Com o tema “Mulher, Corpo, Território: Julieta presente!”, o festival acontece entre os dias 1° e 22 de março com programação de performances, oficinas, sessões audiovisual, debates e espetáculos teatrais que evidenciam o protagonismo da mulher nas artes e na sociedade
Com a missão de reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser, a 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres tem como tema central “Mulher, Corpo, Território: Julieta presente!”, em homenagem a Julieta Inês Hernández Martinez, conhecida como “Palhaça Jujuba”, que viajava pelo Brasil em uma bicicleta quando foi brutalmente assassinada no estado do Amazonas. Em combate a todas as formas de violência e reforçando a luta pela equidade de gênero, o Festival de Teatro Rosa dos Ventres é um marco no calendário pernambucano e nesta edição acontece entre os próximos dias 1° e 22 de março, abrindo as celebrações políticas que dão visibilidade ao Dia Internacional da Mulher, com programação descentralizada de performances artísticas, sessões audiovisual, espetáculos teatrais, debates e oficinas em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado. Os ingressos para os espetáculos em teatros têm valor único de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) – pessoas trans têm acesso livre.
O festival tem idealização da atriz, diretora de teatro e psicóloga Hilda Torres, com realização do Grupo Cria do Palco, o qual é fundadora e tem o músico e produtor cultural Márcio Santos como sócio e cofundador, contando ainda com a parceria de Áurea Luna, Anny Rafaella Ferli e Tiago Melo. Rosa dos Ventres tem o propósito de alertar e de acolher as mulheres diversas (trans, cis, plurais, de todas as formas e idades), jogando luz no protagonismo das artistas e reconhecendo a arte como um importante instrumento de disseminação de mensagens, conhecimento, educação, libertação e fortalecimento do ser mulher em sociedade.
Em 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou a quarta edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, que mostrou que quase 30% das brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão durante o ano de 2022. Para além de violências cotidianas, as mulheres também são atingidas pela violência letal: na última década, entre 2011 e 2021, mais de 49 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. Somente em 2021, de acordo com os registros oficiais do Ministério da Saúde, 3.858 mulheres foram mortas no País.
“A situação é grave e esses dados de violência são inaceitáveis, totalmente revoltantes. Contudo, nutrimos a certeza de que podemos colaborar, através da arte, com essa bandeira que já teve tantos avanços e que ainda apresenta tantos desafios. Reconhecendo, honrando e continuando a colaboração das companheiras que vieram antes da nossa geração, seguimos. Acreditamos ser fundamental garantir cada vez mais espaços de protagonismo, equidade e independência da mulher em nossa sociedade. Enfrentar e avançar contra as estruturas opressoras, construídas através dos séculos, é um grande desafio, mas precisa ser uma ação contínua e coletiva, sempre com o compromisso da reparação histórica, compreendendo os processos em tempo e espaço, mas com posicionamentos firmes. O palco também é lugar de voz e fala, de visibilidade e protagonismo para todas nós mulheres”, reforça Hilda Torres, atriz, psicóloga e idealizadora do Festival.
Performances artísticas – A abertura da 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres acontecerá na sexta-feira, 1° de março, com as performances artísticas e políticas “A cada 2h uma mulher reage – Julieta presente!”. As apresentações compostas exclusivamente por mulheres acontecerão a cada duas horas em uma cidade distinta de Pernambuco, começando às 11h em Arcoverde (Sertão) com a performance “Cadê minhas irmãs?”, da artista Gabi Benedita; às 13h no assentamento Normandia/MST em Caruaru (Agreste), com a performance “Mulheres da Terra”; às 15h em Vicência (Zona da Mata), com a performance “JuvenDance”; e a partir das 16h, na Praça da Independência, conhecida como Praça do Diário, no centro do Recife (RMR), com as performances “Mãe Cabelo, Filha Cabelo”, de Agri Melo e Helô Melo, “Renascer da Dança”, de Nina Souza e Companhia, “Eje Ara Okan”, de Artia Lauandah com direção de Sophia Williams, “Abandonadas”, de Aline Sou, Violetas da Aurora, e “Marcas”, de Chell Morim, além do desfile “Corpus Diversus, mulheres gordas – Não será sobre uma grife de roupas!”. Entre as performances de abertura, o grupo fará uma reverência às mulheres profissionais do sexo na Praça do Diário. Encerrando o dia, às 18h, no mesmo local, acontecerá o momento especial de homenagem a Julieta Inês Hernández Martinez, a “Palhaça Jujuba”, e também às imigrantes.
