Nos últimos dias, as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul ganharam as manchetes dos veículos de notícias de todo país. A tempestade deixou milhares de desabrigados, incluindo animais e crianças, além de mortes que ainda não foram contabilizadas. Com essa tragédia, o debate sobre o meio ambiente é mais imperativo do que nunca.
“A chuva é uma etapa do ciclo da água. Seu fluxo natural é chegar aos rios, que correm para o mar, para depois tornar-se nuvem, condensar para chover de novo. Tão natural como alguns sentimentos que temos, como solidão, tristeza e raiva. Compreender esses elementos nos ajuda a compreender os fenômenos à nossa volta. O Trovão e o Rio é um livro que trata deste tema com muita sutileza”, comenta o escritor.
O autor do livro O Trovão e o Rio estreia este ano na Festa Literária de Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, a FLIPF. A obra retrata a história do temido Trovão que esbraveja do céu, enquanto que uma nuvem corajosa tenta descobrir porquê esta poderosa força da natureza está se sentindo tão sozinha.
Durante o evento cultural, o escritor e jornalista Bito Teles estará ao lado da autora baiana Emilia Nuñez, vencedora do prêmio Jabuti na literatura infantil com seu livro Chorar é como Chover. O encontro acontecerá no último dia de apresentações (19/05), a partir das 9h, com contação de história e bate papo com leitores, no Ninho FLIPF, localizado no Projeto Tamar.
O Trovão e o Rio é um livro sobre separação, saudade, mas também sobre acolhimento e empatia. Escrito e ilustrado pelo baiano Bito Teles, o texto é um apólogo cheio de simbolismo e convida o leitor a refletir sobre seus sentimentos. ”A leitura provoca uma reflexão sobre todos estes sentimentos, abordados de forma poética. E o mais importante: abre espaço para conversas necessárias”, comenta o autor.
Após a roda de conversa, Bito será o mediador da mesa Aventuras ao Mar, que encerra a programação do espaço Canto da Palavra, com a participação do engenheiro e navegador Aleixo Belov (UA/BR), do ambientalista, fundador do Projeto Baleia França e coordenador institucional do Projeto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo (RS/BA), e da oceanógrafa e co-fundadora da Fundação Projeto Tamar Neca Marcovaldi (RS/BA).
O encontro promete memórias e curiosidades sobre suas aventuras marítimas e as lições aprendidas no mar. “Será uma grande honra estar sentado ao lado de três figuras importantíssimas para a valorização e preservação da vida nos oceanos. Participar da FLIPF, como autor e mediador, é um prêmio para quem tem a vida dedicada ao ofício de escrever e contar histórias, primeiro como jornalista, depois como autor”, celebra o escritor que tem a agenda do mês de maio concorrida com participação em festas literárias em instituições de ensino – Escola Parque e Bernoulli – que promovem bate-papo descontraído com as crianças sobre seus sete livros publicados. Além de outros tantos que estão por vir.
QUEM É BITO TELES?
Nascido em Salvador, Bito Teles é apaixonado pela literatura desde bem novo. Foi a partir dos nove anos, que começou a descobrir um jeitinho de contar suas histórias, seja nas redações escolares, gibis, desenhos, fotografia, teatro, música ou poesia. Tem sete livros publicados, mas acredita ter escrito mais de 100. Pai de dois filhos, ele é jornalista, escritor, mas também editor, ilustrador, capista, diagramador, contador de histórias, livreiro e fundador da Livroteca Story Time. Bito Teles ama o livro em todas as suas etapas e dimensões.
Livros já publicados:
– O Menino que Aprendeu (e ensinou) a olhar
– Velas Cheias de Sonhos
– Viagem para Além da História
– O tutu amarelo e o bolo de chocolate
– Pedro Borralheiro e outros contos da Ilha do Medo (E-book)
– O Mundo Colorido de Aleixo Belov
– O Trovão e o Rio
Serviço:
O quê? “O Trovão e o Rio” e Bito Teles na FLIPF
Quando? 19 de maio de 2024, domingo, às 9h horas
Onde? Praia do Forte
Quanto? Entrada Gratuita
Mais detalhes sobre o livro: Livro com capa dura e acabamento de verniz aplicado, tamanho: 29 x 15 cm, texto e ilustrações de Bito Teles, 24 páginas coloridas com aquarelas originais do autor.
R$ 60,00 (https://storytime.com.br/trovaoeorio/)