As inscrições estão abertas para as Oficinas Vila Verão no Museu de Arte da Bahia, em parceria com o IPAC/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado / Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), o Teatro Vila Velha realiza as Oficinas Vila Verão – 2024, de 08 a 27 de janeiro, no Museu de Arte da Bahia (MAB), um programa que é realizado há 27 anos no verão baiano e finaliza com uma mostra no dia 27/01, no museu. A ação faz parte d’O Vila Ocupa a Cidade e do Verão nos Museus. Vídeo Vila Verão: https://www.youtube.com/watch?v=r1d6-oPjTgQ&t=1s
“Já que o prédio do Teatro Vila Velha vai entrar em reforma para requalificação de suas instalações e para adequá-lo aos padrões atuais de acessibilidade e de segurança contra incêndio, vamos ocupar a cidade também fisicamente. Faremos desse momento um tubo de ensaio, um laboratório para construir uma política de acessibilidade ampla, que será anunciada muito em breve”, explica Márcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha,.
As oficinas propostas têm a curadoria do diretor Márcio Meirelles, definida pelo conceito: CONTEMPLAR – ATUAR – SER CONTEMPLADO. Ocupar e refletir sobre os museus como espaço de representação e memória coletiva. Mas, também, como espaço de poder. Que parte da minha memória está guardada num museu? Este ciclo inclui cinco oficinas, para quem deseja conhecer, experimentar, aprofundar ou se divertir fazendo arte:
“Ateliê de Escrita Dramatúrgica” com a atriz e dramaturga Mônica Santana e o multiartista Diego Araúja; Link inscrições Ateliê de Escrita
“Teatro para Iniciantes” com a atriz e diretora Chica Carelli – Link inscrições Teatro para Iniciantes
“Sinfonias solo – Teatro pós-dramático de Sarah Kane” Oficina de Atuação Teatral – com o ator e diretor Celso Junior; Link inscrições Sinfonias Solo
“Poética das distâncias: entre performance, teatro e poesia”, com Martin Domecq; Link Inscrições Poéticas das Distâncias
“Zootomia” – com o ator, dançarino e coreógrafo Ariel Veloso; Link inscrições oficina de Zootomia
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line.
Prestes a completar 60 anos, o Vila prepara-se para uma obra de reforma, financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, “O Vila Ocupa a Cidade” mantém o eterno movimento de expansão das atividades do teatro por diferentes espaços da capital. Esta é parte de uma série de colaborações que estão previstas para os próximos meses, o Vila se mantém em atividade, e agrega novos públicos. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.
Durante toda a sua trajetória, o Vila vem prestando ininterruptamente serviços ao país, formando artistas, coletivos e estéticas, produzindo conteúdos inovadores, refletindo e debatendo questões urgentes da sociedade e construindo políticas culturais de inclusão e acesso, em parcerias com comunidades, instituições, grupos e festivais de diversos municípios, estados e países.
O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Saiba mais sobre as oficinas e os orientadores
Teatro para iniciantes com Chica Carelli – link das inscrições: Link inscrições Teatro para Iniciantes
Datas: 09, 11, 16, 18, 23 e 25 (terças e quintas)
Horário: 15h às 18h
Abordagem:
A oficina tem como objetivo desenvolver a percepção e a criatividade individual do ator conjugada à construção coletiva do trabalho teatral. Serão realizados exercícios de aquecimento e dinâmicas coletivas envolvendo trabalho de corpo e voz, jogos de improvisação voltados para a criação de personagens e cenas que servirão de base para construção de uma pequena mostra cênica que será apresentada na mostra final das oficinas Vila Verão.
Público alvo: A partir de 14 anos.
Sinfonias solo – Oficina de Interpretação teatral – Teatro pós-dramático – com Celso Junior – Link inscrições Sinfonias Solo
Datas: 09, 11, 16, 18, 23 e 25 (TERÇAS E QUINTAS)
Horário: 18h às 20h
“Eu prefiro perder minhas pernas
extrair meus dentes
arrancar meus olhos
do que perder meu amor”
(Sarah Kane, Psicose 4.48)
Oficina prática de interpretação teatral para atores e atrizes, usando fragmentos da dramaturgia da autora britânica Sarah Kane (1971-1999) como base das cenas. Através de exercícios práticos de corpo, voz e interpretação, serão abordados conteúdos presentes no teatro pós-dramático: fragmentação, simultaneidade, sincronicidade, multiplicidade e descontinuidade espacial, estruturas dramatúrgicas desencadeadas. A abordagem corporal busca investigar as potencialidades do corpo de intérpretes, usando a força da gravidade como elemento expressivo. Na pesquisa da voz, serão investigadas as possibilidades expressivas da respiração, sussurros, gritos, silêncio.
