A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), em colaboração com a Escola de Música da UFBA, realiza na sexta-feira, 8 de agosto, às 18h, o concerto “Núcleo de Música Antiga”, na histórica Igreja do Senhor do Bonfim. Com entrada gratuita (sujeita à lotação), o evento oferece ao público uma rara imersão em repertórios dos séculos XVII a XIX, interpretados com instrumentos de época por músicos especialistas em práticas historicamente informadas.
Formado por nomes de referência como José Maurício Brandão (cravo), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (violino e viola barroca) e Hugo Prio (oboé barroco), o Núcleo de Música Antiga da Bahia apresenta um repertório que entrelaça o barroco europeu com a riqueza lírica do Movimento Armorial brasileiro.
No programa, obras de compositores como Leonardo Vinci, Froberger, Telemann, Johann Christian Bach e Maurizio Cazzatti dialogam com criações emblemáticas de Capiba e Antonio Madureira, num encontro que propõe um olhar original sobre as continuidades e reinvenções da música erudita ocidental e brasileira.
A iniciativa é fruto da parceria entre a OSBA e a Escola de Música da UFBA e integra a proposta de difusão de sonoridades pouco exploradas, valorizando a estética dos instrumentos históricos e ampliando as possibilidades expressivas do fazer musical contemporâneo.
Criada em 1982, a OSBA é um dos principais corpos artísticos do Teatro Castro Alves e mantém sua vocação pública por meio da gestão da Associação Amigos do TCA (ATCA), com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SecultBA e da Funceb.
Serviço
Concerto Núcleo de Música Antiga da Bahia
Data: 8 de agosto (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Igreja do Senhor do Bonfim – Salvador (BA)
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Solistas: Lucas Robatto, Hugo Prio, Marco Catto, Thomaz Rodrigues e José Maurício Brandão
Programa: Obras de Capiba, Antonio Madureira, Leonardo Vinci, Froberger, Telemann, J.C. Bach e Maurizio Cazzatti
Realização: OSBA, Escola de Música da UFBA, Governo do Estado da Bahia, SecultBA, Funceb e ATCA.















