Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Novo perfil do idoso no Brasil surpreende: mais ativos, digitais e protagonistas da economia

  • Destaque 1-envelhescência, Envelhescência, Sub-Editoria Envelhescência
  • 2025-10-07
  • Sem comentários
  • 5 minutos de leitura

Segundo o IBGE, expectativa de vida atingiu 76,4 anos no Brasil em 2023 - com projeções para alcançar 83,9 anos em 2070. Envelhecimento da população brasileira vem transformando não apenas a pirâmide etária do país, mas também a forma como o idoso é percebido na sociedade - Crédito: Divulgação MedSênior

Com expectativa de vida em alta e maior participação na economia, dados mostram que a população 60+ está redefinindo o conceito de envelhecer

Esqueça a imagem do idoso a la Dona Benta – aquela vovó que é caseira, reclusa, envolvida exclusiva ou majoritariamente com o ambiente doméstico e que vive em função dos netos. A população madura ainda pode conservar algumas características dos estereótipos, claro. Mas não só. 

Muito distante da fragilidade e inatividade, os brasileiros com mais de 60 anos estão mais ativos, conectados e engajados do que nunca — no trabalho, no consumo e até no ambiente digital. Esse movimento, cada vez mais visível, é a própria essência do bem envelhecer: uma abordagem que entende a longevidade como a chance de viver com saúde, autonomia e propósito, mantendo-se produtivo e com qualidade de vida em todas as fases. 

“O conceito de idoso ficou velho. Envelhecer é um privilégio, mas ainda é visto como um problema por muitas marcas”, diz Maycon Oliveira, Diretor de Marketing & Vendas Digitais da MedSênior, operadora de saúde especializada no público acima dos 49 anos, com foco em medicina preventiva e no conceito de bem envelhecer – um dos cases mais influentes no setor de saúde e longevidade no Brasil. 

É o que mostram os dados: com uma expectativa de vida atingindo 76,4 anos em 2023, segundo o IBGE – e com projeções para alcançar 83,9 anos em 2070 – , o envelhecimento da população brasileira vem transformando não apenas a pirâmide etária do país, mas também a forma como o idoso é percebido na sociedade. Outro número reforça a urgência de atualizar o olhar sobre essa população: segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 teremos mais idosos do que crianças e seremos a quinta população mais envelhecida do mundo. 

“A pergunta que ouvimos desde criança é ‘quem você quer ser quando crescer?’. Costumo dizer que a pergunta correta deveria ser ‘quem você quer ser quando envelhecer?”, completa o especialista.

Inclusão digital: conectados todos os dias

O salto na conexão digital entre os mais velhos impressiona: enquanto em 2016, menos da metade (44,8%) dos brasileiros com 60 anos ou mais acessavam a internet, em 2024 esse percentual subiu para cerca de 69,8%.

Com o crescimento acelerado desta fatia da população, a comparação em números absolutos impressiona ainda mais: a quantidade de idosos conectados praticamente quadruplicou, ao passar de 6,5 milhões para 24,5 milhões de indivíduos. Os dados fazem parte de um suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada em julho deste ano pelo IBGE. 

O uso frequente também mudou: aproximadamente 88% dos idosos que estão online acessam a internet todos os dias. O celular domina como principal porta de entrada nessa transformação digital, tornando possível que comunicação, redes sociais, serviços bancários, mensagens de voz ou vídeo e até compras se tornem parte da rotina. 

Embora ainda sejam a faixa etária com menor penetração digital, eles também são o grupo que mais cresce nesse quesito. Apesar de barreiras ainda existentes — como o letramento digital, insegurança em lidar com dispositivos ou medo de fraudes — a tendência é clara: mais idosos não só se conectam, mas estão participando ativamente do universo digital, usando-o como ferramenta de integração, lazer, consumo e autonomia. 

A MedSênior é exemplo disso. Entre os principais resultados da estratégia liderada por Maycon Oliveira e seu time, destaca-se o que é considerado o maior case do Brasil em venda digital de planos de saúde, com mais de 30% das vendas, em algumas regiões, sendo realizadas totalmente online — um feito expressivo, sobretudo em um público majoritariamente sênior. “Nosso objetivo sempre foi entender profundamente o comportamento do brasileiro que envelhece. Adaptamos o que há de mais atual no mundo e criamos nossas próprias estratégias, com base em escuta, dados e inteligência emocional”, conta Oliveira, executivo que se consolidou como referência quando o assunto é longevidade, saúde e transformação digital.

Vida ativa e participação social

Além do mercado e da tecnologia, cresce o número de idosos que procuram atividades, cursos de educação continuada, projetos e demais portas de entrada para uma vida ativa e que propicie a participação social. Essa busca por uma vida plena é a base da filosofia do Bem Envelhecer. A longevidade dá a esse público uma nova perspectiva: envelhecer não significa se afastar, mas sim permanecer produtivo – física, intelectual e socialmente engajado.

