Por Cássia Reuter
Verão chegando e com isso, férias à vista. Muitos viajantes à procura de hotéis e pousadas que acomodem a todos, com seus desejos e necessidades. Quem não gostaria de curtir o verão com conforto e tranquilidade, ao lado de quem ama? No entanto, para as pessoas com deficiência física é um desafio encontrar um hotel ou pousada que ofereça atendimento humanizado e acessível, sem barreiras que impeçam a sua inclusão.
Localizada em Itacaré, Litoral Sul da Bahia, a Pousada Casa de Gabrielle se destaca por oferecer uma hospedagem acessível e confortável para pessoas com deficiência física. Atende PCD’s com suítes amplas, circulação com dimensões projetadas na área comum, corrimões, mobílias e piscina acessíveis, piso antiderrapante e nível ideal da água para que cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida, desfrutem do local com independência e segurança.
A Pousada Casa de Gabrielle é administrada por Max e Gabriella Ziegler, que se preocupam em proporcionar uma experiência inclusiva e agradável para os seus hóspedes. “Itacaré e o Brasil como um todo precisa avançar muito nessa questão, mas acredito que o primeiro passo já foi dado”, afirmam os proprietários do empreendimento que falaram ao site dorispinheiro.com.br.
Em entrevista concedida ao site Doris Pinheiro, os proprietários da Pousada da Casa de Gabrielle, Max e Gabriella Ziegler falaram sobre como criaram o projeto em 2018, com a inclusão de pessoas com Deficiência Física.
Cássia Reuter – Em que ano o hotel iniciou as modificações em sua infraestrutura para atender o público PCD?
Pousada A Casa de Gabrielle – Na verdade todas as adaptações propostas, estavam em nosso projeto arquitetônico oficial (2018). Apenas a piscina ganhou rampa depois.
CR – Como foi o processo de tomada de decisão para adaptar o espaço? Há uma história por trás disso?
PCG – Nossa preocupação de incluir o público PCD mesmo. Entregar a eles a possibilidade de desfrutar da experiência neste paraíso que é Itacaré. Minha mãe, que era cadeirante, inaugurou a rampa de acesso à piscina e um dos quartos adaptados.
CR – E economicamente, vocês sentiram os efeitos com essas adaptações? De que forma?
PCG – Esse modal ainda é muito tímido economicamente falando. Mas, promissor. Daí a razão da gente optar por divulgar as especificidades de nossas instalações, tendo como gancho o dia 5 de dezembro.
É lei ! – De acordo com a Lei n° 13.146/2015, todo estabelecimento hoteleiro precisa ter, ao menos, 10% de suas acomodações adaptadas para pessoas com deficiência. A Casa de Gabriella é uma das pioneiras no estado, por investir e discutir sobre acessibilidade, modificando áreas que antes continham obstáculos, criando espaços mais amplos e de livre acesso para as PCD’s.
A pousada A Casa de Gabriella (Rua Hibisco, s/n – Conchas do Mar) está entre as mais bem avaliadas de Itacaré e conta com uma estrutura sofisticada que inclui quatro categorias de suítes, piscina ampla, energia solar e design arrojado. As reservas podem ser feitas através do site www.acasadegabriella.com.br, ou através do WhatsApp (73) 9 9828-7659.
Saiba mais: @acasadegabriellla e www.acasadegariella.com.br