Segundo a Circana, lojas físicas são destaque no período e concentram 74% das vendas
Depois de datas importantes como Dia das Crianças e Black Friday, o varejo brasileiro vive a expectativa das vendas para o Natal. O setor de beleza premium pode esperar por bons resultados, caso as vendas repitam os parâmetros dos anos anteriores. Segundo dados da Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – em 2022 o mês de dezembro concentrou mais de 14% das vendas de todo o ano.
O segmento registrou um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2021 e as lojas físicas se tornam ainda mais importantes. “Somente no ano passado, este canal representou 74% das vendas, sendo o mês de dezembro o de maior destaque do ano”, afirma Felipe Martins, Gerente de Contas da Circana no Brasil.
Quando analisados os dados por categorias, apesar de maquiagem ter apresentado o maior crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, as fragrâncias femininas tiveram mais participação, com 42% das vendas. Fragrâncias masculinas foi a segunda categoria que mais vendeu em dezembro de 2022 com 30%, seguido de maquiagem (23%) e skincare (5%).
Segundo a Circana, um tipo de produto foi o mais vendido, dentro da categoria de fragrâncias femininas. “Dos Top 10 produtos, 20% das vendas em dezembro de 2022 foram de kits. Essa quantidade é maior do que média do ano inteiro, mostrando que o comportamento do consumidor aumenta a venda de produtos de caráter presenteáveis desse mês”, completa Felipe.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.