Entenda por que sentimos mais vontade de comer no inverno e confira dicas para evitar o ganho de peso na estação mais fria do ano
Com a chegada do frio, muitas pessoas relatam sentir mais fome. Isso acontece porque o corpo trabalha mais para manter a temperatura corporal. Esse esforço adicional pode aumentar o gasto energético, levando a um aumento da fome. Além disso, a redução das horas de luz solar pode afetar nossos níveis de serotonina, neurotransmissor que influencia no humor e no apetite.
“Com menos serotonina, podemos sentir uma vontade maior de consumir alimentos fonte de carboidratos em maiores volumes, já que esses alimentos ajudam a elevar temporariamente os níveis da substância, além de combater o desconforto térmico, proporcionando uma sensação imediata de prazer e conforto emocional”, explica a nutricionista funcional e coordenadora de Assuntos Públicos da Herbalife, Mariana Bomfim.
O problema é que esses alimentos reconfortantes costumam ser muito calóricos, como é o caso dos chocolates, das massas e das frituras. Sem contar que, nesta época, há uma tendência a reduzir as atividades ao ar livre devido ao frio, podendo levar ao ganho de peso. Embora seja uma resposta natural do organismo, precisamos consumir guloseimas e excessos com moderação. Confira as dicas da nutricionista para driblar a fome no inverno:
- Priorize os alimentos nutritivos: Invista em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras. Esses alimentos fornecem energia de qualidade e saciam por mais tempo, além de contribuírem para a saúde em geral. Usar esses alimentos em receitas quentinhas como mingau e espaguete de legumes podem ser ótimas alternativas.
- Tenha um plano alimentar: O planejamento das refeições semanais é uma estratégia eficaz para manter uma alimentação balanceada durante o inverno e ajuda a evitar escolhas impulsivas e pouco saudáveis.
- Prepare receitas saudáveis: Sopas e caldos à base de vegetais são excelentes opções e podem ser preparados com ingredientes como abóbora, cenoura, espinafre, brócolis e carnes magras (frango, músculo ou patinho), proporcionando nutrientes essenciais sem excesso de calorias. Evite os pratos que levam creme de leite e molhos à base de queijo, que costumam ser muito calóricos.
- Aqueça o corpo e a mente: A prática de atividades físicas contribui a aumentar o gasto energético e a controlar o apetite. Além disso, atividades relaxantes como yoga ou meditação podem ajudar a modular o estresse e a ansiedade, que também costumam influenciar a fome.
- Consuma chás e especiarias: Chás verde e de gengibre contribuem para acelerar temporariamente o metabolismo e controlar a sensação de fome. Especiarias como canela e pimenta vermelha também têm efeitos termogênicos temporários, contribuindo para o gasto energético. Além disso, consumir uma xícara de chá quente pela manhã ajuda a aquecer o corpo e dar mais ânimo para treinar. Faça o teste!