Na 6ª edição do relatório, a marca conquistou pontuação de 70%, a maior entre 60 empresas avaliadas
Desde que o Índice de Transparência da Moda chegou ao Brasil, em 2018, lançado pelo Fashion Revolution Brasil, a C&A é a empresa brasileira que tem a melhor pontuação no índice. O Índice de Transparência da Moda Brasil é uma análise anual de grandes marcas e varejistas de moda que operam no país, classificadas de acordo com o nível de informações que divulgam publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos nos direitos humanos e meio ambiente, tanto em suas operações próprias quanto em suas cadeias de fornecimento.
Na edição de 2023, a C&A conquistou média de 70% no índice. Desenvolvido pelo Fashion Revolution Brasil, o estudo de 2023 avaliou 60 grandes marcas e varejistas do mercado nacional. O objetivo é construir uma indústria da moda mais transparente para que ela seja, cada vez mais, sustentável, responsável e justa.
Para garantir condições justas e seguras de trabalho e preservar os recursos utilizados na produção de suas peças, a C&A monitora e audita constantemente a sua rede de fornecimento. Desde 2006, a empresa conta com o programa de monitoramento e gestão da rede de fornecedores, com o objetivo de coibir qualquer tipo de mão de obra irregular e buscar a melhoria contínua das condições de trabalho e das questões ambientais além de estar avançando na gestão dos riscos socioambientais, identificando os fatores de risco prioritários e estruturando planos de ação. A Rastreabilidade e Certificações, por terceiros acreditados, são exemplos de ações para promover a transparência na cadeia de fornecimento.
O Movimento #VistaAMudança é a forma como a C&A busca engajar seus públicos para construir, juntos, uma moda mais sustentável. Representa um conceito guarda-chuva de comunicação para a estratégia de sustentabilidade e abraça todas as iniciativas para promover o desenvolvimento do negócio. Isso para que os clientes se sintam bem ao adquirir um produto C&A e que os associados se sintam orgulhosos das contribuições para o planeta e a sociedade. A empresa é responsável e trabalha todos os dias para oferecer uma moda que não comprometa a qualidade de vida daqueles que a produzem ou o meio ambiente. “Sabemos que essa jornada é longa, que não conseguiremos sozinhos e o #VistaAMudança é a maneira de engajar todos os públicos para construir um novo futuro para moda juntos.”, afirma Hussein Rodrigues, Diretor Comercial da C&A.
“Estamos comprometidos em contribuir para a transformação da indústria da moda e trabalhamos para oferecer às nossas clientes produtos mais sustentáveis para que possam fazer melhores escolhas. Compreendemos que nossas atividades geram impactos e, por isso, queremos incentivar, promover e nos engajar em iniciativas que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso negócio: buscamos todos os dias fazer uma moda com impacto positivo.”, completa Hussein.
Sobre a C&A Brasil – A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em 334 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças.