O poeta baiano Douglas de Almeida representa o Brasil no 28 Festival Internacional de Poesia em Cartagena de Indias, na Colômbia. Esta é a terceira vez que o poeta é convidado para este Festival. A primeira vez foi em 2007, a segunda em 2016. Agora em 2024, Douglas é o único poeta brasileiro e estará ao lado de poetas colombianos como Patricia Silgado, Romulo Bustos, e de outros países, como Milena Chavez Matamoros (Costa Rica), Brane Mozetic (Eslovênia), Oscar Puentes (El Salvador), e Amei Bachiri (Argélia).
O Festival em Cartagena é organizado pelo poeta Martín Salas, e durante cinco dias, são realizadas diversas atividades em distintos espaços, como bibliotecas públicas, praças, livrarias, bares, escolas e faculdades. O festival em edições anteriores contemplou outros poetas baianos como Damário Dacruz, João de Moraes, Wesley Correia, Ametista Nunes, Semírames Sé, e o cordelista Antônio Barreto.
O poeta Douglas estará recitando seus poemas, em português e espanhol, e falando da poesia baiana contemporânea, visto ser diretor de uma biblioteca especialista em literatura e um pesquisador da poesia baiana.
Douglas de Almeida nascido em 1955 (Itabuna, Bahia), lançou seu primeiro livro em 1983 – Confissões de um pecador Ateu. Foi integrante do Movimento Poetas na Praça (anos 1980) e criou a Biblioteca Prometeu Itinerante em 1994. Organizador de saraus e eventos literários como o Cortejo Dia Nacional da Poesia, em 2016, inaugurou o Selo Editorial Castro Alves (Câmara Municipal de Salvador) com o livro Movimento Poetas na Praça: entre a transgressão e a tradição. Em 2021 organizou o Sarau A Palavra Encantatória, selecionado no Edital Prêmio Artes Jorge Portugal, Fundação Cultural da Bahia, Lei Aldir Blanc.
28 Festival Internacional de Poesia em Cartagena de Indias
Recital de poemas, exposição de livros, bate papos
Até 5 de novembro de 2024, Cartagena de Indias, Colômbia
Bibliotecas, praças, bares, livraria, escolas, faculdade