O interesse desta faixa etária pelo ensino superior, por exemplo, cresce em ritmo surpreendente. Segundo dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil – estudo apresentado pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no país -, embora ainda representem uma parcela pequena do total — 0,4% das matrículas em cursos presenciais e 0,8% no ensino à distância (EAD) em instituições privadas —, foram justamente os estudantes com 60 anos ou mais que registraram avanço no número de matrículas presenciais na última década, com alta de 22% entre 2013 e 2023. No EAD, o salto foi ainda mais expressivo: 672% no mesmo período, um ritmo muito superior ao de qualquer outra faixa etária. 

“Mais do que números, o movimento mostra que o paradigma do ‘estou velho demais para isso’ começa a ficar para trás, frente a um desejo crescente da chamada ‘geração prateada’ de se manter atualizada, buscar realização pessoal e até reinventar trajetórias profissionais — promovendo, de quebra, ambientes de troca mais diversos e intergeracionais”, afirma Roni Mukamal, médico geriatra e Superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior. 

Economia Prateada: mercado em plena expansão

O poder econômico da população madura é uma força real no Brasil — a economia prateada já movimenta cerca de R$ 2 trilhões anuais em consumo para pessoas com 50 anos ou mais, segundo a consultoria Data8. Em 2024, esse consumo foi estimado em R$ 1,8 trilhão, com projeções de chegar a R$ 3,8 trilhões em 2044, representando aproximadamente 35% do consumo privado total do país.

A renda anual agregada da Geração Prateada (60+) também já ultrapassou R$ 1 trilhão, englobando aposentadorias, salários, rendimentos informais e investimentos. Valores como esses revelam que os maduros não são apenas parte da população em envelhecimento: são protagonistas econômicos, com capacidade de consumo, decisões e influências que empresas ainda estão começando a reconhecer. 

“A economia prateada exige que empresas e marcas ampliem seus olhares. Produtos e serviços voltados para esse público não podem ter como mote apenas temas referentes a limitações, doenças, fragilidades e vulnerabilidades. Claro que esses temas também precisam ser discutidos e contemplados porque, em algum momento, podem vir a fazer parte da vida de todos nós e dos nossos. Mas eles não precisam ser a única abordagem”, avalia Maycon.

Mudança de percepção e o Bem Envelhecer

Com a expectativa de vida em constante crescimento e a média de idade da força de trabalho se aproximando dos 40 anos, o país caminha para um cenário em que valorizar a senioridade deixa de ser opção e passa a ser necessidade. O idoso brasileiro de hoje quebra paradigmas, mostra vitalidade e se estabelece como agente econômico e social de peso, consolidando o conceito do Bem Envelhecer como uma realidade em expansão. 

Neste cenário, a MedSênior passou de operadora regional a referência nacional e internacional em saúde para o idoso — com reconhecimento de mercado, liderança em share de diversas praças e presença como a empresa que mais cresce no setor. O trabalho tem chamado a atenção de instituições, marcas e especialistas que veem na MedSênior um modelo de como se comunicar com a geração prateada com verdade, empatia e performance. 

“Além de sermos precursores neste segmento, nossa missão foi reposicionar essa fase da vida como uma potência. E isso só foi possível com uma escuta ativa de como as pessoas realmente desejam viver ao passar dos anos. Não é sobre comunicar um produto. É sobre se tornar parte da jornada de alguém com conteúdos e aprendizados que realmente interessam. E fazer isso com integridade, criatividade e consistência”, resume Maycon. 

Envelhecer no Brasil já não é sinônimo de se retirar — é, cada vez mais, a chance de viver com propósito, saúde e protagonismo. 

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorEncontro de Amigos e Canções em noite de afeto e música no SESI Rio Vermelho
PróximoA importância da educação financeira desde a infânciaNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Num encontro entre brasilidade e música eletrônica, baiano IVYO lança “Frequência Tropical” dia 19 de novembro

11 de novembro de 2025

Fazenda mineira faz sucesso com queijos artesanais no sul da Bahia

11 de novembro de 2025

Com músicas inéditas, shows no Pré-Caju e Réveillon, Márcia Freire abre sua temporada de fim de ano

11 de novembro de 2025

Embaixador do Brasil na Bélgica lança livro no Rio de Janeiro e Salvador em novembro

11 de novembro de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Num encontro entre brasilidade e música eletrônica, baiano IVYO lança “Frequência Tropical” dia 19 de novembro

Fazenda mineira faz sucesso com queijos artesanais no sul da Bahia

Com músicas inéditas, shows no Pré-Caju e Réveillon, Márcia Freire abre sua temporada de fim de ano

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui