Já está no clipe de “O Bahia Broca”, música lançada pelo grupo Vitrolab para comemorar o retorno do Esporte Clube Bahia à elite do futebol sul-americano e o bom momento que o time está vivendo, consagrado, ontem (23), campeão baiano pela 51ª vez — assista aqui . Gravado na Arena Fonte Nova, o vídeo mostra os irmãos Guga Barbosa e Marcelo Costa, nomes à frente da banda e que assinam a composição ao lado de Edmundo Carôso, executando a canção em um dia de jogo.
O lançamento chegou à equipe do Esporte Clube Bahia, que inclui um trecho do clipe em seu perfil oficial, em uma collab com a banda — veja em https://www.instagram.com/p/DHJNIBNxNBk/ . A faixa é um pagode que mistura batidas eletrônicas à percussão e guitarras elétricas, inspirada em compositores populares, como Chico Buarque, Moraes Moreira e Gilberto Gil, que dedicaram diversas obras ao esporte mais popular do mundo, o futebol — ouça em https://onerpm.link/obahiabroca .
“A canção vem para coroar a boa fase da Bahia. O single incorpora um grito que já é clássico da torcida tricolor: “BROCAMOS!”, e esse momento histórico pede uma trilha sonora à altura” , destaca Guga Barbosa. “A música é um neopagode que vem tomando conta da nova música popular brasileira. É o clássico e o moderno se unindo para reinventar texturas e sonoridades” , diz Marcelo, também líder da Vitrolab, que fez sua primeira turnê internacional — com shows em Portugal e Espanha — em 2024, ano em celebrou 10 anos de carreira.
O lançamento conta ainda com ações de marketing impulsionadas por influenciadores vinculados ao Esporte Clube Bahia nas redes sociais Instagram e Tik Tok, com participação dos “Tricolíderes”, corpo de baile que acompanha o Bahia coreografando músicas e incentivando os jogadores.
Sobre a Vitrolab
Representantes da nova música pop baiana, a banda Vitrolab, composta pelos irmãos Guga e Marcelo, vem conquistando cada vez mais espaços no cenário musical brasileiro e europeu. A dupla tem passado por grandes festivais (COMA – Brasília, DOSOL – Natal, TUM – Florianópolis, FORMEMUS – Vitória, FIMS – Curitiba, MIMO – Portugal, FAVELA CULT – Espanha), e já levou seu show repleto de energia e swing em cidades como Recife, Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.
Desde seu surgimento, o grupo apresenta um trabalho autoral multicultural e cheio de identidade. O projeto nasceu em Salvador, no ano de 2014, com uma sonoridade marcada pela característica eletrônica e contemporânea, a partir da mistura de batidas e sintetizadores com ritmos tradicionais. Suas influências vão desde movimentos históricos da música brasileira, como a Tropicália e o Manguebeat, até os nomes da música baiana atual, como BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ e Afrocidade.
Entre seus lançamentos estão o “MEGALODON” – vencedor do XVI Festival de Música da Rádio Educadora FM, na categoria voto popular – e a releitura da canção “Odara”, de Caetano Veloso.