade Orí Mi. Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Roda de Conversa e Oficinas – Além da exposição, o evento vai contar com a Roda de Conversa “Sua Trança é Ancestral”, seguida de oficinas de tranças e penteados, que serão ministradas por Myriam Santana, que também é fundadora da Ade Orí Mi, um estúdio especializado em tranças e dreads. “Vamos bater um papo e vou ensinar como fazer a trança nagô, mas, principalmente, queremos que as pessoas sintam a experiência do toque”, pontuou.
Esta atividade vai contar com um bate-papo e demonstrações práticas e técnicas de trança e outros penteados. As inscrições são gratuitas, mediante preenchimento de formulário: https://bit.ly/Oficinafiosdamemoria. Todas as atividades terão um intérprete de Libras, para garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
Após o encerramento da mostra presencial, haverá o lançamento virtual, com uma live no perfil do instagram do projeto www.instagram.com/mostrafiosdamemoria. Em seguida, as fotografias estarão disponíveis no perfil para que a mostra continue a reverberar além dos dias de exibição.
O Banto – Banto de Artes Integradas é um coletivo formado por artistas negras e negros, da periferia e trabalhadores da cultura de Salvador. Surgiu a partir da necessidade de apoiar artistas que enfrentam dificuldades na execução de seus trabalhos, oferecendo serviços de produção, direção artística e captação de recursos para projetos artísticos.
Myriam Santana – Cofundadora do Banto Artes Integradas, multiartista, empreendedora e gestora de projetos, graduanda do BI em Artes UFBA; Artista de Orí, fundadora do estúdio de beleza ADE ORÍ MI, realiza trabalhos com tranças, dreads e penteados afro com o objetivo de fortalecer a autoestima de pessoas negras. Em 2023 atuou como assistente de projetos de empreendedorismo na Associação Fábrica Cultural, em Salvador.
SERVIÇO
O que: Mostra Fotográfica Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário
Onde: Parque São Bartolomeu, Rua São Bartolomeu, Pirajá. Salvador – BA
Quando: 6, 7 e 8 de junho de 2024, das 10h às 17h
Quanto: Entrada Gratuita
Quem: Coletivo Banto de Artes Integradas
Mais informações: https://www.instagram.com/mostrafiosdamemoria/
PROGRAMAÇÃO MOSTRA FOTOGRÁFICA FIOS DA MEMÓRIA
06 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
roda de conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de tranças e penteados (15h05 às 16h15)
07 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
Roda de Conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de Tranças e Penteados (15h05 às 16h15)
08 DE JUNHO (SÁBADO)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 16h