Espetáculos em teatros – O sábado (02/03) será o dia da abertura oficial da 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres. A partir das 18h, no Teatro Apolo, o ritual “Benção da Benzedeira” com Gilvania Sabino abre os caminhos do festival, seguindo com a cerimônia de celebração das 13 mulheres homenageadas deste ano e finalizando com o primeiro espetáculo musical da programação, “Ser Tão Cigana”, da artista Renna Costa. Já no domingo (03), haverá a apresentação do espetáculo “Maré” (Belo Jardim-PE), às 16h30, no Teatro Apolo.
Na quarta-feira (06), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, haverá a apresentação do espetáculo “Itaeotá” (RMR). Na quinta (07), às 19h, no Teatro Apolo, será a estreia da peça “Agbará Obirin” (RMR). No mesmo dia, às 20h, será a vez do espetáculo “Raízes e Asas: Contos e Versos sobre Elas” subir ao palco do Teatro Hermilo Borba Filho.
Na sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o espetáculo “Agbará Obirin” terá sua segunda sessão no Teatro Apolo, às 19h. Em seguida, às 20h, será a vez da apresentação da peça de teatro “Soledad – A terra é fogo sob nossos pés” (RMR), no Teatro Hermilo Borba Filho, onde em seguida à apresentação haverá uma homenagem às mulheres que foram presas políticas e militantes combatentes à ditadura militar, como também à filha de Soledad, Nasaindy Barrett.
Já no sábado (09), às 19h, o espetáculo “Rasura” (RMR) entra em cena no Centro Cultural Quilombo do Catucá, em Camaragibe-PE. No domingo (10), às 10h, Violetas da Aurora sobem ao palco do Teatro Apolo com o espetáculo infantil “Mesa de Glosinha”.
Na quarta-feira (13), às 19h, haverá a apresentação do espetáculo “O Mensageiro” (RMR), na quinta (14), também às 19h, a peça “Entre” RMR, e na sexta (15), às 19h, “Vozes em Chamas” (RMR), no Teatro Hermilo Borba Filho.
No sábado (16) haverá a apresentação de dois espetáculos no Teatro Apolo: “Estelita” (Petrolina-PE), às 16h30, e “Peripécias” (RMR), às 19h. O Teatro Apolo também receberá o público no domingo (17), às 18h, com o espetáculo “Desalinho – Ensaio sobre mim” (RMR).
Às 19h da segunda-feira (18), a Escola Intermediária Senhor Olímpio Torres, situada na Aldeia Vila de Cimbres (Pesqueira-PE), receberá o espetáculo gratuito “Do céu ao meu quintal”, com Nanda Mélo (RMR). Na quarta-feira (20), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, será a vez de “Quando você chamar meu nome” (RMR). O espetáculo de dança “Paisagens Oníricas” (RMR) será apresentado na sexta-feira (22), ainda em local e horário a definir.
Intervenções artísticas – O Festival de Teatro Rosa dos Ventres inclui também intervenções artísticas em sua programação descentralizada.A artista da dança Inaê Silva (RMR) fará uma performance no sábado (09), às 9h, no Espaço Alternativo em Jardim São Paulo. Na segunda (11/03), às 19h, no GRIS – Espaço Solidário, haverá a apresentação de “Omo Iya”, com Natasha diSantiago (RMR) e produção de Camila Martins. Já a artista Rodrigues (RMR) fará a intervenção “A flor da pele com Juliana” na sexta-feira (15), às 15h, na Associação dos Moradores de Três Carneiros Alto, no Ibura. A artista Bruna Florie (Triunfo) partilhará o “Experimento Brufa” na Sede do Conselho de Moradores do Morro da Conceição, às 10h do sábado (16). Todas as intervenções artísticas serão gratuitas e seguidas por rodas de conversas sobre as temáticas abordadas.
“Omo Iya” com Natasha diSantiago – RMR mudou do dia 2 para o dia 11 às 19h
Oficinas – A artista Anny Rafaella Ferli ministrará a “Oficina de Palhaçaria” na segunda-feira (04), das 10h às 13h, na Cooperativa Ecovida Palha de Arroz.A “Oficina de Sexualidade para Idosas” acontecerá no Sesc Santa Rita, na quarta-feira (20), das 15h às 17h.Já na quinta-feira (21), a atriz Hilda Torres, idealizadora do Festival, ministrará a oficina “Teatro na Roda”, das 14h às 15h, no Teatro Fernando Santa Cruz. Todas as oficinas também são gratuitas.
Exposições de filmes – Este ano o Festival contará com a exposição de filmes no Teatro Apolo. No sábado (09), a partir das 16h, haverá a exibição do curta-metragem “Uma força extraordinária”, de Amandine Goisbault (RMR), e do longa-metragem “O bem virá” de Uílma Queiroz (RMR). A obra tem 90 min de duração. Já no domingo (10), também a partir 16h, o público poderá assistir à sessão especial de curtas-metragens da mostra de cinema feito por mulheres pretas, com curadoria de Lenne Ferreira, com os títulos: “Toda vez que banho no rio, viro minha biza” – In Memorian (Meujaela – Performer e figurinista), “Eje Ara Okan” (Artia – Travesti, atriz, bailarina, modelo, graduada em Dança pela UFPE), “O Agora não confabula com a espera” (Direção: Iara Izidoro), “Waacking Session” (Performer: Paula Dri), e “A praieira” (Twerk vídeo com performers) – haverá uma homenagem à artista Meujaela Gonzaga (em memória). Na terça-feira (12), haverá a exibição do filme “Ensaio da Memória”, de Natali Assunção, em Nova Descoberta.
Mulheres homenageadas – A 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres terá 13 mulheres homenageadas. São elas: Edivane Bactista (atriz, produtora e incentivadora do teatro para infância), Vilma Carijós – Daruê Malungo (dançarina, professora e coreógrafa), Marta Canuto (costureira), Odailta Alves (escritora e atriz), Renna Costa (atriz, performer), Irani Galdino (camareira), Paula de Renor (atriz e produção), Lau Veríssimo (Grupo Totem Recife), Auriceia Fraga (atriz), Natalie Revorêdo (dançarina, diretora de teatro e de luz), Célia Regina (atriz, bonequeira, professora e produtora cultural), Julieta Hernández (em memória) e Ivonete Melo (em memória).
SERVIÇO – 4° FESTIVAL DE TEATRO ROSA DOS VENTRES:
Datas: 1° a 22 de março de 2024
Mais informações: Instagram @festivalrosadosventres
Ingressos para espetáculos em teatros: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada) – pessoas trans têm acesso livre.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Performances de abertura “A cada 2h uma mulher reage – Julieta presente!”:
Data: 01/03/2024 (sexta-feira)
Local: cidades da RMR e interior de Pernambuco
Horários: 11h às 19h
11h – Cadê minhas irmãs? – Gabi Benedita (Arcoverde, Sertão)
13h – Mulheres da Terra – Normandia/MST (Caruaru)
15h – JuvenDance (Vicência)
16h – Mãe Cabelo, Filha Cabelo – Agri Melo e Helô Melo; Renascer da Dança – Nina Souza e Companhia; Eje Ara Okan – Artia Lauandah; Abandonadas – Aline Sou; Marcas – Chell Morim; Violetas da Aurora; Desfile “Corpus Diversus, mulheres gordas – Não será sobre uma grife de roupas!”
18h – Homenagem a Julieta Hernández e às imigrantes.
1º Espetáculo e Homenageadas
Benção da Benzedeira com Gilvania Sabino | Cerimônia das Homenageadas | Espetáculo musical “Ser Tão Cigana” com Renna Costa
Data: 02/03/2024 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
2º Espetáculo e Debate
“Maré” – Belo Jardim/PE
Data: 03/03/2024 (domingo)
Horário: 16h30
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
3º Espetáculo e Debate
“Itaeotá” – RMR
Data: 06/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
4º Espetáculo e Debate
Estreia de “Agbará Obirin” – RMR
Data: 07/03/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
5º Espetáculo e Debate
Raízes e Asas: Contos e Versos sobre Elas
Data: 07/03/2024 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
6º Espetáculo e Debate
“Agbará Obirin” – RMR
Data: 08/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
7º Espetáculo e Debate
“Soledad – a terra é fogo sob nossos pés”- RMR
Data: 08/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
1ª Intervenção Artística + Roda de Conversa
Performance com Inaê Silva – RMR
Data: 09/03/2024 (sábado)
Horário: 9h
Local: Espaço Alternativo em Jardim São Paulo
Acesso gratuito
Exposição de Filmes
Data: 09/03/2024 (sábado)
Horário: 16h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
8º Espetáculo e Debate
“Rasura” – RMR
Data: 09/03/2024 (sábado)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Quilombo do Catucá
Acesso gratuito
Exposição de Filmes
Data: 10/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
9º Espetáculo e Debate
“Mesa de Glosinha” – RMR
Data: 10/03/2024 (domingo)
Horário: 10h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
1ª Oficina
Oficina de Palhaçaria com Anny Rafaella Ferli
Data: 12/03/2024 (terça-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Cooperativa Ecovida Palha de Arroz
Acesso gratuito
2ª Intervenção Artística + Roda de Conversa
“Omo Iya” com Natasha diSantiago – RMR | Produção Camila Martins
Data: 11/03/2024 (segunda)
Local: GRIS – Espaço Solidário
Horário: 9h
Acesso gratuito
Exposição de Filmes
Data: 12/03/2024 (terça-feira)
Local: Nova Descoberta
Horário: 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
10º Espetáculo e Debate
“O Mensageiro” – RMR
Data: 13/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
11º Espetáculo e Debate
“Entre” RMR
Data: 14/03/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
3ª Intervenção Artística + Roda de Conversas
A flor da pele com Juliana Rodrigues – RMR
Data: 15/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Associação dos Moradores de Três Carneiros Alto, no Ibura
Acesso gratuito
12º Espetáculo e Debate
“Vozes em Chamas” – RMR
Data: 15/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
4ª Intervenção Artística + Roda de Conversas
Experimento Brufa com Bruna Florie – Triunfo
Data: 16/03/2024 (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede do Conselho de Moradores do Morro da Conceição
Acesso gratuito
13º Espetáculo e Debate
“Estelita” – Petrolina
Data: 16/03/2024 (sábado)
Horário: 16h30
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
14º Espetáculo e Debate
“Peripécias” – RMR
Data: 16/03/2024 (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
15º Espetáculo e Debate
“Desalinho – ensaio sobre mim” – RMR
Data: 17/03/2024 (domingo)
Horário: 18h
Local: Teatro Apolo
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
16º Espetáculo e Debate
“Do céu ao meu quintal” com Nanda – RMR
Data: 18/03/2024 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Escola Intermediária Senhor Olímpio Torres | Aldeia Vila de Cimbres, Pesqueira-PE
Acesso gratuito
2ª Oficina
Oficina de Sexualidade para Idosas
Data: 20/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Sesc Santa Rita
Acesso gratuito
17º Espetáculo e Debate
“Quando você chamar meu nome” – RMR
Data: 20/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
3ª Oficina
Teatro na Roda com Hilda Torres
Data: 21/03/24 (quinta-feira)
Horário: 14h às 15h
Local: Teatro Fernando Santa Cruz
Acesso gratuito
18º Espetáculo e Debate
“Paisagens Oníricas” RMR
Data: 22/03/2024 (sexta-feira)
Horário: a definir
Local: a definir (espaço aberto)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Celebração 4° Festival de Teatro Rosa dos Ventres
Data: 22/03/2024 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: a definir
Atrações: a definir
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)