Dados do estudo encomendado por Mãe Terra demonstram que se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente são considerados hábitos saudáveis, porém, são os menos adotados. Além de bem-estar, estética e saúde, consciência ambiental também se destaca entre fator que motiva os consumidores
Segundo pesquisa encomendada por Mãe Terra, marca de alimentos naturais e orgânicos, à OKNO – Núcleo de Estudos¹, 27% dos brasileiros acreditam ter um estilo de vida saudável, sendo que, do total, 24% consideram-se “saudável, mas não ao extremo” e 3%, “bastante rigorosos” com seus hábitos. Alimentar-se bem é o hábito considerado mais saudável, apontado por 67% das pessoas entrevistadas, seguido por consumir pelo menos 1,5 litros de água por dia, dormir e descansar no mínimo 6 horas por noite e praticar atividades físicas regularmente. Entretanto, analisando os hábitos considerados saudáveis menos adotados, o acompanhamento com nutricionista, nutrólogo e/ou endocrinologista, a alimentação e os exercícios físicos disparam com 25%, 23% e 23% de não adesão, respectivamente.
O cenário não é consequência da falta de vontade dos entrevistados: quando perguntados se gostariam de se alimentar de forma mais saudável, 84% deles afirmaram que sim, apesar de 1 em cada 4 admitir que sua alimentação é pouco ou nada saudável quando interrogados sobre isso. Entre os entraves, a falta de hábito se destaca como terceira principal barreira para a mudança de comportamento.
É possível ver a preferência por alimentos proteicos, integrais/ricos em fibras e funcionais, considerados os mais importantes entre os saudáveis na lista dos entrevistados. No entanto, somente 18% diz que se alimentar corretamente é um hábito praticado desde sempre, quando questionados sobre há quanto tempo mantêm uma alimentação saudável.
Consumida por mais de metade dos entrevistados no café da manhã – refeição apontada como a segunda mais importante para os brasileiros em pergunta sobre quais refeições costumam fazer -, a granola é um dos alimentos de destaque entre as categorias consideradas saudáveis de acordo com o levantamento do estudo da OKNO. Por isso, este ingrediente foi escolhido por Mãe Terra como carro-chefe para impulsionar os primeiros passos dos consumidores rumo à mudança de comportamento na adoção de uma alimentação mais saudável. “Por ser um produto pronto, prático e versátil, a granola é perfeita para aqueles que estão dando os primeiros passos na mudança de hábitos alimentares. Composta por cereais integrais e grãos super nutritivos, é uma ótima alternativa para começar o dia já fazendo escolhas mais saudáveis – e gostosas. Levamos anos para desenvolver uma fórmula especial, crocante e saborosa para ajudar o público nessa mudança de hábito”, explica Alessandra Luglio, nutricionista consultora de Mãe Terra.
Conexão entre alimentação saudável e sustentabilidade
A pesquisa da OKNO também revelou que Mãe Terra se destaca em atributos voltados à sustentabilidade – para 69% dos entrevistados a marca está muito relacionada à: “valorizar os ingredientes brasileiros”, “ter produtos feitos com os ingredientes puros e naturais” e “ter produtos orgânicos, sem agrotóxicos”.
“Queremos que cada vez mais pessoas abracem um estilo de vida saudável e natural e, para isso, nos colocamos como parceiros dos consumidores para facilitar essa jornada em direção à mudança e à busca pelo equilíbrio no dia a dia, a partir da alimentação. Adquirir o hábito é um desafio que pode se tornar muito mais leve com suporte e cuidado”, afirma Isis Bialoskorski, Gerente de Marketing Sênior da marca.
A empresa, que é B Corp e atualmente compensa 100% dos plásticos gerados com as embalagens de seus produtos, apostou em ampliar ainda mais suas ações sustentáveis este ano, anunciando marco de compensação histórica de plástico referente aos seus 45 anos de existência, em reconhecimento aos resíduos gerados no passado. No total, 1.000 toneladas de plástico flexível foram recicladas e destinadas para parceiros para se transformarem em novos produtos a partir da matéria prima. Além de reduzir o impacto ambiental de Mãe Terra, a iniciativa também contribui para a proteção dos oceanos e florestas. Saiba mais sobre a ação de recompensação histórica de plástico.
A celebração do marco foi feita no Campeonato Mundial de Surfe, para potencializar a conexão da marca com o esporte e a natureza. A marca ainda lançou um livro de receitas com os surfistas profissionais Italo Ferreira, Yago Dora e Sophia Medina, embaixadores de Mãe Terra, para apresentar possibilidades de começar o dia fazendo escolhas saudáveis. O livro contém os pratos prediletos de cada um desses grandes nomes do surfe e outras ideias de refeições nutritivas com os produtos Mãe Terra. Baixe o livro de receitas completo da marca.
Para saber mais sobre os produtos e ações de Mãe Terra, siga as páginas oficiais da marca no Instagram (@maeterra), Facebook (@maeterra), YouTube (@maeterranaturaiseorganicos) e o site www.maeterra.com.br/sustentabilidade.
Referências:
- OKNO – Núcleo de Estudos. Pesquisa de mercado proprietária encomendada por Mãe Terra. Abordagem quantitativa, com 1.400 entrevistas realizadas por meio de painel online. Amostra nacional.