As comemorações dos 25 anos da JAM no MAM chegam ao fim no próximo sábado, dia 7 de setembro, com direito a música nas ruas do Centro de Salvador e muita dança no Solar do Unhão. A programação dupla com Cortejazz e palco da Dança na JAM se relaciona diretamente com a música feita pela Geleia Solar, banda base da JAM no MAM, e oferece ao público possibilidades distintas, neste feriado da Independência, de celebrar o projeto de música instrumental independente feita na Bahia.
Antes mesmo da JAM no MAM começar, músicos e músicas da Geleia Solar vão se encontrar no Largo Dois de Julho (às 16h) para a concentração do Cortejazz, cortejo jazzístico de percussão e sopros aberto a todas as pessoas e artistas que queiram participar. Às 16h30 o Cortejazz começa seu percurso pelas ruas do Centro em direção ao Solar do Unhão, onde a JAM no MAM acontece. Idealizado por Ivan Huol (diretor artístico da JAM), o cortejo já acontece há alguns anos, unindo artistas baianos e o público da JAM num encontro festivo que se relaciona com o bairro Dois de Julho, a arquitetura e a história da cidade. O Cortejazz tem apoio da Procultura e é gratuito, mas é importante lembrar que o acesso à JAM no MAM é feito mediante o ingresso vendido através da plataforma Ingresso Live.
Como sempre, às 18h a música e a transmissão online da JAM no MAM terão início. A novidade da noite ficará por conta do palco da Dança na JAM (montado ao lado do palco onde a banda Geleia Solar toca), que será ocupado por dançarinos e dançarinas improvisando e dialogando com a música criada ao vivo durante a jam session. A Dança na JAM tem coordenação da bailarina, professora e pesquisadora Daniela Guimarães, numa colaboração com Grupo de Pesquisa Corpolumen, formado em 2018 por artistas e pesquisadores ligados à UFBA, que interagem com diferentes linguagens artísticas para criar redes de estudos de corpo, imagem e criação em dança.
Num primeiro momento, dez artistas do corpo de oito estados diferentes – que estão em Salvador pesquisando e estudando dança na Universidade Federal da Bahia – ocuparão o palco da Dança na JAM para elaborar um jogo de criação com a trilha sonora interpretada pela Geleia Solar. Tendo a improvisação como o grande elo entre as duas linguagens artísticas – música e dança –, o Corpolumen vai abrir espaço também ao público da JAM no MAM que se sinta instigado a subir no palco e, assim, construir novas imagens, movimentos e teatralidades possíveis a partir do repertório musical da noite.
Esta jam session de 07/09 terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da JAM no MAM e encerra a programação da “JAM AGosto da Música”, uma série de cinto encontros comemorativos do aniversário da JAM no MAM que contou com a participação especial de Josiel Konrad, Carlos Malta, Léa Freire e Carol Panesi. A 25ª. Temporada da JAM no MAM é uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.
JAM no MAM com Palco da Dança
Data: 07/09, das 18 às 21h30 / Acesso ao local a partir das 17h
Local: Praça Maestro Letieres, no MAM Bahia (Solar do Unhão – Av. Contorno s/n)
Ingressos: De R$ 5,00 a R$ 40,00, vendidos on-line na plataforma Ingresso Live: https://www.ingressolive.com/jam-no-mam-7-de-setembro-de-2024-47472
Classificação indicativa: Livre (crianças até 2 anos de idade não paga ingresso)
Transmissão ao vivo no canal do YouTube da JAM no MAM: https://www.youtube.com/@JAMnoMAM
Mais Informações:
Site: https://www.jamnomam.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/jamnomam/
CORTEJAZZ
Data: 07/09
Local: Saída do Largo Dois de Julho em direção ao MAM Bahia (Solar do Unhão – Av. Contorno s/n)
Horário: Concentração às 16h / Saída às 16h30
Ingressos: Gratuito e aberto a todos durante o percurso até o Solar do Unhão
SOBRE A JAM NO MAM
Com um programa musical sempre inédito, a JAM no MAM traz para a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, ao lado do mar e com um lindo pôr do sol, um repertório que oferece standards internacionais do jazz misturados ao mais puro som da Bahia. Ao longo das últimas décadas, a JAM no MAM vem atraindo uma audiência de artistas, baianos e turistas, que encontram ali um ponto de encontro ideal para ouvir jazz e participar de uma jam session com esse “sotaque baiano”, vivendo a arte da improvisação junto à Banda Geleia Solar – composta por músicos de referência internacional. A inesperada provocação musical de cada noite cria uma experiência musical única, ao vivo, aberta a todas as faixas etárias em um dos locais mais encantadores e visitados em Salvador.
SOBRE O PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL
A Petrobras é uma empresa que tem como parte de sua história o apoio contínuo à Cultura, iniciado há mais de 40 anos. O Programa Petrobras Cultural contribui ativamente para o desenvolvimento do setor, por meio de seleções públicas e projetos convidados, mantendo presença e diálogo com a sociedade. Nessa trajetória, a nova parceria com o projeto JAM no MAM marca uma nova fase do Programa, reforçando sua presença em Salvador. O programa também está presente em outros projetos, tais como, a circulação de shows, MPB em Movimento, a exposição de grande porte Armorial 50 – que chegará em breve em Salvador, o espetáculo musical Clara Nunes, A Tal Guerreira e muitas outras novidades que estão por vir, como os projetos que integrarão o Programa através da Seleção Petrobras Cultural, que recebeu mais de 8.00 0 inscrições de todo o Brasil.
SOBRE O CORPOLUMEN
O Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança trabalha na interação ensino, pesquisa e extensão com foco na produção artístico-acadêmica em Dança, ligando graduação, pós-graduação e artistas em geral. Em um ambiente de reflexão e produção teórico-prática, o Corpolumen realiza diferentes ações em suas três linhas de pesquisas, a saber: 1. Improvisação Cênica em Dança em tempo-real; 2.Criação Fílmica em Dança; 3. Somática e Dança. O grupo Corpolumen desenvolve uma série de ações como encontros de estudos, espaços de criação, oficinas, desenvolvimento de obras fílmicas e cênicas, jam sessions, projetos extensionistas variados, publicação de livros, p esquisa e geração de material didático e metodológico, traduções de textos e livros ligados às temáticas do grupo e criação de eventos articulando Universidade e Sociedade.