O Coletivo Pretas na Cena realiza neste domingo, 31 de agosto, a 1ª edição do Festival Pretas na Cena: Voz, Arte e Resistência, evento que faz uma celebração, da visibilidade e do protagonismo para mulheres pretas, periféricas e dissidentes, promovendo música, arte e diálogos potentes. O Festival é aberto ao público, a partir das 14h, na Casa da Nigéria, no Pelourinho.
A programação reúne batalha de rimas femininas com premiação, pocket shows, set de DJs, poesia, exposição de artes visuais e a roda de conversa Fala Preta, debatendo os desafios e conquistas das mulheres pretas na cena cultural e no hip hop. Um encontro para fortalecer redes, afetos, cultura e resistência.
Mais do que um evento, o festival é um território de expressão e transformação social, onde a arte e a palavra se unem à luta contra o machismo e a invisibilidade ainda enfrentados pelas mulheres no hip hop e na cultura urbana.
O Coletivo Pretas na Cena surge como uma poderosa iniciativa para dar voz às mulheres negras na indústria criativa da produção cultural. Fundado em julho de 2023, o coletivo tem se dedicado a criar espaços com narrativas de inclusão de gênero e raça, promovendo o acolhimento feminino, cultura, arte e educação através de projetos inovadores e colaborativos.
O Festival Pretas na Cena é uma realização do Coletivo Pretas na Cena, em parceria com a CIPÓ Comunicação Interativa, através do Projeto LabCIPÓ, e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para efetivar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em cumprimento à Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Serviço:
O que: Festival Pretas na Cena: Voz, Arte e Resistência
Quando: 31 de agosto (domingo), às 14h
Onde: Casa da Nigéria – Pelourinho, Salvador
Entrada: Gratuita
Informações: @pretasnacena e @labcipo