Em relação à interpretação, o que se busca é ampliar as capacidades interpretativas, a partir de estímulos provocados pela dramaturgia de Sarah Kane e suas proposições desafiantes, em relação a intriga, personagem, linguagem, tempo, espaço e ação. Isto tudo, com conexões em relação às obras expostas no Museu de Arte da Bahia (MAB).
Assim, se busca um elenco de atores e atrizes capazes de interpretar sinfonias solos e suas distopias, através da perturbação da ordem estabelecida, uso de narraturgias, hiper-naturalismo, de corpos não-significantes, auto-etnografias, picturização, fluxos verbais, superfícies dialógicas contrastantes.
Público alvo: Atores e atrizes, iniciantes ou com experiência, acima de 16 anos.
Poética das distâncias: entre performance, teatro e poesia – com Martin Domecq – Link Inscrições Poéticas das Distâncias
Datas: 08, 10, 15, 17, 22 e 24 (segundas e quartas)
Horário: 10h às 12h
Abordagem:
Explorar performaticamente as distâncias entre nossos corpos como dimensões poéticas de nossas relações: distâncias espaciais, identitárias, temporais. O que encurta uma distância e o que a estica? O que constitui a potência poética das distâncias? A distância como condição do movimento, da dança, do encantamento. Trabalharemos com poemas que trazem esse tema e realizaremos experimentações espaciais nos espaços do museu buscando trazer os contrastes, tensões e possibilidades dessa urdidura invisível de espaços-tempo que nos atravessam. Nesta oficina pretendo continuar e radicalizar experimentações com elásticos que venho desenvolvendo há uns dez anos. A oficina propõe trabalhar na interface entre teatro, performance, dança e poesia.
Público alvo: artistas da performance, atores, atrizes, poetas, bailarinos/as, pessoas com sensibilidade para essas linguagens
Zootomia – com Ariel Ribeiro – Link inscrições oficina de Zootomia
Datas: 08, 10, 15, 17, 22 e 24 (segundas e quartas) / Das 18h às 20h
Abordagem:
Zootomia baseia-se na anatomia e no movimento dos animais, mas principalmente no Corpo Humano se entender como um bicho, que através das ferramentas instintivas, físicas e emocionais possa investigar suas próprias portas e gavetas corporais para poder compor sua dramaturgia corporal cênica.
O corpo como dispositivo primordial da criação cênica através das ferramentas e manobras de ritmo, força, respiração, torções, sequências e sonoridades.. a imersão iniciará o processo de investigação de movimentos e partituras corporais fora do eixo comum!
O objetivo da oficina é que através das técnicas de ritmo, força, respiração, torções, sequências e improvisação o praticante absorva e explore a capacidade de compor utilizando essas ferramentas para construção de dramaturgia e partituras cênicas coletivas e individuais.
Público alvo: jovens e adultos com ou sem experiência em dança.
Ateliê de Escrita Dramatúrgica – com Mônica Santana e Diego Araúja – Link inscrições Ateliê de Escrita
Datas: 8, 10, 12 (segunda, quarta e sexta)
Datas: 22 e 26 (segunda e sexta)
Horário: 15h às 18h
Abordagem:
A partir da ocupação e da visitação do Museu de Arte da Bahia, o Ateliê de Escrita Dramatúrgica vai promover uma série de exercícios disparadores de escrita, com foco no gênero dramático, explorando o olhar para o espaço, bem como o espaço como um disparador para criação. A ministrante vai conduzir práticas que envolvam observar a noção do repertório dos participantes, suas memórias, vivências e o espaço do museu, sua aura e as representações que envolve. Ao longo dos encontros, as pessoas participantes produzirão apontamentos de cenas e uma primeira estrutura dramática a ser desenvolvida individualmente. Ao final da oficina, as pessoas partilharão na mostra trechos da sua obra em desenvolvimento.
Público alvo: pessoas interessadas em Escrita e Dramaturgia, estudantes, escritores, dramaturgos e pessoas criativas.
O Teatro Vila Velha Ocupa a Cidade: temporada Verão nos Museus
As inscrições estão abertas para as Oficinas Vila Verão no Museu de Arte da Bahia, em parceria com o IPAC/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado / Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), o Teatro Vila Velha realiza as Oficinas Vila Verão – 2024, de 08 a 27 de janeiro, no Museu de Arte da Bahia (MAB), um programa que é realizado há 27 anos no verão baiano e finaliza com uma mostra no dia 27/01, no museu. A ação faz parte d’O Vila Ocupa a Cidade e do Verão nos Museus. Vídeo Vila Verão: https://www.youtube.com/watch?v=r1d6-oPjTgQ&t=1s
“Já que o prédio do Teatro Vila Velha vai entrar em reforma para requalificação de suas instalações e para adequá-lo aos padrões atuais de acessibilidade e de segurança contra incêndio, vamos ocupar a cidade também fisicamente. Faremos desse momento um tubo de ensaio, um laboratório para construir uma política de acessibilidade ampla, que será anunciada muito em breve”, explica Márcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha,.
As oficinas propostas têm a curadoria do diretor Márcio Meirelles, definida pelo conceito: CONTEMPLAR – ATUAR – SER CONTEMPLADO. Ocupar e refletir sobre os museus como espaço de representação e memória coletiva. Mas, também, como espaço de poder. Que parte da minha memória está guardada num museu? Este ciclo inclui cinco oficinas, para quem deseja conhecer, experimentar, aprofundar ou se divertir fazendo arte:
“Ateliê de Escrita Dramatúrgica” com a atriz e dramaturga Mônica Santana e o multiartista Diego Araúja; Link inscrições Ateliê de Escrita
“Teatro para Iniciantes” com a atriz e diretora Chica Carelli – Link inscrições Teatro para Iniciantes
“Sinfonias solo – Teatro pós-dramático de Sarah Kane” Oficina de Atuação Teatral – com o ator e diretor Celso Junior; Link inscrições Sinfonias Solo
“Poética das distâncias: entre performance, teatro e poesia”, com Martin Domecq; Link Inscrições Poéticas das Distâncias
“Zootomia” – com o ator, dançarino e coreógrafo Ariel Veloso; Link inscrições oficina de Zootomia
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line.
Prestes a completar 60 anos, o Vila prepara-se para uma obra de reforma, financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, “O Vila Ocupa a Cidade” mantém o eterno movimento de expansão das atividades do teatro por diferentes espaços da capital. Esta é parte de uma série de colaborações que estão previstas para os próximos meses, o Vila se mantém em atividade, e agrega novos públicos. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.
Durante toda a sua trajetória, o Vila vem prestando ininterruptamente serviços ao país, formando artistas, coletivos e estéticas, produzindo conteúdos inovadores, refletindo e debatendo questões urgentes da sociedade e construindo políticas culturais de inclusão e acesso, em parcerias com comunidades, instituições, grupos e festivais de diversos municípios, estados e países.
O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Saiba mais sobre as oficinas e os orientadores
Teatro para iniciantes com Chica Carelli – link das inscrições: Link inscrições Teatro para Iniciantes
09, 11, 16, 18, 23 e 25 (terças e quintas)
Das 15h às 18h
Abordagem:
A oficina tem como objetivo desenvolver a percepção e a criatividade individual do ator conjugada à construção coletiva do trabalho teatral. Serão realizados exercícios de aquecimento e dinâmicas coletivas envolvendo trabalho de corpo e voz, jogos de improvisação voltados para a criação de personagens e cenas que servirão de base para construção de uma pequena mostra cênica que será apresentada na mostra final das oficinas Vila Verão.
Público alvo: A partir de 14 anos.
Sinfonias solo – Oficina de Interpretação teatral – Teatro pós-dramático – com Celso Junior – Link inscrições Sinfonias Solo
09, 11, 16, 18, 23 e 25 (TERÇAS E QUINTAS)
Das 18h às 20h
“Eu prefiro perder minhas pernas
extrair meus dentes
arrancar meus olhos
do que perder meu amor”
(Sarah Kane, Psicose 4.48)
Oficina prática de interpretação teatral para atores e atrizes, usando fragmentos da dramaturgia da autora britânica Sarah Kane (1971-1999) como base das cenas. Através de exercícios práticos de corpo, voz e interpretação, serão abordados conteúdos presentes no teatro pós-dramático: fragmentação, simultaneidade, sincronicidade, multiplicidade e descontinuidade espacial, estruturas dramatúrgicas desencadeadas. A abordagem corporal busca investigar as potencialidades do corpo de intérpretes, usando a força da gravidade como elemento expressivo. Na pesquisa da voz, serão investigadas as possibilidades expressivas da respiração, sussurros, gritos, silêncio.
