Neste sábado, dia 15 de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho será palco de muita alegria, cultura e irreverência com o desfile do blocultura Palhaços do Rio Vermelho. A concentração acontece a partir das 16h30, na Quadra Esportiva da Rua da Paciência, marcando a 15ª edição do cortejo que já virou tradição no Carnaval de rua de Salvador.
Homenagem a Anselmo Serrat Neste ano especial, o desfile presta uma emocionante homenagem a Anselmo Serrat, educador e fundador da Escola de Circo Picolino. Conhecido por sua dedicação à arte circense, Serrat deixou um legado cultural inestimável. O cortejo começará com um ato simbólico em sua memória, evocando o espírito lúdico que sempre marcou sua trajetória.
Atrações e Alas do Cortejo Os Palhaços do Rio Vermelho resgatam a essência do Carnaval de rua, reunindo manifestações culturais que garantem diversão para todas as idades. O desfile contará com alas diversas e grupos tradicionais, incluindo:
- Zambiapunga de Valença
- SSA – Som Soteropolitano Ambulante
- Bagunçaço dos Alagados
- As Xicas
- Pau de Fita e Burrinhas (Cia de Danças e Folguedos da Boca do Rio)
- Troupe Circense com pernaltas e malabares
- Banda Marmelada (fanfarra)
- Capoeirada (Associação Siribeira do Conde)
- Os Enlatados de Madre de Deus
- Ala das Baianas
- Ala do Circo
- Ala das Belas Artes
- Tudo X Transforma
- Palhafolia, animando o cortejo que seguirá até a Rua Fonte do Boi.
Dindos, Dindas e Camisa Colaborativa Em sua 15ª edição, os Palhaços do Rio Vermelho substituem a tradicional “monarquia” por “Dindos e Dindas”, personalidades que serão reveladas nas redes sociais. A camisa colaborativa, cuja venda é revertida para o desfile, é uma tradição mantida. Em 2025, a ilustração é assinada pelo artista Hans Peter Gutmann. As camisas estão à venda por R$ 100,00 no Bar do Bahia, no Rio Vermelho.
Estações Fixas: Mais Música pelo Caminho Uma novidade desta edição serão as três estações fixas durante o percurso, com apresentações de grupos musicais:
- Toca Tambor: Estacionamento do Teatro Sesi
- O Pulso e A Pele: Praça Colombo
- Frevância Elétrica: Colônia Z1
VEJA EM NOSSA AGENDA