Com direção de Jaya Batista e do ator e músico Cris Meirelles, a montagem compõe a programação da exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil”
Uma caravana cênica-musical de memórias que atravessam os 60 anos do Teatro Vila Velha, a Caravana LIVRE!, que no seu percurso entrelaça passado, presente e futuro. Uma performance que sampleia textos, narrativas e musicalidades do acervo de seis décadas de rebeldia artística e política do Vila, para reviver, reimaginar. Incorporando o recurso do teatro-coral, marca estética constantemente presente nas obras de Marcio Meirelles, a peça tem o formato de um show de cabaret, em que atores e atrizes, mc’s estrangeiros a este tempo, trazem consigo uma série de ficções, sons de protestos e batidas das f(r)estas desse histórico centro de produção, formação e difusão nacional e internacional de artes cênicas. É um convite a celebração dos anos do espaço, com elenco formado por atores da Universidade Livre. Dias 26 e 27/10, às 16h, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Entrada gratuita.
“A propostá é revisitar o acervo do Teatro Vila Velha, já que os atores dessa turma da LIVRE irão atravessar 60 anos de história do Vila, assumindo na encenação o papel de peregrinos, forasteiros do tempo, como pessoas que trazem à tona uma série de memórias e nós iremos ativar essas memórias juntamente com o público, onde ele é quem escolhe e decide os caminhos da noite”, descreve Jaya Batista.
Criada em 2013, a Universidade LIVRE Teatro Vila Velha é um programa de formação profissionalizante que inclui oficinas das artes do palco, com colaboradores locais, nacionais e internacionais. Periodicamente, são abertas convocatórias. Além da formação como atores, os participantes integram territórios nos quais aprendem e executam atividades nas áreas de gestão, comunicação, arquitetura da cena, memória, elaboração de projetos e audiovisual.
“A LIVRE é uma comunidade multidisciplinar, que surge com a necessidade de repensar a sociedade através do teatro. Propõe não só à reflexão, mas a ação, dando resposta a um teatro que encontra dificuldades para conservar seu público. É um espaço de troca sempre constante de conhecimento. Não temos professores, alunos, departamentos, mas projetos e experimentos… Trabalhamos com dramaturgia, cenografia, iluminação, figurino, percussão, voz, corpo, tecnologia. Não há obrigação. O que nos interessa é o compromisso”, explica o diretor Marcio Meirelles.
Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação, acesse o instagram @teatrovilvelha e acompanhe as novidades nas redes sociais.
O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.
SERVIÇO:
“Caravana LIVRE!” –
Dias: 26 e 27/10
Horário: às 16h.
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia -Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comercio, Salvador – BA
Classificação: 14 anos
Mais informações através do instagram @teatrovilavelha
Ficha técnica:
Direção e Concepção Cris Meirelles e Jaya Batista
Atuação: Ana Valeria, Beatriz Zacharias, Crisley Cruz, Cris Meirelles, Daniel Feitoza, Danielle Landu, Indigo Conceição, Gabriela Wenzel, Evelyn Venet, Stefani Barros, Wilson de França, Tom Sena
Artista convidada: PH Verissima
Colaboração dramatúrgica: Gabriela Wenzel
Colaboração de Arte: Wil Carvajal
Pesquisa de arte: Beatriz Zacharias e Gabriela Wenzel
Iluminação: Marcos Dedé
Cenotécnica: Joilson Bispo e Universidade LIVRE
Operação de Som: Thiago Vinícius
Produção: Beatriz Albuquerque
Assistente de Produção: Evelyn Venet
Arte Gráfica: Ramon Gonçalves
Comunicação: Amanda Lopes e Beatriz de Paula
SOBRE O TEATRO VILA VELHA
Prestes a completar 60 anos, em 31 de julho de 2024, o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Foi fundado em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, e está localizado em Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, a universidade LIVRE, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila começa a passar por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa ‘O Vila Ocupa a Cidade’, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.