Além de levar filmes de qualidade, o Cine Velho nasceu com o intuito de ocupação de espaços públicos com exibições de cinema.
O projeto Cine Velho continua a levar a magia do cinema para diferentes cidades e, em sua próxima etapa, estará em Duque de Caxias, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nos dias 19 e 20 de novembro. Totalmente gratuito, a ideia é levar pessoas de todas as gerações para assistir e debater o filme depois. A iniciativa busca proporcionar uma experiência cinematográfica de qualidade promovendo não apenas a exibição de filmes, mas também o resgate da memória cultural e a inclusão social por meio da sétima arte.
Além de levar filmes de qualidade, o “Cineclube Cine Velho” nasceu com o intuito de trazer a representatividade da melhor idade. Algumas pesquisas já indicaram que o cinema tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o público 60+, oferecendo não apenas entretenimento, mas também benefícios para a saúde mental e social. De acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (2023), 85% dos adultos mais velhos que assistem regularmente a filmes relatam uma melhora significativa no bem-estar emocional, destacando o impacto positivo de filmes que abordam suas próprias vivências e desafios.
Felipe Flores, idealizador do Ponto de Cultura “Cinema Presente”, compartilha: “O cinema possui um poder transformador, especialmente para o público 60+. Ele é uma janela para a história e para novas perspectivas, proporcionando não só lazer, mas também reflexão e pertencimento. É uma forma de resgatar a memória coletiva, oferecendo aos nossos maiores uma experiência rica e acessível.”
Em Duque de Caxias, o público terá a oportunidade de se conectar com filmes que falam diretamente sobre o universo e as experiências dessa faixa etária, fortalecendo o sentimento de inclusão e pertencimento na sociedade.
“Levar o Cine Velho para Duque de Caxias é uma oportunidade única de conectar a população com um cinema que fala diretamente sobre suas vivências, histórias e desafios. No Rio de Janeiro, especialmente em cidades como Duque de Caxias, muitas vezes o acesso a atividades culturais é limitado, e o cinema pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social. Ao oferecer filmes pensados para a nossa sociedade, estamos não só proporcionando momentos de lazer e emoção, mas também afirmando a importância de se ver refletido na tela do cinema.”, explica Felipe Flores diretor do Cineclube Cine Velho.