Em relação à interpretação, o que se busca é ampliar as capacidades interpretativas, a partir de estímulos provocados pela dramaturgia de Sarah Kane e suas proposições desafiantes, em relação a intriga, personagem, linguagem, tempo, espaço e ação. Isto tudo, com conexões em relação às obras expostas no Museu de Arte da Bahia (MAB).
Assim, se busca um elenco de atores e atrizes capazes de interpretar sinfonias solos e suas distopias, através da perturbação da ordem estabelecida, uso de narraturgias, hiper-naturalismo, de corpos não-significantes, auto-etnografias, picturização, fluxos verbais, superfícies dialógicas contrastantes.
Público alvo: Atores e atrizes, iniciantes ou com experiência, acima de 16 anos.
Poética das distâncias: entre performance, teatro e poesia – com Martin Domecq – Link Inscrições Poéticas das Distâncias
08, 10, 15, 17, 22 e 24 (segundas e quartas)
Das 10h às 12h
Abordagem:
Explorar performaticamente as distâncias entre nossos corpos como dimensões poéticas de nossas relações: distâncias espaciais, identitárias, temporais. O que encurta uma distância e o que a estica? O que constitui a potência poética das distâncias? A distância como condição do movimento, da dança, do encantamento. Trabalharemos com poemas que trazem esse tema e realizaremos experimentações espaciais nos espaços do museu buscando trazer os contrastes, tensões e possibilidades dessa urdidura invisível de espaços-tempo que nos atravessam. Nesta oficina pretendo continuar e radicalizar experimentações com elásticos que venho desenvolvendo há uns dez anos. A oficina propõe trabalhar na interface entre teatro, performance, dança e poesia.
Público alvo: artistas da performance, atores, atrizes, poetas, bailarinos/as, pessoas com sensibilidade para essas linguagens
Zootomia – com Ariel Ribeiro – Link inscrições oficina de Zootomia
08, 10, 15, 17, 22 e 24 (segundas e quartas) / Das 18h às 20h
Abordagem:
Zootomia baseia-se na anatomia e no movimento dos animais, mas principalmente no Corpo Humano se entender como um bicho, que através das ferramentas instintivas, físicas e emocionais possa investigar suas próprias portas e gavetas corporais para poder compor sua dramaturgia corporal cênica.
O corpo como dispositivo primordial da criação cênica através das ferramentas e manobras de ritmo, força, respiração, torções, sequências e sonoridades.. a imersão iniciará o processo de investigação de movimentos e partituras corporais fora do eixo comum!
O objetivo da oficina é que através das técnicas de ritmo, força, respiração, torções, sequências e improvisação o praticante absorva e explore a capacidade de compor utilizando essas ferramentas para construção de dramaturgia e partituras cênicas coletivas e individuais.
Público alvo: jovens e adultos com ou sem experiência em dança.
Ateliê de Escrita Dramatúrgica – com Mônica Santana e Diego Araúja – Link inscrições Ateliê de Escrita
8, 10, 12 (segunda, quarta e sexta)
22 e 26 (segunda e sexta)
Das 15h às 18h
Abordagem:
A partir da ocupação e da visitação do Museu de Arte da Bahia, o Ateliê de Escrita Dramatúrgica vai promover uma série de exercícios disparadores de escrita, com foco no gênero dramático, explorando o olhar para o espaço, bem como o espaço como um disparador para criação. A ministrante vai conduzir práticas que envolvam observar a noção do repertório dos participantes, suas memórias, vivências e o espaço do museu, sua aura e as representações que envolve. Ao longo dos encontros, as pessoas participantes produzirão apontamentos de cenas e uma primeira estrutura dramática a ser desenvolvida individualmente. Ao final da oficina, as pessoas partilharão na mostra trechos da sua obra em desenvolvimento.
Público alvo: pessoas interessadas em Escrita e Dramaturgia, estudantes, escritores, dramaturgos e pessoas criativas.