Serão três dias de capacitação com aulas presenciais, conteúdo teórico, estudos de casos e debates
Por considerar a importância de medidas preventivas e de avaliação de riscos para a preservação do patrimônio cultural e histórico, entre os dias 27 e 29 de março, das 09h às 17h, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP), no Corredor da Vitória, realiza o curso “Segurança de Acervos em Biblioteca e Arquivo”. Ele será ministrado pelo professor doutor Fabiano Cataldo, pesquisador e referência internacional no campo de patrimônio bibliográfico e conservação preventiva.
Destinado a museólogos, bibliotecários, arquivistas, conservadores, restauradores, seguranças, brigadistas, estudantes de áreas relacionadas e profissionais que atuam em acervos culturais e documentais, a iniciativa vai oferecer metodologias e soluções acessíveis para a segurança patrimonial.
Durante os três dias de encontro, os participantes terão acesso a aulas expositivas e estudos de casos com foco na segurança física dos acervos, políticas de acesso e circulação, equilíbrio entre acesso, difusão e segurança, estratégias eficazes para organização e proteção e muito mais.
De acordo com Fabiano Cataldo, além de explorar os princípios, o objetivo é expandir o conceito de segurança patrimonial. “Roupos, furtos e atos de vandalismo podem levar à descontinuidade de um patrimônio. Por isso, no contexto de gerenciamento de riscos, a segurança é um dos fatores que exigem conhecimento e aplicação de práticas adequadas”, afirma.
Museóloga e diretora executiva do MCMCP, Bárbara Santos destaca que o curso integra uma série de capacitações promovidas pelo museu e pelo Tecnomuseu, com o apoio do ICOM Brasil e da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ).
“Por meio desta iniciativa, queremos contribuir para a formação, vivências e a própria segurança daqueles que cuidam de acervos, seja de bibliotecas, arquivos ou de instituições de memória em geral. Nosso intuito é apresentar boas práticas e métodos de preservação que podem ser feitos sem a necessidade de grandes investimentos”, comenta.
Os detalhes podem realizar a inscrição através do link: https://www.even3.com.br/segurancaacervos/ . As vagas são limitadas e todas terão direito a certificado de conclusão.
Sobre o Museu
Inaugurado em novembro de 1969, o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto conta com acervo de artes decorativas que retrata a sociedade baiana dos séculos XVIII e XIX. O local abriga exposições permanentes e temporários, programação cultural, educacional e atividades formativas. O MCMCP, localizado no Corredor da Vitória, 2490, em Salvador, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, exceto terça-feira, das 14h30 às 18h. Para mais informações: https://www.museucarloscostapinto.org/ ; contato@museucarloscostapinto.org e @museucostapinto.